quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Governo atua na prevenção de incêndios na Chapada Diamantina

A região da Chapada Diamantina está sendo alvo de um intenso trabalho de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais. Mesmo com um número reduzido de focos de calor (sete, no total) nas cidades de Seabra, Ibicoara, Utinga, Andaraí, Mucugê e Itaetê, a campanha de combate a queimadas e incêndios na região vem ganhando reforço.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio da Coordenação de Defesa Civil do Estado (Cordec), vem desenvolvendo um intenso trabalho de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais na região.

Até agora, a Defesa Civil já doou 1.757 itens de proteção individual (EPIs) para os brigadistas que atuam na área. Ao todo, são 24 brigadas, envolvendo 546 brigadistas, distribuídos em 16 municípios.

Foram distribuídos gandolas, calças, botas, óculos, máscaras e meiões entre os brigadistas que atuam nos municípios de Itaetê, Itacoara, Utinga, Bonito, Redenção, Andaraí, Rio de Contas, Lençóis, Remanso, Catolés, Abaíra, Morro do Chapéu e Nova Redenção.

Muitas outras ações vêm sendo feitas pela Sedes/Cordec na região. Foi firmada uma parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) para atendimento médico aos brigadistas e a realização de exames de rotina. Também um termo de cooperação com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Instituto Chico Mendes (ICMBio), que administra o Parque Nacional da Chapada Diamantina, visando recuperar e ampliar o sistema de comunicação via rádio (HT), interligando diversos órgãos, prefeituras e guias turísticos. A medida vai melhorar a comunicação sobre a ocorrência dos focos de incêndio e garantir mais segurança para o ecoturismo. Além disso, o governo vai abrir licitação para locação de duas aeronaves, que ajudarão as brigadas no combate ao fogo.

Segundo o coordenador adjunto da Cordec, Paulo Sérgio Mendes, através da Defesa Civil, a Sedes mantém convênios com dez prefeituras, com repasse de recursos do Estado para o auxílio às brigadas voluntárias. “Os convênios em execução têm apresentado excelentes resultados”.


Nenhum comentário: