sexta-feira, 10 de julho de 2009

Chapada Diamantina é escolhida como um dos dez ecodestinos do Brasil

Do Governo da Bahia

_________________________________________________

A Chapada Diamantina, região que abrange 28 municípios da Bahia, foi apontada pelo site UOL Viagem como um dos dez principais ecodestinos do país.
A localidade, também conhecida pelo potencial do solo, rico em diamantes e outras pedras preciosas e semipreciosas, dispõe de uma área de 38 mil quilômetros quadrados – maior que países como a Holanda – e possui antigas trilhas de garimpeiros, cachoeiras, montanhas, chapadas.

Tombada há 26 anos pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan), a localidade possui muitas serras onde se iniciam todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas, que formam piscinas naturais e transparentes. Lá também são encontradas comunidades esotéricas e alternativas como no Vale do Capão.

A Chapada, além das belezas naturais, oferece várias opções de caminhadas pela cidade e longos trekkings pelo Parque Nacional. Os outros atrativos admirados pelos frequentadores são a Cachoeira da Fumaça, com a maior queda livre do Brasil (380 metros), e o deslumbrante Poço Encantado, onde a luz do sol reflete na água uma tonalidade de azul indescritível, além de rochas a 40 metros de profundidade.

O Parque Nacional, que foi criado em 1985, abrange uma área de 152 mil hectares da Serra do Sincorá e arredores, incluindo os municípios de Lençóis, Palmeiras, Andaraí e Mucugê.

Outras atrações podem ser visitadas como o Morro do Pai Inácio (Palmeiras) cartão-postal da Chapada, de onde se tem uma visão de 360º de toda a região, Poço Azul (Nova Redenção), onde acontece o mesmo fenômeno do Poço Encantado, com uma vantagem, o banho nas águas azuis é permitido.

Fonte: AGECOM

Nenhum comentário: