terça-feira, 9 de março de 2010

Rio de Contas apresenta saldo negativo na geração de emprego em 2009

Um dos problemas que mais preocupam os cidadãos hoje em dia é sem dúvida o desemprego, e em Rio de Contas não podia ser diferente. A percepção dos riocontenses tem fundamento: a cidade não oferece aos que estão ingressando a cada ano no mercado de trabalho a oportunidade de emprego ou a geração deste tem sido insuficiente.

Assim como grande parte das demais cidades pequenas do Brasil, a maior parte da ocupação é gerada pela prefeitura, que por sua vez sobrevivem de repasses dos governos estadual e federal e em menor número os empregos relativos aos órgão públicos estaduais e federais. Outra importante fonte de renda tem sido a dos aposentados e pensionistas do INSS.

A geração de emprego no setor privado tem se revelado insuficiente e pode ser comprovado com os dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em 2009, foram gerados em Rio de Contas 81 novos postos de trabalho e fechados 90. Uma redução de 09 postos de trabalho. No total a cidade apresentou em janeiro de 2010 um saldo de 232 empregos formais em 230 estabelecimentos. Dos novos postos de trabalho, 25 foram de pessoas que conquistaram o primeiro emprego. Os 56 restantes foram de reempregos. Já no campo das demissões, 87 foram sem justa causa, 02 a pedido e 01 por término no contrato de trabalho.

Em 2008 a variação foi positiva. Houve 82 admissões contra 36 desligamentos: saldo positivo de 46 postos de trabalho. Cabe ressaltar que esses números são oficiais e refletem o número de empregos formais.

As informações são do Ministério do Trabalho e Emprego.

Um comentário:

Anônimo disse...

DESEMPREGO EM RIO DE CONTAS
Enquanto os mesmos estiverem pensando sempre do mesmo modo a situação econômica de Rio de Contas vai piorar cada vez mais.
Só se pensa em Turismo como sendo a salvação, mas nenhum município sobrevive sem diversificar a sua atividade produtiva.Os moradores estão preparados para o mercado? Até mesmo a atendimento ao turista é precário. Os riocontenses são obrigados a procurar as cidades mais próximas em busca de artigos de consumo e prestadores de serviço. Quem aqui chega com intenção de morar logo fica desencatado diante da estagnação econômica local. Mesmo os aposentados que aqui moram não encontram qualidade de vida. Mas, pelo visto, a situação está longe de ser revertida pois o lema dos riocontenses é: QUEM NÃO GOSTAR QUE SE MUDE!!!