quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Salvador ganha Feira Permanente de Flores

O primeiro mercado atacadistas de flores vai beneficiar mais de 500 produtores da Bahia

Fátima Emediato

Fátima Emediato

O Centro de Comercialização de Flores em Narandiba, em Salvador, funciona todas as quartas-feiras, de 6h às 18h, beneficiando inicialmente 170 produtores de flores de várias regiões do Estado

Orquídeas, rosas, crisântemos, antúrios, helicônias, gérberas, folhagens e outras variedades de flores tropicais e ornamentais agora em um só local direto dos centros de produção no interior do estado e região metropolitana de Salvador. É o Centro de Comercialização de Flores em Narandiba, no antigo Detran, região central de Salvador, que começou a funcionar hoje (25), de 6h às 18h, e acontece toda quarta-feira, beneficiando inicialmente 170 produtores de flores do Estado. De acordo com o coordenador do projeto Flores da Bahia, do Governo do Estado, Ivsen Andrade, em breve o Centro vai abrigar mais de 500 produtores reunidos em associações e cooperativas de vários pontos do Estado.

A implantação do Centro de Comercialização de Flores em Narandiba é uma parceria do Sebrae Bahia com a Seagri-Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia. As duas instituições desenvolvem projetos de floricultura oferecendo aos produtores de flores capacitações, assistência técnica, missões técnicas e de comercialização.

Cirlene Pires Silva, vice-presidente da Associação de Flores e Vasos Ornamentais Renascer do município de Morro do Chapéu, na Chapara Diamantina, está muito otimista com a possibilidade do Centro de Flores em Narandiba aumentar as vendas das flores produzidas na Associação, que reúne 20 produtores. “Trouxemos para o Centro de Narandiba as heliconias e estaticias, que são espécies de flores sempre vivas. Temos flores de boa comercialização e esperamos que o Centro ajude a acessar o mercado de Salvador. O Sebrae foi um parceiro importante na criação de nossa Associação e também a ajudar a conhecer melhor o mercado de flores na Bahia”, afirma Cirlene.

O consultor do Sebrae, Alexandre Melo que atua no projeto de floricultura na Chapada Diamantina acredita que a união dos cerca de 140 produtos da região vai fortalecer a produção de flores nos municípios de Rio de Contas, Lençóis, Seabra, Mucugê e Morro do Chapéu. Segundo Alexandre, os produtores da região já foram beneficiados com consultoria técnica em fertiirrigação, consultoria na parte contábil e fiscal e também uma visita ao projeto de Maracá, onde eles identificaram as melhores técnicas de produção. “Agora estamos trabalhando a questão logística de forma unida para facilitar o escoamento da produção. Queremos fortalecer o sentimento cooperado entre os produtores e criar um Pólo de Produção de Flores da Chapada para atender o mercado de Salvador”, ressalta Alexandre.

Ivson Machado, coordenador do projeto Flores da Bahia explica que a idéia é que o Centro de Narandiba, antigo Centro de Treinamento do Detran, que possui uma área coberta de 1.400 m2, com cerca de 12 m2 para cada produtor, que futuramente tenha uma câmara fria para aumentar a vida útil das flores que chegam do interior do Estado. Ivson destacou a parceria com o gestor do Sebrae, Emanuel Castro para mobilizar os produtores de flores do Estado e os cerca de 130 donos de floriculturas de Salvador.

O Centro oferece todas as variedades de flores tropicais, como as helicônias e alpinias, as flores subtropicais como as gérberas, rosas e crisântemos, além de orquídeas e folhagens. “Inicialmente vamos funcionar toda quarta-feira, de 6h às 18h, e conforme a demanda e o interesse dos produtores podemos estender para outros dias. Uma vantagem para o comprador de Salvador, como floriculturas, empresas de Buffet, decoração e festas, é que os produtores de flores do interior podem colher as flores de noite e pela manhã estão no Centro de Comercialização em Narandiba e as flores de São Paulo demoram até cinco dias para chegar em Salvador”, destaca Ivson.

Cristina Lima, da Associação de Produtores de Flores Tropicais de Amélia Rodrigues, está muito otimista com o início de funcionamento do Centro de Comercialização de Flores em Narandiba. Ela trouxe para o Centro uma grande variedade de cores e formas de helicônias, conhecidas como bananeira de jardim, além de folhagens. Cristina disse que o Sebrae foi o grande parceiro na formação da Associação e onde ela aprendeu a gestão, o plantio, a colheita, a comercialização, além de poder participar de missões técnicas em outras cidades, que ajudou a fazer a troca de experiência. “Temos ótima qualidade em flores tropicais, para oferecer aos compradores de Salvador”, garante Cristina.

Também no Centro de Comercialização de Flores em Narandiba foi realizada a Oficina de Arranjo Floral com o design de flor, Normando Coelho, que também foi sucesso na Feira do Empreendedor, que aconteceu de 15 a 18 de outubro no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Normando garante que vale a perna trabalhar com arranjo floral porque ele vive desse trabalho.

Rosilene Pepce foi uma das alunas de Normando durante a Oficina do Empreendedor, de 15 a 18 de outubro. Ao lado da futura sócia Bernadete Oliveira da Cruz ela foi ao Centro de Comercialização de Flores em Narandiba para adquirir a matéria prima e iniciar a produção de arranjos florais. “Estou conhecendo melhor sobre plantas com a ajuda da minha amiga Bernadete e estamos pensando em montar um negócio nesse ramo onde moramos no litoral norte. Este Centro de Comercialização em Narandiba vai ser muito bom porque fica próximo da gente, é amplo e bastante arejado, além de oferecer variedade de flores”, explica Rosilene.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Nenhum comentário: