sábado, 20 de junho de 2009

Comemoração de Corpus Christi

Da Prefeitura Municipal de Rio de Contas
________________________________________________

As comemorações religiosas do dia de Corpus Christi, voltaram a ser celebradas com mais dedicação, amor e incentivo em Rio de Contas.

A festa do Santíssimo, realizada todos os anos com o patrocínio da Câmara Municipal e Prefeitura Municipal, além de se tratar da festa do padroeiro, tem sido, sem sombras de dúvidas, uma das mais belas da Bahia. Precedida pelas novenas, cujos novenários ficam a cada noite, ficam a cargo dos representantes dos diversos segmentos da sociedade como: professores, comerciantes, funcionários públicos, artesões, etc.

Após a última novena, na véspera da festa, a Banda Filarmônica “Lira dos Artistas”, realiza uma passeata pelas ruas, acompanhadas por autoridades que carregam brasões municipais, populares e grande número de turistas que se deleitam ante o deslumbrante colorido das lanternas que adornam as fachadas das residências, prédios públicos e comerciais. Após a passeata, realiza-se o leilão no adro da igreja, animado pela filarmônica. As prendas são arrematadas por moradores e turistas, cuja renda é destinada à manutenção da igreja.

Na quinta-feira, dia da festa, a comunidade levanta cedo, inclusive o alunado do colégio, assessorados por professores e trabalhadores da Prefeitura Municipal, se apressam em iniciar a decoração das ruas com tapetes coloridos, com figuras representativas da simbologia da festa, confeccionados com palhas de arroz, serragem, areia colorida e cal.
Momentos antes da procissão, colocam-se vasos com plantas ornamentais nas calçadas e nas janelas, toalhas e colchas artisticamente trabalhadas.

A missa solene, ponto mais alto das festividades, realiza-se às dez horas, sempre presidida pelo reverendíssimo Bispo da Diocese sediada em Livramento de Nossa Senhora, coadjuvado pelo pároco local e convidados. Conta com grande número de fiéis e turistas, autoridades locais, da região e do estado também sempre abrilhantam o evento religioso. Também animam a missa, os corais da igreja e a notável Lira dos Artistas. Da-se então a exposição e adoração do Santíssimo Sacramento.

A tarde tem lugar a procissão, a essa altura as ruas, calçadas e casas já estão adornadas para saudar a passagem do Corpus Christi, que desfila protegido por um “Pálio”, carregado por sacerdotes e autoridades locais. No percurso da procissão improvisam-se altares, em frente a algumas entidades, onde se celebra a “Benção Solene”, acompanhada da chuva de papel picado e queima de fogos de artifícios durante a elevação do “Santíssimo Sacramento”.
No encerramento da festa, os fogos de artifício mais uma vez iluminam o céu, saudando o Santíssimo com a benção final.

Neste ano, uma programação diversificada e criativa agradou a todos moradores e participantes. Além do tradicional e encantador cerimonial, aconteceram atos marcantes, como o show musical com o cantor Canidé e a tão esperada atração religiosa, a apresentação do renomado Padre Juarez de Castro que veio de São Paulo e reuniu uma multidão de fiéis espectadores. Também mereceu destaque o trajeto da procissão, que ficou maravilhoso, com a nítida devoção de todos que prestigiaram o ato maior da celebração.

A contribuição dos Sarcedotes da igreja católica, dos responsáveis pela condução dos trabalhos na Paróquia do Santíssimo Sacramento, colaboradores e do poder público municipal, foram muito importante para resgatar a participação e a espiritualidade da comunidade nos festejos.
Milhares de pessoas visitaram Rio de Contas para apreciar os tradicionais tapetes de Corpus Christi. Confeccionados pela comunidade. Vale registrar o esforço importante do Secretário de Governo João Souto, homem íntegro que se doa, que representou neste evento todo o entusiasmo, a alegria, o comprometimento, a boa vontade e a responsabilidade em fazer bem feito, João com seu dinamismo, muito bem representa a nova equipe administrativa, todo o Secretariado do Prefeito Márcio, que se doou em todos os aspectos para o brilho da festa.

A Festa de Corpus Christi, é a maior do calendário oficial das comemorações religiosas de Rio de Contas. "É muito bom ter uma cidade tão linda, que cultiva e busca resgatar suas tradições, presenteando seus filhos e visitantes, com grandes atrativos", disse o prefeito. Para Dr. Márcio Farias, foi uma grande felicidade, como devoto, como filho da terra e na qualidade de gestor, poder colaborar para que esta magnífica tradição religiosa fosse realizada com tamanho sucesso.

Dentre as autoridades presentes, registramos o Prefeito Dr. Márcio Farias, o vice-prefeito de Rio de Contas Jonas Mafra, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Hudson Pitta, vereadores, lideranças, ministros da igreja católica, visitantes ilustres, convidados, muitos turistas e filhos da terra, que marcaram presença, colaborando para o fortalecimento dessa tradição que se revigora.

Para o jovem prefeito de Rio de Contas: “A Festa de Corpus Christi é um dos eventos mais importantes da cidade e proporciona um espetáculo maravilhoso de arte e religiosidade. É uma manifestação, singela, mas muito bonita porque os fiéis participam efetivamente dessa homenagem, cabe então ao gestor, buscar contribuir da melhor forma possível, oferecendo a infra-estrutura necessária, para que a comunidade siga realizando este espetáculo, essa verdadeira expressão da cultura da nossa gente” resumiu o prefeito.

Por: Samuel Rodrigues de Lima

Veja aqui as Fotos

Fonte: Prefeitura de Rio de Contas

Nenhum comentário: