terça-feira, 29 de setembro de 2009

Curso de Gestão Aplicada aos Arquivos Municipais

A Fundação Pedro Calmon/ Secult, através da Diretoria de Arquivos (DIARQ) realiza nos dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro, das 8h30 às 18h, na Casa Afrânio Peixoto – Lençóis, o Curso de Gestão da Informação aplicada aos Arquivos Municipais, em parceria com prefeituras municipais e Universidades (UFRB, UNEB, UEFS E UESC). O treinamento busca proporcionar um diálogo sobre a importância das normas arquivísticas e dos procedimentos técnicos previstos pelo Arquivo Nacional para a preservação dos acervos documentais sob a guarda dos Arquivos Públicos Municipais.
Os temas apresentados serão: conceitos fundamentais da tipologia documental; plano de classificação dos documentos públicos de caráter permanente, construção de guia e inventário para os arquivos permanentes, entre outros. As aulas serão ministradas pelas professoras Stela Dalva e Janete Ruiz de Macedo.
De acordo com o diretor da Diarq, Paulo de Jesus, o curso é importante por se configurar como uma atividade de formação continuada destinada prioritariamente aos funcionários dos Arquivos Públicos Municipais (APMs). “É um ambiente de intercâmbio entre os profissionais de arquivos, como também de pesquisadores, professores e estudantes que se dedicam a estudar questões que envolvem a gestão de arquivos,” destaca.
O curso possui carga-horária total de 72 horas divididas em três módulos de 24 horas cada, realizados na capital e em cidades-pólos do interior (Vitória da Conquista, Cachoeira, Feira de Santana, Jacobina, Lençóis, Ilhéus, entre outras) contemplando 15 Territórios de Identidade, que correspondem a aproximadamente 160 municípios convidados.
Esta edição é destinada a profissionais que atuam na gestão documental dos Arquivos Municipais de Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Ibitiara, Iraquara, Itaeté, Jussiape, Lençóis, Livramento de Nossa Senhora, Marcionílio Souza, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Seabra, Souto Soares, Utinga e Wagner.
Mais informações:
ASCOM Fundação Pedro Calmon: (71) 3116-6918 / 6676
Casa Afrânio Peixoto: (75) 3334-1728

Da Fundação Pedro Calmon

Nenhum comentário: