sexta-feira, 19 de junho de 2009

Produção de peixes em tanquesrede beneficia municípios do sudoeste

Da AGECOM
_________________________________________________
Pequenos produtores rurais de sete municípios localizados no sudoeste da Bahia estão sendo beneficiados com a produção de peixes a partir da técnica do uso de tanquesrede. Graças à distribuição de mais de 250 mil alevinos (filhotes de peixe) produzidos pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), através da Bahia Pesca, feita desde o final do ano passado, já foi possível realizar a despesca, que é a captura dos peixes na fase adulta, para consumo e comercialização.


Por meio do Projeto de Unidade Demonstrativa em Tanques-rede, o trabalho vem sendo realizado nos municípios de Vitória da Conquista, Paramirim, Caculé, Ibiassucê, Anagé. Caraíba e Tremedal, onde famílias de produtores rurais capturaram durante o período da Semana Santa mais de cinco toneladas de peixe.


As estimativas feitas por técnicos da Bahia Pesca indicam que até o final deste mês a despesca nessas regiões venha a proporcionar a produção de mais de 15 toneladas de peixe do tipo tilápia.


Para o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, o principal resultado desse trabalho, que conta com a parceria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), é de natureza social. “Isso porque, além de ser uma alternativa de alimento, a atividade de piscicultura gera renda e, através da capacitação técnica, oportunidades de emprego, principalmente para os mais jovens”, disse.


Além dos mais de 250 mil alevinos distribuídos este ano na região, a Bahia Pesca fez a entrega de 200 tanquesrede, que são utilizados pelas famílias cadastradas nas respectivas associações para produção e engorda dos pescados.


Em Ibiassucê, por exemplo, o projeto foi instalado na Barragem do Rio Jacaré e já beneficiou diretamente 17 famílias de pequenos produtores rurais da localidade de Santo Antônio.


No município de Tremedal, outras 18 famílias cadastradas na Associação de Pescadores do Açude Público de Tremedal, administrada pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), foram beneficiadas diretamente com o projeto. Ao todo, a iniciativa mantida pela Bahia Pesca já beneficia 159 famílias nesses sete municípios da região sudoeste.


Fonte: AGECOM

Nenhum comentário: