domingo, 16 de agosto de 2009

50 anos da Revolução Cubana

Do Blog Pilha Pura/Mônica Bichara
_______________________________________________

Já que o clima é de comemorações, quero aproveitar para registrar os 50 anos da Revolução Cubana. Estive lá em dezembro de 1985 e foi uma experiência inesquecível.

Ontem na Câmara teve uma sessão pela data e os índices de desenvolvimento humano apresentados mostram que os ideais da revolução foram mantidos: analfabetismo quase zero, taxa de mortalidade materna quase zero, mais de 80% dos cubanos têm título de propriedade...

E o que dizer do chamado "exército de batas brancas"? São quase 10 mil estudantes da Escola Latino-Americana de Medicina, criada por Fidel Castro pra dar oportunidade a jovens carentes de toda a América, inclusive dos Estados Unidos, apesar do bloqueio criminoso imposto a Cuba. Entre eles, muitos baianos que fizeram relatos emocionantes. Um deles é da comunidade quilombola de Rio de Contas, outro de um assentamento do MST de Conquista, outro da pobre Vila Canária... Que outra oportunidade essas pessoas teriam de estudar MEDICINA? E não é pra curar os cubanos, não, é pra voltar para seus países de origem.

Por tudo isso, viva os 83 anos de Fidel, completados dia 12.

Fonte: Blog Pilha Pura

Nenhum comentário: