sábado, 28 de agosto de 2010

Direc de Brumado realiza etapa regional do Face e do TAL

Da SEC

Mais de um milhão de estudantes da rede estadual estão envolvidos no maior movimento estudantil artístico e cultural da Bahia. Trata-se do Festival Anual da Canção Estudantil (Face) que, durante o mês de agosto, mobiliza a comunidade escolar de todos os municípios baianos.

Na Diretoria Regional de Educação (Direc) 19, com sede em Brumado, a etapa regional do Face acontece no dia 27, quando também será escolhido o texto vencedor do Projeto Tempo de Artes Literárias (TAL) na região. As apresentações do TAL acontecem a partir das 15h e o show do Face está marcado para às 19h.

Os dois eventos acontecerão no auditório do Colégio Estadual de Brumado e devem reunir mais de mil estudantes dos municípios de Aracatu, Barra da Estiva, Brumado, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Ibicoara, Ituaçu, Jussiape, Livramento do Brumado, Malhada de Pedras, Rio de Contas e Tanhaçu.

"São eventos grandiosos. Os nossos alunos estão animados, engajados e, o mais importante, com a autoestima lá em cima. Sentimos a expectativa deles, a mudança no comportamento, o maior interesse pela escola e pelos estudos. Esses projetos justificam até, o aumento do número de estudantes matriculados este ano", diz Mabe Maron, coordenadora de educação básica da Direc 19.

Festival de música - Em seu terceiro ano, o Face vem modificando a rotina dos estudantes, causando uma verdadeira revolução de ritmos e sons nas escolas. A cada edição, são milhares de canções produzidas e os estudantes não economizam nos preparativos. Participam de oficinas de canto, expressão corporal e voz, oferecidas nas escolas, e não poupam esforços em dar o melhor de si. As composições variam do reggae ao sertanejo, passando pelo rap, bossa nova, gospel e pagode.

Com o Face e com o TAL, os estudantes têm a oportunidade de revelar o talento para a música e para a poesia, criando obras que rompem os muros das escolas e podem ser divulgadas para todo o estado. De acordo com a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre, as experiências têm se mostrado extremamente importantes para estreitar as relações dos estudantes entre si, com os professores e demais membros da comunidade escolar. Além disso, também aproxima a escola da população.

Um comentário:

Flávia Pacheco disse...

Hugo Trindade, de Rio de Contas, ficou em 2º lugar no TAL com o seu poema A MARIONETE, interpretado por Hortência Brito, ambos alunos do Colégio Estadual Carlos Souto, e eu a pro coruja rsrsrs