sábado, 26 de setembro de 2009

Acidentes na estrada BA 148 Rio de Contas a Livramento virou rotina

Por Ricardo Stumpf

Até quando?


Prezados amigos, até quando teremos que assistir impotentes, veículos despencando da Serra das Almas, na estrada que liga Rio de Contas a Livramento?

Semana passada foram dois caminhões.

A retrasada mais um e hoje mais um!

O pobre trabalhador que dirigia o caminhão de hoje, estava estirado na estrada. Não sei se sobreviveu.

O incrível é que não existem placas de sinalização alertando para o perigo.

As pessoas que caem, geralmente são motoristas de fora, que não conhecem a serra, principalmente a famosa curva do S, onde a pista se inclina repentinamente antes de duas curvas perigosíssimas.

Quantos já morreram ali?

Quantos ainda terão de morrer para que as autoridades se sensibilizem e exijam do DERBA que coloque a sinalização adequada?

Num desses acidentes, o motorista que conseguiu pular e se salvar, com poucas escoriações, foi visto trêmulo no meio da pista, por gente que vinha logo atrás. Pararam para socorrê-lo e ele, em estado de choque, lhes disse:

O povo dessa cidade não tem coração? Como deixam uma serra dessas sem uma placa de aviso?

Será que achamos que só gente de fora vai morrer na serra? Como se a vida dos de fora não valesse nada?

Será que não entendemos que um caminhão desgovernado na descida pode pegar uma van escolar subindo ou uma dessas caminhonetes cheias de gente na caçamba?

Será que teremos que esperar um acidente terrível, vitimando pessoas da cidade, para tomarmos uma providência?

Onde estão as prefeituras de Rio de Contas e Livramento, que não ligam para esse verdadeiro massacre semanal? Será que esses prefeitos realmente não tem coração?

E nós, cidadãos, o que podemos fazer?

Confesso que tenho muito medo, não de descer a serra, mas de subir e encontrar com um caminhão sem freios.

É só uma questão de sorte, ou de azar.

Que Deus nos proteja de tanto descaso.

5 comentários:

Anônimo disse...

Vamos ver até quando as autoridades vão fechar os olhos e ficar no jogo de empurra. Ricardo foi bem feliz em seu comentário. Não me lembrava desse detalhe. Quem está subindo corre tanto risco quanto os caminhões que descem.

Parabéns Ricardo por nos alertar sobre esse risco. Nunca mais subirei tão despreocupado.

Anônimo disse...

ricardo, penso q o cidadao riocontense tem q c menos vandalo e parar a destruicao de placas de transito pq lembro q a rodovia era bem sinalizada. eles estao destruindo as placas do trecho r de contas-m moura temos q fazer a nossa parte e tb cobrar do orgao competente 'derba'. abraços

Angela Santos disse...

A MORTE ESPREITA NAS CURVAS DA SERRA DAS ALMAS

Para aqueles que, como eu, transitam diariamente pela estrada Rio de Contas- Livramento a sensação é de que a cada curva a morte nos espreita, encoberta pelo manto do descaso e da indiferença dos órgãos competentes destes municípios.
Com o asfaltamento da estada que liga estes municípios a Jussiape houve uma mudança significativa no perfil do tráfego nesta estrada.
Isto pode até falar a favor de um desenvolvimento, mas a que preço?
Aqui em Rio de Contas ouve-se muito falar trazer desenvolvimento econômico, impulsionar o turismo, a cultura e a educação e sabe Deus que outras coisas mais.
Para que isto aconteça é necessário que as pessoas e os recursos cheguem até aqui e eu me pergunto como, se a principal via de acesso a nossa cidade expõe todos nós a um risco constante.
Fica aqui o meu apelo às instâncias competentes e responsáveis para cuidar do bem público, da segurança e bem estar dos cidadãos e a população em geral que não esperem por mais acidentes ou morte para que providências sejam tomadas.

Dra. Ângela Santos
Médica ginecologista residente em Rio de Contas e prestadora de serviços médicos nos municípios de Livramento e Dom Basílio.

Ana Angélica disse...

PARABÉNS AO CARLINHOS DA ISMATEC POR TOMAR A INICIATIVA DE COLOCAR AS PLACAS NA BR 148.FICO MUITO FELIZ EM SABER QUE EXISTEM PESSOAS COMO ÊLE QUE SE PREOCUPOU COM A SEGURANÇA DE TODOS QUE TRAFEGAM POR ESSA ESTRADA TÃO PERIGOSA.NÃO ME ESQUECENDO DE DOM,QUE TAMBÉM TEVE A INICIATIVA DE COLOCAR UMA FAIXA EM NOME DA PASTORAL.

Anônimo disse...

não só a estrada que mata rio de contas, essa gestão que disse que ia ser mudança, mudaram ainda pra pior.pensei que não era possível.
ex. praça do landim, ruas imundas, vermelhão só promessa,estou muito envergonhado.
só deus pra nos ajudar, por que os homens?