domingo, 18 de outubro de 2009

A Escola vai ao Teatro

“Neste mundo de astronautas, de foguetes pelo céu, sempre pode haver viagens de um barquinho de papel." – Sylvia Orthof







A Oficina de Sonhos e Bonecos em parceria com a Biblioteca Municipal de Rio de Contas e a BIBLOS Sociedade Amigos da Biblioteca municipal, levaram crianças de instituições públicas e filantrópicas ao teatro no dia 16 de outubro em comemoração ao dia da Criança em Rio de Contas. Participaram as escolas Centro Educacional Municipal (CEM), a Creche Municipal, A Escolinha São Tadeu da irmã Saleide e a Casinha dos Sonhos. As crianças se divertiram a valer assistindo o espetáculo de teatro e fantoches “A LAVADEIRA E O MENINO”. As apresentações foram gratuitas e fazem parte de uma série de ações voluntárias da Educadora Flávia Pacheco, em parceria com a BIBLOS e a Biblioteca. Foram realizadas 3 apresentações em uma relíquia da arquitetura colonial, O Teatro São Carlos e na semana que vem no dia 23 o público será a Escola Municipal Barão de Macaúbas.

Esse projeto nasceu do desejo de levar a cultura o teatro e a leitura para comunidades rurais que não tem biblioteca

Esta é a apresentação do projeto:

Este projeto consiste na produção e apresentação de uma aula - espetáculo que contêm uma peça teatral baseada num poema originalíssimo “A Viagem de Um Barquinho” da autora Sylvia Orthof, com um cenário lúdico e colorido com peixinhos, estrelas, música e fantoches. Tendo a duração de 30 minutos o texto fala de valores importantes para o ser humano: a perda, a separação, a busca do ente querido, a transitoriedade da vida e a liberdade. A todo o momento surgem frases disfarçadas de brincadeira que despertam a reflexão, além das inúmeras respostas que um dos personagens, o menino, busca durante toda sua viagem pelo mundo dos sonhos e da imaginação e uma lavadeira muito doida e engraçada, mas que com sabedoria ensina muito ao menino e a quem escuta o que ela diz

É uma parceria da Oficina de Sonhos e Bonecos da educadora Flávia Pacheco com a BIBLOS – Sociedade Amigos da Biblioteca Municipal de Rio de Contas, Biblioteca Municipal e Prefeitura Municipal de Rio de Contas. As apresentações ocorrerão no Teatro São Carlos e Espaço Pequeno Leitor, na semana da criança, e em comunidades rurais do município de Rio de Contas nos meses de outubro e novembro de 2009.

Faz parte desta ação a “Biblioteca Itinerante” que levará uma parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal da sede para comunidades rurais do município que não dispõem de biblioteca pública, despertando o interesse pelos livros a partir da história e oferecendo a essas comunidades a possibilidade de obter o empréstimo de livros, disseminando assim a leitura e democratizando a cultura com o espetáculo de teatro, trazendo o lúdico e o fantástico presentes nos livros e histórias.

Fonte: Blog do Sonhos e Bonecos

Nenhum comentário: