domingo, 1 de novembro de 2009

Espiríto de Porco


Enfim, a sinalização da Serra das Almas foi colocada.

Esperamos que com isso acabem os terríveis acidentes que vínhamos presenciando quase semanalmente.

Empresários de Livramento se cotizaram para fazer muitas placas. O Derba e a Prefeitura de Rio de Contas, também colocaram e agora só cai quem não respeitar os avisos.

Mas me recordo que havia uma placa ali, colocada em 2007 ou 2008, e que foi roubada. Como alguém pode roubar uma placa que garante a segurança de quem desce a serra? Esse é um ato criminoso muito grave. Tão grave quanto colocar fogo na serra. E não é interessante que as duas coisas aconteçam tão próximas?

Fogo e depredação de sinalizações vitais para a segurança dos motoristas.

Algo de errado acontece por ali.

Talvez seja o caso da polícia investigar.

Por falar nisso, a polícia marcou um tento ao prender a quadrilha de traficantes em Livramento. Sabe Deus quantos crimes eles cometeriam na nossa região, vitimando principalmente a nossa juventude.

Parabéns às Polícias Civil e Militar!

Uma ação complementar importante seria a criação de programação cultural e esportiva para a juventude, principalmente durante à noite.

A construção de quadras de esporte iluminadas, com torneios noturnos, serviria para entreter nossa juventude, criando pontos de encontro em torno das práticas esportivas.

Uma programação cultural que promovesse a criação musical e teatral, aproveitando os numerosos talentos que existem na cidade, seria muito boa também.

Temos tudo para nos transformar em um importante pólo de produção cultural, mas faltam políticas públicas na área.

Até agora as poucas iniciativas “culturais” se dão na promoção de eventos rápidos, criados mais com a intenção de entreter turistas que freqüentam nossa Rio de Contas nos feriados, servindo mais aos promotores desse tipo de turismo eventual do que ao desenvolvimento da cultura.

Como se vê, os pequenos interesses particulares continuam prevalecendo sobre os interesses da cidade, no governo local, principalmente na área da cultura.

O nosso Teatro São Carlos, tão bonito e antigo, continua servindo de depósito, oficina para confecção de faixas e cartazes, sem pintura, sem cadeiras, sem nenhum cuidado, enquanto os muros da antiga escola do Circea, tomada do povo pela igreja Católica, foram pintados com o dinheiro do contribuinte.

Aliás, a imagem do Circea vazio, servindo apenas de moradia ao padre, enquanto as crianças se amontoam em escolas apertadas, é um absurdo que envergonha nossa comunidade.

O colégio foi construído pelo povo e doado (em ato legalmente discutível) à igreja, na confiança de que essas instituição garantiria sua existência. Mas a Igreja demonstrou que para ela aquilo é apenas um patrimônio imobiliário e está pouco se importando com a educação no nosso município.

Isso mostra que nossos governantes municipais continuam tributários da Igreja Católica, em prejuízo dos interesses públicos e contra o princípio constitucional da laicidade do Estado brasileiro, ou seja, de que o Estado deve ser separado de qualquer religião.

Tudo isso é motivo de atraso e pobreza.

E enquanto o Circea e o Teatro permanecem fechados, nossa juventude não tem para onde ir à noite e, por isso, se reúne pelas ruas, no ócio da sua falta de perspectivas, à mercê dos traficantes.

Ou seja, enquanto os interesses particulares se locupletam o povo que se lasque.

É difícil ser otimista num cenário destes.

Mas mesmo assim, apesar dos espíritos de porco, encho meu coração de esperança ao pressentir a bondade nos corações desse povo.

Abraço à todos

Ricardo Stumpf

Fonte: ricardostumpf.blog.uol.com.br

Nenhum comentário: