sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Exposição quilombola chega ao estado de Rondônia

Trata-se de um documentário de 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos, difundindo amplamente questões sociais e culturais que as envolvem.
Fotos de quilombolas expostas na Casa da Cultura
Fotos de quilombolas expostas na Casa da Cultura

A Casa de Cultura Ivan Marrocos recebe a partir de terça-feira (23) uma exposição que une a sensibilidade das lentes do fotógrafo André Cypriano e a experiência em cartografia do geógrafo e pesquisador Rafael Araújo dos Anjos. Com o título Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência, a exposição reúne 40 fotografias em negativo convencional preto-e-branco e seis mapas, além de textos e legendas, sobre a cultura quilombola.

“Em Rondônia também temos comunidades Quilombolas. Trazer essa exposição, que já passou por outras capitais brasileiras, é mais que oferecer ao público uma exposição artística. É também uma forma de resgatar referências da história de Rondônia e um convite à reflexão crítica sobre o passado, o presente e sobre como queremos construir o futuro”, analisa Jucélis Freitas, secretário da Secel.

As comunidades abordadas são: Cafundó (São Paulo), Itamatatiua (Maranhão), Oriximiná (Pará), Kalunga (Goiás), Mocambo (Sergipe), Rio de Contas – Barra do Brumado (Bahia), Conceição dos Caetanos (Ceará), Tapuio (Piauí), Curiaú (Amapá), Mumbuca (Tocantins) e Campinho da Independência (Rio de Janeiro).

São 30 fotografias preto-e-branco, no formato 50 cm x 75 cm; 10 fotografias panorâmicas, no formato 50 cm x 135 cm e alguns painéis com cartografias e textos explicativos. Em duas versões, uma para galerias e outra para espaços abertos, a exposição já foi exibida em treze cidades brasileiras, totalizando quinze etapas: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília (duas etapas), Salvador, Santos, Campinas, Paraty, Vitória, Belém (duas etapas), Laranjeiras (Sergipe), Aracaju, Belo Horizonte e São Luis.

O material que faz parte do livro Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência também foi exposto em 10 países do Continente Americano na Etapa das Américas (2008/2009). Em capa dura e com cerca de 200 páginas entre fotos, textos e mapas descritivos o livro tem a finalidade de documentar cinco comunidades quilombolas representativas do Estado do Pará e difundir amplamente questões sociais e culturais que as envolvem. As principais comunidades se localizam nos municípios de Oriximiná, Santarém, Abaetetuba e Baião.

Serviço: Exposição Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência

Casa de Cultura Ivan Marrocos. Avenida: Carlos Gomes, s/nº, esquina com Rogério Werber, Bairro Caiari, Porto Velho / RO. Telefone: 32165138. Ou pelo e-mail: gzarte@hotmail.com

Nenhum comentário: