sábado, 24 de abril de 2010

I Conferência Regional Intersetorial de Saúde Mental

A I Conferência Regional Intersetorial de Saúde Mental que aconteceu em Livramento de Nossa Senhora no dia 14 de Abril reuniu profissionais da área de saúde, autoridades e representantes da comunidade no Clube de Campo Caiçara, local escolhido para o evento. O Objetivo da Conferência foi reorganizar o modelo de Saúde Mental, consolidando as políticas de Saúde Pública.

Atualmente a Saúde mental passa por um grande processo de transformação, interligando diversos setores, entre eles, educação, assistência social e cultura. Na I Conferência Regional Intersetorial de Saúde Mental de Livramento estes temas foram abordados através de palestras e debates. Na oportunidade foram discutidos os problemas de Saúde mental e a participação no SUS. Baseado no temário da IV Conferência Nacional de Saúde mental foram escolhidos Delegados (representantes da comunidade) para elaboração de propostas que visam melhorar a assistência aos portadores de transtornos mentais.

Para Fabiana Freire Ribeiro, Coordenadora do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial de Livramento a Conferência é um grande passo para que as pessoas percebam que os problemas mentais precisam ser discutidos e encarados como uma realidade que está ligada a vários setores da sociedade: "O debate é importante para que fique claro que Saúde mental é um direito e compromisso de todos, precisamos consolidar avanços e enfrentar desafios", disse.

O Prefeito de Livramento, Dr. Carlos Roberto Souto Batista, a Secretária municipal de Saúde Nádia Dias, o Presidente da Câmara de Vereadores Ilídio de Castro, os Vereadores Paulo Lessa e Zé Araújo, o Major Jorge Brito Macedo - 46ª CIPM, médicos, professores, estudantes e pessoas de diversos seguimentos, estiveram presentes na Conferência, mostrando a importância do Poder Público e a sociedade discutirem questões que estão ligadas a Saúde e inclusas em nosso cotidiano.

Os Palestrantes Roberto Silva Novais, Edna Santos Silva e Bruna Bacelar, levaram ao público além de informações, questionamentos fundamentais para consolidar a rede de atenção psicossocial e fortalecer movimentos sociais.

A parceria entre as cidades de Livramento, Dom Basílio e Rio de Contas fez da I Conferência Regional Intersetorial de Saúde Mental um movimento esclarecedor e que abre novos caminhos para o avanço na captação de recursos e oferta de tratamento para pacientes de toda região.

Fonte: Prefeitura de Livramento


Nenhum comentário: