segunda-feira, 24 de maio de 2010

Embrapa promove seminário sobre citricultura em Rio de Contas

Nos dias 27 e 28 de maio, acontece, em Rio de Contas (BA), o II Seminário Desenvolvimento da Citricultura da Chapada Diamantina, promovido pela prefeitura municipal e Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com apoio do Banco do Nordeste (BNB).

Segundo o pesquisador Orlando Sampaio Passos, a Chapada Diamantina é uma das regiões mais propícias para o cultivo de citros para mesa no Brasil. “Com recursos do projeto "Desenvolvimento da citricultura de mesa do Nordeste brasileiro", a Embrapa está avaliando um grupo de laranjas doces, tangerinas e outras espécies em duas propriedades da região e os resultados têm sido muito bons”, afirma. Em 2009, foram implantados sete lotes básicos de citros (20 variedades-copa e cinco porta-enxertos) mediante seleção de citricultores realizada pela prefeitura municipal.

Situada na parte central do estado, a região já foi chamada de “Alpes baianos” pelas baixas temperaturas das noites de inverno, que podem chegar a 6ºC, principalmente nos meses de junho e julho. Os solos Latossolos Vermelho-amarelos e Amarelos são predominantes, sendo os de maior potencial para agricultura os Vermelho-escuros e Cambissolos.

Palestras

“A predominância de pequenas propriedades nesses municípios constitui, ao lado das condições climáticas, justificativa para se desenvolver uma citricultura visando ao mercado interno e, posteriormente, externo de frutas cítricas, em especial do grupo das tangerinas”, afirma Clóvis Almeida, pesquisador da área de socioeconomia da Embrapa.

“Este ano, o evento contempla bastante a área da fitossanidade, que é bastante demandada pelos citricultores”, explica Orlando Passos. No dia 27, as palestras ministradas por pesquisadores da Embrapa vão abordar “Mercado para citros de mesa no Brasil” (Clóvis Oliveira de Almeida), “Escolha das variedades copa e porta-enxerto” e “Produção de mudas em telado” (Orlando Sampaio Passos), “Manejo do pomar, do plantio à colheita” (José Eduardo Borges de Carvalho), “Manejo integrado de pragas” (Antonio Souza do Nascimento) e “Manejo integrado de doenças” (Hermes Peixoto Santos Filho).

Os assuntos serão colocados em prática no dia 28, num dia de campo.

Jornalista: Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
Telefone: (75) 3312-8076
Fax: (75) 3312-8015
E-mail: leacunha@cnpmf.embrapa.br

Nenhum comentário: