segunda-feira, 31 de maio de 2010

Rio de Contas celebra Corpus Christi com shows e manifestações religiosas

Do Notícia Capital

Nesta quarta e quinta-feira, dias 02 e 03 de junho, o município de Rio de Contas, eleito Cidade Baiana da Cultura 2010, vai realizar a sua tradicional programação em homenagem a Corpus Christi, que só no ano passado atraiu mais de 500 turistas e 3 mil pessoas de cidades circunvizinhas. Desta vez, as celebrações têm motivo ainda mais especial, devido ao título recém-conquistado em reconhecimento ao patrimônio histórico, às belezas naturais e à cultura e tradição do povo rio contense.


Em homenagem ao título de Cidade Cultural, a Gtrês Comunicações - responsável pela realização do Concurso Cidade Baiana da Cultura 2010 – buscou apoio das Secretarias Estaduais de Cultura e de Turismo, além da Bahiatursa, Banco do Nordeste e Petrobras, e conseguiu patrocínios para garantir na festa a participação do Padre Zezinho e do cantor Canindé, de Jacobina.


“Apoiar as comemorações de Corpus Christi é, sem dúvida, reforçar a importância desta tradição para o povo rio contense. Queremos também incluir a Festa de Corpus Christi em Rio de contas no calendário religioso e cultural da Bahia. Por isso, firmamos parcerias para trazer o Padre Zezinho”, pontua André Reis, coordenador do concurso Cidade Baiana da Cultura 2010.


Além de Reis, devem comparecer às celebrações em Rio de Contas, o ex-Secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, que, na ocasião, receberá uma homenagem pela sua atuação como Secretario de Turismo e pelo apoio dado ao concurso; o atual Secretário, Antônio Carlos Tramm; o senhor Pitágoras Luna, representante da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia; além de Letícia Barbosa, representando o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia - Irdeb.


PROGRAMAÇÃO

Na quarta-feira, 02, os festejos têm início com novenas, onde participam diferentes setores da comunidade. Às 19h, acontece a novena Noite das Lanternas, que, uma hora depois, sai em passeata pelas principais ruas do Centro Histórico ao lado da Filarmônica Lira dos Artistas. Enquanto isto, os moradores enfeitam as fachadas de suas casas com plantas e lanternas para iluminar o Padroeiro Santíssimo Sacramento. A noite termina com Leilão e show do cantor Canindé.


Já na quinta-feira, 03, as comemorações começam cedo, com alvorada de fogos às 5h. Às 10h, acontece a missa solene, celebrada pelo bispo local, com participação de vários padres. O Santíssimo Sacramento fica disponível para adoração a partir das 12h. No final da tarde, por volta das 16h, acontece a procissão. Nas ruas por onde passa o cortejo religioso, tapetes de flores, folhas, pó de arroz, pó de serra e areia tingida cobrem o chão. São cerca de 2.200 metros de tapetes construídos com ajuda de toda a comunidade de Rio de Contas. As calçadas também ganham plantas e, as fachadas, lanternas e belíssimas colchas e jarros de flores. Durante a procissão, há quatro paradas para a benção do Santíssimo Sacramento. A última, realizada na Igreja Matriz, é comemorada com queima de fogos. O show do Padre Zezinho encerra os festejos de Corpus Christi.


De acordo com André Reis, Rio de Contas ainda vai colher bons resultados devido ao título de Cidade Cultural. No calendário de eventos do município já foram inclusos dois novos acontecimentos, o Festival da Primavera – previsto para setembro, e o Festival de Gastronomia, que deve acontecer em novembro. Além do apoio à festa de Corpus Christi, a Gtrês também vai apoiar o São João da cidade, em parceria com a AMBEV, e o Festival de Cultura Popular, agendado para agosto. “Outras ações estão sendo planejadas pela Gtrês, que, em 2010, tem o compromisso de apoiar a Cidade Cultural através da busca por patrocínios, divulgação e elaboração de um calendário de acontecimentos culturais”, explica Reis.


CIDADE CULTURAL 2010


Rio de Contas foi eleita Cidade Baiana da Cultura 2010 no último dia 22 de março, quando foi divulgado o resultado das análises da Comissão, composta pelos representantes Ivanna Soutto, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia; Soraia Sena, do Fórum Estadual de Turismo; Normelita Oliveira, do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia; José Carlos Oliveira, da Secretaria de Turismo do Estado; e André Reis, coordenador do concurso. Em 2º, 3º e 4º lugares ficaram Cachoeira, Jacobina e São Francisco do Conde, respectivamente.


A cerimônia de assinatura do termo de nomeação da cidade cultural aconteceu na noite do dia 13 de maio, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, e contou com a participação de representantes do governo e de empresas privadas, além do Prefeito de Rio de Contas - o Sr. Márcio de Oliveira - e do coordenador do concurso, André Reis.


A escolha da cidade considerou a qualidade e viabilidade do programa cultural apresentado, a contribuição para o fomento da inovação artística e a criação de novas formas de ação e de diálogo cultural, a participação das camadas sociais menos favorecidas economicamente em ações que contribuam para a sua inclusão social e cultural, o fomento ao turismo cultural de qualidade, o grau de coesão social (participação do poder público, iniciativa privada e sociedade civil) em torno da candidatura da cidade, entre outras questões.


Lançado em janeiro deste ano pela Produtora Cultural do Grupo 3, a Gtrês, o projeto contou com a inscrição de 15 municípios baianos: Cachoeira, Rio de Contas, Itaparica, Santo Amaro, Cabaceiras do Paraguaçu, Serrinha, São Francisco do Conde, Jacobina, Sapeaçu, Seabra, Amargosa, Ilhéus, Itabuna, Maetinga e Jequié. As cidades tiveram até o dia último 26 de fevereiro para oficializar as suas candidaturas junto à Gtrês.


A Comissão, responsável por eleger a Cidade Cultural 2010, trabalhou na análise das documentações do dia 04 ao dia 17 de março, quando os representantes se reuniam no prédio da Secretaria do Turismo do Estado. No mesmo mês, nos dias 27 e 28, após eleger a cidade vencedora, o grupo viajou para Rio de Contas, onde conferiu algumas das manifestações culturais da cidade, visitou cachoeiras e regiões quilombolas e teve reunião com vários representantes da política e da sociedade local.


Inspirado no projeto da ex-ministra da Grécia, Melina Mercouri - que já promoveu diversas cidades da Europa com o título de Capital Européia da Cultura, entre elas, Atenas, a primeira eleita, em 1985 – o Concurso já acontece no Brasil a nível nacional, mas a Bahia foi o primeiro Estado a eleger um dos seus 417 municípios como Cidade Cultural.

O concurso Cidade Baiana da Cultura 2010 tem incentivo do Fazcultura e do Governo do Estado, através das Secretarias da Fazenda, de Cultura e de Turismo, e apoio da Diretoria de Ações Culturais do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, do Banco do Nordeste e do Irdeb – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia.



Nenhum comentário: