segunda-feira, 6 de julho de 2009

Veja como foi o São João em Marcolino Moura

Da Prefeitura de Rio de Contas
_________________________________________________

O melhor São João das Serras da Chapada Diamantina foi no Arraiá de Marcolino Moura em Rio de Contas.

Quem gosta das tradições Nordestinas, sabe o que é uma festa genuinamente junina. E é por isso que todo mundo que conhece o Arraiá de Marcolino Moura em Rio de Contas, quem já participou dessa festa inesquecível, não perde a oportunidade de viver essa emoção novamente.

Uma tradição que surgiu há décadas, por iniciativa dos moradores da comunidade, que reunida brincava e se alegrava em volta das fogueiras em pequenas concentrações. A coisa foi crescendo, vieram as inovações, as brincadeiras juninas, as quadrilhas, o forró animando e aquecendo as noites frias da Chapada e enchendo de alegria o São João de Marcolino Moura no mês de junho, o mês mais alegre do ano no sertão.

Esta tradição ganhou força e hoje já faz parte dos festejos oficiais do município. Infelizmente, por algum tempo, esta festa deixou de receber a atenção e o apoio que merece, mas, graças às mudanças de comportamento de toda a comunidade riocontense, inclusive no que diz respeito ao pleito eleitoral, muita persistência dos organizadores determinados, um povo guerreiro que não desiste nem se deixa vencer, foram à luta e esse ano a coisa teve uma outra face, a face da alegria, da confraternização, da liberdade e do apoio decisivo do ilustre filho da terra o Prefeito Dr. Márcio Farias que se orgulha de ter nascido em Marcolino Moura, torrão que guarda histórias de lutas e conquistas para o município de Rio de Contas.

Com o patrocínio da Prefeitura Municipal, a festa cresceu e superou todas as expectativas de público e animação. Com entusiasmo os moradores e convidados brincaram e se divertiram com atrações como o Casamento na Roça, Quebra Pote, Bumba meu Boi, Trança Fitas, Quadrilhas, Fogueiras, "Pau" de São João, a Queima de Fogos, tradicional Queima de espadas e até o Jegue Som.

O resultado de todo esforço empreendido na organização da festança, foi nada menos que um dos melhores festejos de São João que a comunidade de Marcolino Moura já viu, tendo a honra de receber atrações musicais de peso como: XODÓ DA BAHIA, CHAPÉU DE COURO, CALDO DE CANA, EDMILSON BATISTA, RENAN MOREIRA, LUARADA BANDA, BANDA REPRISE, CHICO MIA, dentre outras.

Atraídas pela expectativa de um grande acontecimento, a multidão festeira chegou por lá e o arraia de Marcolino Moura foi só alegria.

Parabéns a toda a comunidade, ao Prefeito Dr. Márcio, aos assessores Júnior, João Souto e toda equipe administrativa, também às demais personalidades que se sensibilizaram com a importância desta tradicional festa popular e colaboraram de forma decisiva para o sucesso do evento.

Se você não esteve lá, não perca no ano que vem a chance de participar de um evento aconchegante, autêntico e animado. No coração da Chapada Diamantina, no clima típico da região, momentos inesquecíveis aguardam os visitantes. O sucesso deste e de outros eventos culturais em Rio de contas, representa o desejo latente de um povo em valorizar e manter viva a chama do folclore sertanejo.

Por: Samuel Rodrigues de Lima

Veja aqui as Fotos

Fonte: Prefeitura de Rio de Contas

Nenhum comentário: