quarta-feira, 10 de março de 2010

Importante informação ao leitor

Terça-feira, 11 de novembro de 2008. Entrava no ar o Blog Notícias de Rio de Contas. O objetivo era reunir em um ambiente as notícias que circulavam sobre nossa cidade. A idéia também era tornar o espaço aberto para as diversas manifestações e debates.

Durante todo esse período o número de acesso tem crescido e hoje, após um ano e quatro meses, já recebeu mais de 35.000 visitas. O maior retorno tem sido dos riocontenses residentes em outras cidades que acessam esse canal para se manterem informados e com isso matar um pouco da saudade da terra natal.

O crescente acesso da população à internet tem sido uma importante ferramenta para tornar a informação menos monopolizada e isso tem provocado o aumento da consciência política dos cidadãos. As ferramentas sociais (blogs, Orkut, facebook, twitter, youtube, etc.) sem sombra de dúvida teem papel fundamental para essa difusão e libertação de algo ainda recorrente no Brasil: o domínio e manipulação da informação.

Numa cidade como a nossa, cuja dependência (direta ou indiretamente) política é grande, faz com que as pessoas ainda tenham medo de se expressar livremente. O blog tem apresentado nos últimos meses grande quantidade de comentários sobre as diversas noticias apresentadas, estes, em sua maioria, de críticas à administração municipal, porém de maneira anônima.

Por entender a necessidade do debate e ao mesmo tempo preservar a identidade daqueles que querem criticar ou elogiar, os comentários eram publicados diretamente. Contudo, alguns comentários de leitores usavam termos e acusações que ultrapassavam os limites do bom senso e do respeito.

Após receber sugestões dos leitores, optamos já alguns dias, que as postagens possam continuar a ser realizadas de maneira anônima, porém, antes de serem publicadas necessitam passar pela aprovação. Na verdade há apenas critério para rejeição: palavras e termos ofensivos a quem quer que seja.

O anonimato não é a melhor forma de se debater algo, contudo, a fim de evitar o marasmo e suscitar o debate, postagens anônimas serão publicadas desde que o respeito e a pertinência da crítica estejam presentes. Também é preciso acabar com a idéia de que a crítica é fruto de opositores e os elogios são sempre de situacionistas. Idéia mesquinha e que em nada contribui.

Que a troca de informações possa servir para a construção de uma Rio de Contas mais justa e fraterna. Sugestões e críticas são sempre bem vindas.

noticiasderiodecontas@gmail.com

Nenhum comentário: