quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Horta Comunitária Sustentável

Do Chega Agora a Informação ________________________________________________

Projetos de inclusão social estão sendo desenvolvido apartir de atividades produtivas, apoiando várias iniciativas em parceria com instituições públicas, prefeituras e entidades não-governamentais.

PROJETOS DE INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA:

Cadeias Produtivas - Agroindústria, priorizando arranjos produtivos de cachaça e derivados da cana-de-açúcar, com vistas ao fortalecimento dos núcleos produtivos já implantados. A parceria firmada com o Sebrae beneficiará três municípios e 250 famílias Horticultura, com a implantação do projeto-piloto de Horta Comunitária Sustentável em comunidades carentes de Salvador, com apoio da SECOMP, Uneb e Chesf, voltado para a estruturação das áreas de plantio, organização do trabalho associativo e autogestão dos moradores das comunidades beneficiadas, sendo 60 famílias diretamente beneficiadas.

Probiodiesel Bahia – Em parceria com a SECTI, EBDA e outros atores da Rede Baiana de Biocombustíveis – RBB, busca estimular a integração dos produtores e seus familiares no beneficiamento da mamona (biodiesel, torta, glicerina) Entre as ações destacam-se: edição do Manual do Cultivo da Mamona e distribuição de oito mil exemplares para os pequenos produtores do semi-árido baiano, instalação de campos de cultivo e laboratório de desenvolvimento de sementes fiscalizadas.

Cerâmica Artística – Em parceria com a Associação Progetto Sud Uil Brasil, será implantado um Centro de Formação em Cerâmica Artística e Artesanal, no Pelourinho, com vistas à formação, capacitação e orientação técnica de 200 artesãos ceramistas, cujo convênio foi assinado em outubro.

Geração de Renda Associada ao kit Moradia - Foi criado com o objetivo de apoiar projetos de geração de trabalho e renda, como ações complementares à construção de casas populares (kit moradia), conforme diagnóstico das demandas de cada região Como resultado acumulado, registram-se 236 municípios conveniados e um total de 7.134 famílias beneficiadas (30 por município), com renda bruta per capita igual ou inferior a R$ 50,00.

Pétalas que Transformam Vidas – Em Morro do Chapéu está sendo apoiado um projeto da Associação de Floricultores de Morro do Chapéu – Callamo, que beneficia 30 agricultores do município e integrantes da associação. Como incentivo, estão recebendo uma bolsa no valor de R$ 100,00 mensais durante o período de oito meses, fase prevista para a implantação total do projeto. O Governo do Estado, através da SECOMP, apóia financeiramente o projeto Foi realizada a perfuração e instalação de um poço tubular, oferecendo água de boa qualidade; construção de cercas em todas as áreas e colocação de um portão central e instalação elétrica, beneficiando todas as áreas; aquisição de adubos e insumos; instalação de um reservatório de 20 mil litros de água; aquisição de materiais para construção de um viveiro; realização de cursos de associativismo e cooperativismo para 30 jovens.

Projeto Cio da Terra - A Rochagem, uma ecotecnologia capaz de viabilizar a sustentabilidade de comunidades quilombolas, foi transformada em um projeto do Governo do Estado da Bahia com o nome de Cio da Terra. Trata-se de uma parceria entre a SECOMP e a Universidade de Brasília – UNB, que tem como principal objetivo desenvolver formas alternativas de fertilização de terras agrícolas cultivadas por pequenos produtores, inicialmente os pertencentes a comunidades de afrodescendentes, em três regiões do Estado Foram implantadas dez unidades demonstrativas da técnica de Rochagem em comunidades quilombolas localizadas nos municípios de Rio de Contas, Lençóis, São Gabriel, Jussara, Cachoeira, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, América Dourada e Irecê, beneficiando 800 famílias Além da parceria SECOMP/UNB, o projeto tem buscado parceiros locais, públicos e privados, especialmente da área de mineração, o que resultou na efetivação de três parcerias com empresas privadas – Fosbahia, Pedreira Valéria e Terra Produtiva, que doaram parte do material para implantação das unidades.

Fonte: Chega Agora a Informação

Nenhum comentário: