segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Lançado livro sobre a Coluna Prestes

Do O Norte.net
________________________________________________

Durante a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, em Montes Claros, o historiador Dário Teixeira Cotrim estará lançando o seu livro “O Laço Húngaro”, um documentário completo sobre a passagem da Coluna Prestes na região da Chapada Diamantina (Bahia) até o distrito de Serra Nova (Minas Gerais) e, consequentemente o seu retorno para o nordeste brasileiro. O lançamento do livro é parte da Exposição de Fotos Históricas do município de Montes Claros, dentro do projeto PROMEMOC – Pró-memória de Montes Claros, e será realizado na Galeria de Artes “Godofredo Guedes” do Centro Cultural “Hermes de Paula”, no dia 14 de setembro, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia.

O trabalho de Cotrim tem ainda o apoio da Academia Montes-clarense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Foram doze anos de pesquisas em bibliotecas públicas municipais e nos arquivos históricos das cidades de Rio de Contas, Lençóis, Mucugê, Caetité, Salvador, Condeúba, Rio Pardo de Minas e, também, no Cartório de Registro Civil do Distrito de Serra Nova. Foram realizadas ainda mais de duas dezenas de entrevistas com pessoas envolvidas com a Coluna. O livro de Cotrim traz um álbum fotográfico interessante sobre os aspectos mais importes dos acontecimentos na região, inclusive com reproduções de jornais e anúncios de época.

O envolvimento dos coronéis no intuito de combater os revoltosos é descrito com minudência e sabedoria pelo autor. As causas e as conseqüências de um movimento aparentemente sem nenhuma importância se tornaram amargas com o passar do tempo. Por outro lado, havia o desejo de alguns civis em participar da Coluna, fato este que aconteceu com jovem Nilson Antônio de Oliveira, conforme relato publicado no livro. Além das monografias, Cotrim vem explorando e corrigindo as distorções existentes nos fatos históricos do nosso meio. Primeiro aconteceu com a história do “Idílio de Pórcia e Leolino” e agora a Coluna Prestes no livro “O Laço Húngaro”.

Dário Teixeira Cotrim é membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Foi condecorado em Belo Horizonte com a medalha Israel Pinheiro pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, juntamente com o acadêmico Wanderlino Arruda, pela sua participação na criação do IHGMC. Tem 16 livros publicados e mais de duas dezenas de livros inéditos. Durante a noite de autógrafos, Cotrim estará também mostrando toda a sua produção literária numa exposição de livros.

Fonte: O Norte.net

Nenhum comentário: