quinta-feira, 12 de março de 2009

Turismo interno é fortalecido com novos vôos de Salvador para Lençóis, Petrolina e Vitória da Conquista

A partir da próxima segunda-feira, 16/03, a Trip Linhas Aéreas amplia a sua malha aérea na Bahia, passando a operar novos voos diretos partindo de Salvador, com destino a Vitória da Conquista (BA) e a Petrolina (PE). No próximo mês, a partir do dia 25, será inaugurada mais uma rota entre a capital baiana e a cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina.

A nova linha, que vai beneficiar o turismo na Chapada Diamantina, foi comemorada pelo trade turístico da região, durante encontro dos empresários locais com o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, no gabinete da Setur, em Salvador.

Também participaram da reunião, integrantes das prefeituras de Andaraí, Lençóis, além de entidades do setor. Eles discutiram estratégias para estimular o fluxo de visitantes e garantir a frequência semanal do voo da Trip, principalmente na baixa estação.

O secretário Leonelli garantiu que vai estudar alternativas para divulgar o novo serviço de transporte para a região. “É uma grande vitória do turismo da Bahia que ansiava pela retomada desse voo”.

Por outro lado, o trade local, segundo o diretor do Chapada Convention, Dionísio Martins, garantiu que os empresários da região possuem recursos reservados para participar do calendário de eventos do turismo, destacando eventos como o Encontro de Negócios da Braztoa, em São Paulo, a BNTM, em Fortaleza, e o Bahia Mostra Bahia, em Salvador. “O governo foi o grande agente para a atração deste voo e agora o nosso desafio é mantê-lo”.

O voo de Salvador a Lençóis terá frequência semanal, aos sábados, e duração de 55 minutos. Localizada no centro do estado, a cidade é porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada Diamantina, que reúne atrativos naturais e culturais, além de um conjunto arquitetônico que remonta ao Brasil Colônia.

A nova linha vai facilitar o acesso a cidades como Rio de Contas, Morro do Chapéu, Andaraí e Vale do Capão, que também atraem visitantes com o ecoturismo e o turismo de aventuras.

Enoturismo - Para Petrolina, cidade do Vale do São Francisco, situada a apenas três minutos da baiana Juazeiro, o voo terá duração de 1h15min e estará disponível diariamente, de segunda a sexta-feira. Os roteiros turísticos na região incluem passeios pelo rio São Francisco e visita à Barragem de Sobradinho, o maior lago artificial do mundo. Outro atrativo é o enoturismo, produto lançado em 2008 pela Setur e Bahiatursa, onde o visitante pode passear pelos vinhedos, participar da colheita da uva, e conhecer de perto o preparo dos vinhos e espumantes produzidos na região.

Já com relação à viagem para Vitória da Conquista, o voo terá duração de 60 minutos e frequência diária, de segunda a domingo. O município do sudoeste é a terceira maior cidade do estado e tem um clima tropical com temperatura média anual de 19,6°C. A micareta Miconquista, em abril, e o Festival de Inverno da Bahia, em agosto, além do agronegócio são os maiores atrativos de visitantes à cidade.

12/03/2009
Ascom / Setur
(71) 3116. 4103 / 4105
ascom@setur.ba.gov.br
www.setur.ba.gov.br
www.bahia.com.br

Fonte: Setur

Nenhum comentário: