Representantes de 18 municípios dos territórios de identidade Sertão Produtivo, Bacia do Paramirim, Vitória da Conquista, Chapada Diamantina e Bacia do Rio Corrente, participaram do “Seminário Unidos e Fortes para Superar Desafios”, promovido pela deputada Marizete Pereira (PMDB), na cidade de Rio de Contas, no último final de semana. O evento foi aberto pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, com a participação do vice-governador Edmundo Pereira, de 12 prefeitos, 48 vereadores, secretários municipais, vice-prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas ligadas ao mandato.
Ao final do encontro, os participantes aprovaram a Carta de Rio de Contas, cobrando dos governos estadual e federal a implantação de cursos profissionalizantes de nível técnico e superior, vez que menos de 2% dos alunos chegam à universidade, “dado que revela a perversidade de um sistema excludente, perpetuado para manter a região no atraso social e econômico que caracteriza a maioria dos municípios envolvidos”, segundo o documento.
De acordo com Marizete Pereira, o objetivo primordial do seminário foi apoiar a capacitação dos gestores para a administração do conjunto dos recursos públicos, de forma a atender às necessidades mais prementes da população, além de promover o desenvolvimento equilibrado e sustentável.
Durante os dois dias do evento, os participantes assistiram às palestras proferidas pelo Secretário Juliano Matos do Meio Ambiente, e técnicos do Ministério da Integração Nacional, do Tribunal de Contas dos Municípios e das secretarias estaduais da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.
O seminário visou ainda favorecer a integração entre as administrações dos municípios. “A troca de experiência, de informações, é um poderoso instrumento de trabalho para os prefeitos, especialmente aqueles que estão iniciando agora o mandato”, disse a deputada. (em 23.03.2009)
Fonte: PMDB
Nenhum comentário:
Postar um comentário