segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Suspeita de gripe H1N1 assusta moradores de Rio de Contas

É crescente na cidade os boatos de que já houve casos da nova gripe H1N1 em Rio de Contas. Nessa segunda-feira os alunos do Colégio Estadual Carlos Souto tiveram as aulas suspensas após o falecimento de uma funcionária cuja causa da morte ainda não foi esclarecida.

Circula ainda informação de que outro morador falecido a dias atrás teve como causa da morte a nova gripe. Contudo nem as autoridades municipais nem estaduais divulgaram nenhum tipo de alerta à população sobre a notificação de casos confirmados em Rio de Contas.

Na última sexta o estado da Bahia contabiliza, 129 casos confirmados da gripe A (H1N1). A informação é da Coordenação de Vigilância às Emergências em Saúde Pública (Cevesp) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De 24 de abril a 10 de setembro deste ano, foram considerados como suspeitos 771 casos, sendo confirmados 129 deles. Outros 160 casos foram descartados, 482 estão em investigação e há quatro óbitos confirmados laboratorialmente, sendo dois pela Gripe A (Salvador e Guanambi) e dois de gripe sazonal (Caculé e Urandi).

Dos casos confirmados, 50,4% são do sexo feminino. A idade média foi de 22 anos, variando de nove meses a 77 anos. A maioria dos casos confirmados, 71,8% é de residentes em Salvador (93) e os outros residentes nas cidades de Lauro de Freitas (7), Cachoeira (3), Iuiú (3)Feira de Santana (10), Ilhéus (2) e Porto Seguro (2), Guanambi (2) e Camaçari, São Desidério, Vitória da Conquista e Itabuna (1 em cada cidade). Um dos casos confirmados é residente em Maceió (Alagoas), um em Ribeirão Preto (São Paulo) e outro em Montevidéu, Uruguai.

A Argentina foi o possível local de contaminação para 46% (44 casos), seguido pelo Chile (9), Estados Unidos (4), Paraguai (2), Uruguai (1) e outros em viagens dentro do Brasil (10).

Um comentário:

Flávia Pacheco disse...

Olá Altemar, penso que não devemos esperar morrer mais pessoas para tomarmos as precauções! As autoridades precisam se posicionar e divulgar logo oficialmente o q está acontecendo em nossa cidade, pois é visível q o caso é alarmante, principalmente para nós do Colégio Carlos Souto, devido a último óbito ocorrido, que se tratava de uma funcionária do colégio, que até pouco tempo esteve trabalhando normalmente, mesmo estando com sintoma gripal, sentimos muito pela colega, e não queremos outras vítimas. Temos que paras de pensar que as coisas só acontecem com o vizinho!