quinta-feira, 6 de maio de 2010

Cerimônia marca a nomeação de Rio de Contas como Cidade Baiana da Cultura 2010

Evento acontece no dia 13 de maio, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, e vai contar com a participação de dirigentes e representantes da Cultura e do Turismo

O município de Rio de Contas recebe, oficialmente, o título de Cidade Baiana da Cultura 2010 no próximo dia 13 de maio, quinta-feira, às 18h, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, localizado na Praça Barão do Triunfo, no Largo de Santo Antônio, em Salvador - Bahia. A cerimônia de nomeação vai contar com a presença do Prefeito Márcio de Oliveira e demais representantes da cidade eleita; do coordenador do concurso e sócio da Gtrês – empresa que realiza o projeto, André Reis; de apoiadores, como a superintendência do Banco do Nordeste; e dos membros da Comissão do concurso. Também serão convidados os Secretários de Estado da Cultura e do Turismo, além de outros representantes de organizações destes segmentos.

Representando o carnaval da cidade, uma bandinha de sopro dá início à cerimônia de nomeação às 18h. Depois acontece o ato solene de assinatura do termo de nomeação, seguido da apresentação de O Boto, pela Cia de Dança de Antônio Valter Leoni. Às 19h45, se apresenta o recital Dandara e Kenderê, sob o comando de Flávia Pacheco. No evento, os presentes poderão conferir também parte da exposição Um Rio de Contas e Tradições, além de painéis produzidos em homenagem ao concurso, com fotos e informações sobre a cidade. Uma manifestação cultural encerra a cerimônia por volta das 21h. (Programação sujeita a alterações)

“Torcíamos muito por este título, pois Rio de Contas tem um potencial cultural enorme. Recebemos a notícia com muita alegria e entusiasmo. Agora, esperamos atrair investimentos e dar ainda mais visibilidade ao potencial histórico, turístico e cultural desta cidade”. A declaração é do Prefeito de Rio de Contas, que espera, com o título, poder gerar mais emprego e renda para a população e buscar maior participação da sociedade.

Em parceria com a Prefeitura de Rio de Contas, a Produtora Gtrês também vai realizar uma cerimônia no município, com a presença de toda a população. As comemorações estão previstas para o próximo dia 3 de junho – quando também acontece a tradicional festa de Corpus Christi na cidade. “Vamos aproveitar a mobilização das pessoas nesta época e envolver a sociedade com este título, que, com certeza, vai lhes render inúmeros benefícios”, diz André Reis.

De acordo com o coordenador, Rio de Contas não vai demorar a perceber os resultados do título de Cidade Cultural. No calendário de eventos do município já foram inclusos dois novos acontecimentos, o Festival da Primavera – previsto para setembro, e o Festival de Gastronomia, que deve acontecer em novembro. A Gtrês prometeu ainda apoio na realização das festas de Corpus Chisti e São João. Além dessas, outras ações estão sendo planejadas pela Gtrês, que, em 2010, dará apoio à Cidade Cultural através da busca por patrocínios, divulgação e elaboração de um calendário de acontecimentos culturais.

CONFIRA TAMBÉM – Neste domingo, 09, quando se comemora o Dia das Mães, a TVE Bahia reapresenta, às 19h, o documentário Rio de Contas - Tapete da Esperança, uma oportunidade para conhecer mais sobre este município, considerado um dos paraísos da Bahia.

O vídeo mostra um pouco sobre e Festa de Corpus Christi - que acontece nos dias 02 e 03 de junho, o passeio da Filarmônica Lira dos Artistas, a confecção do tapete colorido, a procissão do Santíssimo Sacramento e muito mais.

O CONCURSO – Rio de Contas foi eleita Cidade Baiana da Cultura 2010 no último dia 22 de março, quando foi divulgado o resultado das análises da Comissão, composta pelos representantes Ivanna Soutto, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia; Soraia Sena, do Fórum Estadual de Turismo; Normelita Oliveira, do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia; José Carlos Oliveira, da Secretaria de Turismo do Estado; e André Reis, coordenador do concurso. Em 2º, 3º e 4º lugares ficaram Cachoeira, Jacobina e São Francisco do Conde, respectivamente.

A escolha da cidade considerou a qualidade e viabilidade do programa cultural apresentado, a contribuição para o fomento da inovação artística e a criação de novas formas de ação e de diálogo cultural, a participação das camadas sociais menos favorecidas economicamente em ações que contribuam para a sua inclusão social e cultural, o fomento ao turismo cultural de qualidade, o grau de coesão social (participação do poder público, iniciativa privada e sociedade civil) em torno da candidatura da cidade, entre outras questões.

Lançado em janeiro deste ano pela Produtora Cultural do Grupo 3, a Gtrês, o projeto contou com a inscrição de 15 municípios baianos: Cachoeira, Rio de Contas, Itaparica, Santo Amaro, Cabaceiras do Paraguaçu, Serrinha, São Francisco do Conde, Jacobina, Sapeaçu, Seabra, Amargosa, Ilhéus, Itabuna, Maetinga e Jequié. As cidades tiveram até o dia último 26 de fevereiro para oficializar as suas candidaturas junto à Gtrês.

A Comissão, responsável por eleger a Cidade Cultural 2010, trabalhou na análise das documentações do dia 04 ao dia 17 de março, quando os representantes se reuniam no prédio da Secretaria do Turismo do Estado. No mesmo mês, nos dias 27 e 28, após eleger a cidade vencedora, o grupo viajou para Rio de Contas, onde conferiu algumas das manifestações culturais da cidade, visitou cachoeiras e regiões quilombolas e teve reunião com vários representantes da política e da sociedade local.

“A viagem foi maravilhosa. Fomos muito bem recebidos e pudemos comprovar a legitimidade deste título. Rio de Contas deve estar no roteiro turístico e cultural de qualquer pessoa. A Cidade é riquíssima no que diz respeito à cultura e à história”, destaca André Reis. O Prefeito Márcio Oliveira complementa: “Por onde passo, as pessoas estão felizes, me cumprimentam e comemoram o título de Rio de Contas. Vejo que concordam com a escolha da cidade”, diz.

Agora, a Produtora Gtrês e a Prefeitura de Rio de Contas trabalham na formação do Comitê organizador da CBC, que vai ajudar a preparar a programação cultural do município em 2010; na criação do logotipo e demais símbolos da vencedora; na apresentação do programa oficial da cidade; na nomeação oficial de Rio de Contas como Cidade Baiana da Cultura 2010; no ato solene de abertura da CBC – os dois últimos eventos marcados para o dia 13 de maio; e na preparação da cerimônia em Rio de Contas.

O concurso Cidade Baiana da Cultura 2010 tem incentivo do Fazcultura e do Governo do Estado, através das Secretarias da Fazenda e de Cultura, e apoio da Diretoria de Ações Culturais do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e do Banco do Nordeste.

Fonte: Blog Sonhos e Bonecos


Um comentário:

Anônimo disse...

NOTARAM COMO É TRATADA A CULTURA LOCAL? A BANDA DE SOPRO NÃO TEM NOME E É CHAMADA DE BANDINHA. TODAS AS OUTRAS APRESENTAÇÕES TEM NOME SOBRENOME E DESTAQUE PARA OS AUTORES OU DONOS DOS GRUPOS. DEPOIS NÃO ADIANTA CORRIGIR E DAR DESCULPAS. É SEMPRE ASSIM EM RIO DE CONTAS, AS MANIFESTAÇÕES DA TERRA NÃO TEM VOZ E NEM NOME. JÁ COMEÇOU ERRADO, A PARTIR DA FORMA DE DIVULGAR AS INFORMAÇÕES. QUANDO É QUE VCS VÃO APRENDER A RESPEITAR "AS BANDINHAS LOCAIS"?

Representando o carnaval da cidade, uma bandinha de sopro dá início à cerimônia de nomeação às 18h. Depois acontece o ato solene de assinatura do termo de nomeação, seguido da apresentação de O Boto, pela Cia de Dança de Antônio Valter Leoni. Às 19h45, se apresenta o recital Dandara e Kenderê, sob o comando de Flávia Pacheco. No evento, os presentes poderão conferir também parte da exposição Um Rio de Contas e Tradições, além de painéis produzidos em homenagem ao concurso, com fotos e informações sobre a cidade. Uma manifestação cultural encerra a cerimônia por volta das 21h.