sábado, 8 de agosto de 2009

Rio de Contas pode ser forte pólo de citricultura

Do IO Agronômica ________________________________________________

É a Chapada Diamantina considerada pelos pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical uma região de grande potencial para o desenvolvimento da cultura de citrus. Os estudos para essa análise já duram cinco anos com a coordenação dos pesquisadores Orlando Sampaio Passos, Walter dos Santos Soares Filho e Clóvis Oliveira de Almeida. “A Chapada Diamantina é uma das regiões mais propícias para o cultivo de citros para mesa no Brasil”, afirma Orlando Passos. Na Bahia, atualmente, as principais regiões produtoras são o Litoral Norte e o Recôncavo.


O desenvolvimento da citricultura na Chapada Diamantina é o principal objetivo de uma parceria entre a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, a prefeitura municipal de Rio de Contas e o produtor rural Elias Pereira Cruz. Visando conhecer o comportamento de variedades cítricas nas condições da região, a Embrapa está avaliando um grupo de laranjas doces, tangerinas e outras espécies em duas propriedades. “As condições climáticas e edáficas são favoráveis, mas é necessário que se façam estudos no sentido de escolher as espécies e variedades adaptáveis a essas condições”, declara o melhorista Walter Soares.


Situada na parte central do estado, a região já foi chamada de “Alpes baianos” pelas baixas temperaturas das noites de inverno, que podem chegar a 6ºC, principalmente nos meses de junho e julho. Os solos Latossolos Vermelho-amarelos e Amarelos são predominantes, sendo os de maior potencial para agricultura os Vermelho-escuros e Cambissolos.

Fonte: IO Agronômica

Nenhum comentário: