terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Embasa crê na pureza dos dejetos

Recebemos da Assessoria de Comunicação da Embasa, a seguinte nota, assinada pela assessora Patrícia Araújo, segundo ela, como “resposta aos questionamentos levantados por Vª. Sª, em seu site, a respeito das obras de esgotamento sanitário, na cidade de Rio de Contas”:

“A eficiência do tratamento dos esgotos domésticos pela Estação de Tratamento de Esgotos - ETE de Rio de Contas está de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama, na Norma 375 de 2005. A ETE é capaz de remover 99,91% de coliformes, além de usualmente atingir a eliminação total de helmintos, cistos e ovos. Cerca de 40% dos efluentes tratados nesta estação serão utilizados para irrigação de uma área particular de 32 mil metros quadrados para cultivo de manga e laranja. A outra parte será lançada no rio Brumado, livre de carga orgânica e sem riscos ambientais para o ecossistema local. A Embasa pretende firmar parcerias com os moradores de Rio de Contas para incentivar o reúso de efluentes na região”.

NOTA DO EDITOR: Acolhemos a nota, mas a pelo menos dois cruciais questionamentos ela não responde: Se os dejetos chegam a esse grau de pureza, por que o despejo foi afastado, através de um emissário de 2.500 km, do trecho do rio que margeia a cidade de Rio de Contas e desviado da Cachoeira do Fraga, pertencente àquele município? Por que a totalidade dos dejetos não está sendo lançada em terra?

Fonte: Mandacaru da Serra


2 comentários:

Anônimo disse...

Como será que o prefeito está? Agora que sabe que o pessoal do sindicato sabe que ele informou ao TCM que pagou o 13ºsalário a todos os servidores, triplicando assim o valor da folga de dezembro com relação a novembro. E ai joão babão responde essa...!!!!!Pensa ai se o pessoal encaminhar mesmo todo o processo pro TCM o que o pessoal do prefeito vai responder. Será mesmo ke eles terão coragem de encaminhar a denuncia...!!! Eu particularmente acredito que sim ...!!!

Anônimo disse...

O seu comentário sobre o TCM,está na reportagem,EMBASA CRÊ NA PUREZA DOS DEGETOS.Fique tranquilo!!!