terça-feira, 21 de setembro de 2010

21 de setembro: Dia da árvore. Será que temos o que comemorar?

Na data em que se comemora o dia da árvore fica a pergunta: como está Rio de Contas em relação ao verde em sua área urbana? temos árvore na quantidade recomendada? nossas praças e jardins estão bem cuidados? as podas estão tendo critério técnico?

Há um tempo atrás registramos aqui que as poucas árvores que possuimos estavam sendo podadas sem nenhum tipo de acompanhamento ou critério. E o que é pior: em algumas ruas sequer temos árvores.


2 comentários:

msouza disse...

É uma pena. Quase não se vê árvores na nossa cidade. Não há uma conscientização a respeito. A praça do Rosário por exemplo, parece implorar por Arvores. Muitos acham que atrapalhariam as fotos da nossa história e se esquecem que, além dessa história arquitetada pelo homem, também deveriamos preservar e valorizar a história da vida... Em Mato Grosso, por exemplo, meu berço natal que tanto amo me descepciona neste mesmo sentido. Tem uma praça de terra fertil onde fosforos, nitrogênios e potassios alimentam somente uma grama monótona. Até sonho com o dia em que verei "mato grosso" na praça de Mato Grosso. Lá estão cortando as poucas árvores que se viam nas ruas. Onde será que estamos errando...
Desculpem a extensão do texto.
Parabens e obrigado pelo Site.

José Roberto.

Ivan Abreu disse...

Concordo plenamente com o comentário acima. É plenamente possível conciliar uma estética arquitetônica histórica com a utilização de árvores na paisagem. Existem tantas espécies nativas que serviriam a este propósito e que, diferente de espécies exóticas e problemáticas como Ficus, não apresentam problemas como raízes em calçadas, etc. Um exemplo disso é o ipê que, além de ser nativo, tem um formato característico das árvores de cerrado (que é um dos tipos de vegetação de Rio de Contas). Dessa forma, pode-se arborizar as ruas e praças, tornando-as muito mais agradáveis, e ainda fazer outras referências. Um dos tópicos mais recentes desse blog mostra um exemplar de ipê florescido, exatamente ao lado de um dos pontos históricos mais famosos de Rio de Contas. Espero que as autoridades responsáveis abram os olhos para essa necessidade.