quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Rio de Contas sedia Encontro pelas Águas

A próxima reunião do Encontro pelas Águas será realizada nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), em Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina, quando as mulheres falarão sobre suas demandas em relação aos mananciais das áreas onde vivem. As proposições geradas em plenária darão origem à 2ª Carta Pelas Águas, documento que será entregue ao governador Jaques Wagner.

Durante o evento, as mulheres discutirão a situação dos mananciais existentes em suas comunidades a partir dos eixos Água e Políticas Públicas, Controle Social e as Instâncias de Participação, Água como Direito Humano e Ambiental, Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Revisão do Plano Estadual de Bacia Hidrográfica.

A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) participa da Comissão Organizadora dos Encontros pelas Águas 2009, e será representada na reunião pela psicóloga Luanna Martins R. de Castro Lima, que será moderadora do eixo de trabalho Água como Direito Humano e Ambiental. O evento é promovido pelo Governo do Estado e coordenado pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), órgão gestor das águas do Estado.

Estatísticas

A falta de água potável tem gerado doenças, fome e até mesmo a morte de muitas pessoas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), metade dos leitos hospitalares em todo mundo é ocupado por portadores de doenças transmitidas por água contaminada, e 80% das consultas médicas da rede pública estão direta ou indiretamente relacionadas à água.

Imbuídos nesta problemática, organismos políticos e sociais defendem a necessidade de mudanças nas escalas de valores, princípios éticos, estilos de vida e gestão coletiva da água. A SJCDH esteve presente nos encontros anteriores, em Cachoeira, nos dias 23 e 24 de agosto, com as comunidades de Terreiro e em Prado, e nos dias 11 e 12 de setembro, com marisqueiras, pescadores e comunidades de gerazeiros e quilombolas.

Fonte: Agecom

Nenhum comentário: