quarta-feira, 20 de maio de 2009

Falta acompanhamento e controle nas obras do esgoto em Rio de Contas






Um fato tem marcado a realização do esgoto de Rio de Contas: a qualidade com que a empresa Franco Araújo tem realizado as obras. Por toda a cidade o que se vê são operações "tapa buraco." Após a conclusão dos serviços e depois das chuvas o que se vê são "reparos" serem feitos por várias e várias vezes no mesmo lugar. Ora por abatimentos, ora por saliências.

Quem passa ou mora na cidade sabe bem o que está relatado aqui.

Antes que se diga, não se trata de retirar o mérito da obra (que por sinal é a maior que a cidade já recebeu considerando os ganhos sociais, ambientais e de saúde pública) mas, questionar para o desperdício. Falta fiscalização da Embasa já que ela é responsável pela rede de esgoto e pelo contrato, e como todos sabemos, ao final esses "constantes reparos" trará custos a obra.
Quanto à prefeitura, também tem se mantido omissa uma vez que ele é que é a responsável pelo alvará da obra e como tal, deveria cobrar que ao final da escavações, mantivessem pelo menos o nível anterior do já ruim calçamento feito em pedras brutas em toda a cidade.

Segundo a Embasa os recursos aplicados são da ordem de R$ 5,6 milhões.

Esse diálogo merece reflexão!


*Diálogo construído a partir de sugestões e conversas com alguns leitores. Sobre o que estamos precisando dialogar? mande sua sugestão:
noticiasderiodecontas@gmail.com

2 comentários:

ANGELA GUEDES disse...

Caro Altemar eu creio que o descaso geral seja em virtude do contrato não ter sido rigoroso. Pois se tivesse sido rigoroso e bem feito estas coisas não estariam acontecendo. Pois, pelo que sei toda obra financiada pelo governo tem que ter um acompanhamento e o pagamento deveria ser feito por etapas. A cada etapa se tudo tivesse de acordo o dinheiro seria liberado. Mas esta dando para notar que isso não estava no contrato. E quem leva a pior somos nos.

Anônimo disse...

por falar em esgto e as diarias q a pref aprovou pro prefeito com a ajuda da camara???? e esse blog nãp comentou isso ate agora? absurdo diarias de mais de 1.000 r$ pro prefeito e 40 pro coitado do motoista da ambulancia