terça-feira, 5 de maio de 2009

Serviço de esgotamento sanitário beneficia 5,7 mil habitantes em Rio de Contas

A implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade histórica de Rio de Contas está em fase de conclusão. Grande parte da estrutura que vai garantir a coleta e o tratamento do esgoto doméstico da zona urbana do município está concluída.
A previsão para o término dos trabalhos é o segundo semestre, quando o sistema entrará em operação, garantindo que a água utilizada pelos moradores da sede municipal retorne para a natureza, após tratamento adequado, sem causar poluição ambiental. Cerca de 5,7 mil habitantes serão beneficiados com mais saúde e qualidade ambiental.
Hoje, os esgotos domésticos da cidade são destinados a fossas sépticas ou a tubulações, que lançam diretamente nos córregos do Rio Brumado, cujas águas abastecem tanto os moradores de Rio de Contas como os de Livramento de Nossa Senhora, cidade no pé da Serra das Almas.
Com recursos da ordem de R$ 5,6 milhões, o Governo do Estado, por meio da Embasa, está implantando a estrutura necessária para que os moradores de Rio de Contas contem com serviço de esgotamento sanitário.
A cidade reconhecida nacionalmente como a que melhor preserva seu patrimônio Histórico, também passará a preservar seu patrimônio natural, como as cascatas da Cachoeira do Fraga. O local é muito visitado por turistas que chegam à cidade em busca de lazer e contato com a natureza.
O sistema contará com 930 ligações domiciliares, 26,6 quilômetros de rede coletora, duas estações elevatórias (bombas), uma estação de tratamento e emissário final. A estação de tratamento terá caixa de areia, digestores anaeróbios (Dafas), lagoas de tratamento e leito de secagem para destinação adequada do lodo residual. O efluente tratado, livre de carga poluidora, será lançado no Rio Brumado. De acordo com o superintendente de Meio Ambiente e Projetos da Embasa, Júlio Mota, a qualidade dos efluentes tratados é monitorada pela própria empresa e fiscalizada por órgãos ambientais do Estado.
A licença ambiental expedida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) para a implantação do sistema de esgotamento sanitário de Rio de Contas exige que a Embasa cumpra a Resolução 357 do Conama, que dispõe sobre o padrão de qualidade do efluente tratado em estações de tratamento de esgoto.
Emprego
O investimento da Embasa integra as ações do Programa Água para Todos do Governo do Estado e gerou, na sede de Rio Contas, 100 postos de trabalho diretos para a comunidade local. Depois da prefeitura, que emprega cerca de 450 pessoas, a Embasa é o maior empregador da cidade, seguida pelo comércio.
Rebeca Lasetá Gomes, 22 anos, ensino médio completo, nascida e criada em Rio de Contas, não perdeu tempo quando soube que a Embasa iria começar a obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade. Ela trabalha como secretária do canteiro de obras.
“O campo de trabalho aqui é muito escasso. Quando aparece uma obra do governo, eu me apresento logo. Eu trabalhei na pavimentação da estrada Rio de Contas-Jussiape. Depois que a obra da Embasa acabar, vou procurar um posto de trabalho na obra de recuperação das BAs 262 e 263 (Vitória da Conquista-Brumado) que foi recentemente anunciada pelo Governo do Estado”, diz Rebeca.
O auxiliar de almoxarifado Eduardo Oliveira Costa, 32 anos, tem experiência na área de construção civil, mas não é sempre que consegue trabalho em Rio de Contas. “Como a cidade é muito pequena, às vezes fico sem emprego. Quando isso acontece, trabalho como autônomo, reformando ou construindo casas por encomenda”, conta.

Nenhum comentário: