sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Governo viabiliza recursos para municípios da Chapada combaterem incêndios

Do Governo da Bahia
_______________________________________________

Ainda neste mês o Governo do Estado firmará convênios com 23 prefeituras da região da Chapada Diamantina e Serra Geral. A previsão é que sejam repassados cerca de R$ 3 milhões, a serem utilizados nas iniciativas de combate aos incêndios florestais.

Os recursos, de acordo com o plano de trabalho elaborado pela Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec), permitem a contratação de brigadistas, locação de veículos, compra de ferramentas e alimentos para as pessoas que atuam na operação Chapada sem Fogo.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Antônio Rodrigues, o objetivo é apoiar os municípios para que tenham as condições necessárias de enfrentamento ao fogo. “Queremos agilizar ao máximo os trâmites, monitorar as ações. Tudo isso para otimizar os trabalhos e garantir que eles aconteçam de forma racional”, disse. Rodrigues explicou que o investimento na contratação de brigadistas por parte das prefeituras, por exemplo, evita o deslocamento de efetivos do Corpo de Bombeiros de outras regiões, medida que seria adotada somente em caso de agravamento da situação.

As iniciativas do governo do Estado visam envolver as prefeituras. Os municípios, como entes federativos, são os primeiros responsáveis pela adoção de medidas nos casos de decretação de situação de emergência. A Defesa Civil estadual está articulando, ainda, parcerias com entidades da sociedade civil organizada, órgãos públicos e diversos setores da iniciativa privada na região.

Estrutura adequada e apoio aos brigadistas

Todos os anos, diversos fatores influenciam o surgimento de incêndios florestais na Chapada Diamantina. Prolongada estiagem, baixa umidade do ar e incêndios criminosos são alguns exemplos. Para enfrentar a temporada de ocorrências mais frequentes, que se encerra em dezembro, o Governo do Estado vem intensificando as ações de combate ao fogo, com articulação entre diversos órgãos.

Para transporte de equipes nos municípios, a Cordec está disponibilizando, este ano, a locação de vários veículos do tipo pick-up. Além disso, 400 conjuntos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) serão distribuídos, para garantir a segurança dos homens que ficarão em campo. Fazem parte dos kits materiais como enxada, abafador, machado, luva, facão, bomba costal, botas, blusão, entre outros.

A Cordec também anunciou a contratação de quatro aeronaves do tipo “air tracktor” e dois helicópteros, para o lançamento aéreo de água. A estrutura de órgãos do governo na região, a exemplo de Corpo de Bombeiros, Direcs, Ebda, Adab, Dires, Derba, entre outros, será disponibilizada para o apoio ao combate e prevenção dos incêndios florestais.

Parcerias com voluntários e conscientização

Desde o mês de junho deste ano, a Defesa Civil discute uma série de iniciativas em parceria com brigadistas voluntários da região. “Esta é uma ação importante. O governo todo está empenhado para proteger a Chapada Diamantina e os demais biomas do Estado”, disse o coordenador de Defesa Civil.
“Estamos tentando mudar o cenário com o apoio do governo às brigadas, para que as conseqüências não sejam tão grandes como no passado”, disse Erlei Aguiar, brigadista de Ibicoara, Chapada Diamantina.

Segundo Antônio Rodrigues, o mais importante de uma ação como esta “não são somente recursos disponibilizados, e as estruturas que são montadas”, mas a conscientização. “A população tem que ter consciência de que cada foco de incêndio resulta em anos de recuperação da fauna e da flora. Precisamos trabalhar na prevenção”, concluiu.

Escritório avançado da Defesa Civil em Lençóis

Já está em atividade o escritório avançado, uma base de operações que a Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) instalou em Lençóis, para monitorar todas as ações relativas à campanha de prevenção e combate aos incêndios florestais na Chapada Diamantina.

Trata-se de uma casa ampla, no centro da cidade, dotada de equipamentos e técnicos que estarão à disposição da comunidade no período crítico, que vai de agosto a dezembro. O objetivo é possibilitar uma maior aproximação com todos os envolvidos no trabalho contra o fogo, auxiliando as brigadas e trazendo para uma mesma sintonia, técnicos municipais, sociedade civil, assim como todos os órgãos estaduais e federais.

Capacitação de técnicos municipais de Defesa Civil

Desde o último dia 31, a Cordec vem ministrando o curso básico de Defesa Civil para técnicos das Comissões Municipais de Defesa Civil (Comdecs) de 12 dos 24 municípios que compõem a Chapada Diamantina e Serra Geral.

Temas como formação de brigadas, defesa civil com foco em combate a incêndios florestais, entre outros, estão sendo abordados até esta sexta-feira (4), quando o curso acaba. O curso para os municípios restantes será realizado ainda neste mês de setembro.

Fonte: Governo da Bahia

Nenhum comentário: