domingo, 26 de abril de 2009

Lançamento do Programa ProJovem

Investir em uma política nacional integrada, com programas e ações voltados para o desenvolvimento integral do jovem brasileiro representa uma dupla aposta: criar as condições necessárias para romper o ciclo de reprodução das desigualdades e restaurar a esperança da sociedade em relação ao futuro.
Com essa perspectiva, a cidade de Rio de Contas, lançou o Programa ProJovem Adolescente. O programa social de transferência de renda beneficia os jovens pertencentes às famílias incluídas no Programa Bolsa-Família e é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal e o governo federal através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
O projeto oferece cursos profissionalizantes para as famílias que possuem filhos nesta faixa etária, além de uma ajuda em dinheiro por mês para cada filho. Destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua re-inserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania. Dentre as exigências para participar do programa, os jovens devem ter 75% de freqüência nas aulas para receber os benefícios. A intenção é elevar a escolaridade do público-alvo, fazendo com que ele conclua o ensino fundamental, passe mais tempo na escola e alcance a profissionalização.
O ProJovem tem como finalidade primeira, proporcionar formação integral aos jovens, por meio de uma efetiva associação entre:Formação Básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental; Qualificação Profissional, com certificação de formação inicial;Participação Cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.
Nessa perspectiva, o Programa tem como finalidades específicas:
A re-inserção dos jovens no processo de escolarização; a identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o mundo do trabalho; a participação dos jovens em ações coletivas de interesse público; a inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação; a ampliação do acesso dos jovens à cultura.
Para o prefeito Márcio Farias, o programa vem ao encontro dos interesses do governo municipal, de preparar os jovens para a vida profissional, dando a eles a oportunidade de aprender e, ao mesmo tempo, receber uma renda. “Apesar das dificuldades, a atual administração está empenhada em investir no setor social do município e não medirá esforços para continuar prestando assistência aos mais carentes”.O prefeito enfatizou o trabalho inicial realizado pela atual equipe administrativa em prol dos mais necessitados e destacou que a importância do programa está em preparar os jovens para o mercado de trabalho.
Os jovens ganharam uniformes completos e assinaram termo de responsabilidade em zelar pelos mesmos. Na oportunidade, houve uma apresentação detalhada do programa pela equipe.O prefeito enfatizou a importância da dedicação para o crescimento pessoal, profissional e social dos inscritos como mudança de vida.
A Assistente Social e Coordenadora Kelen - lembrou a importância da presença para que nenhum inscrito seja prejudicado ou mesmo eliminado do programa.Os trabalhos de lançamento foram comandados por Linalva Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social e Cátia Simone Bonfim Reis Souto Gestora do Programa Bolsa família.
Fonte: PMRC

Nenhum comentário: