sábado, 28 de março de 2009

Carta de Rio de Contas cobra mais investimentos em Educação

Representantes de 18 municípios dos territórios de identidade Sertão Produtivo, Bacia do Paramirim, Vitória da Conquista, Chapada Diamantina e Bacia do Rio Corrente, participaram do “Seminário Unidos e Fortes para Superar Desafios”, promovido pela deputada Marizete Pereira (PMDB), na cidade de Rio de Contas, no último final de semana. O evento foi aberto pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, com a participação do vice-governador Edmundo Pereira, de 12 prefeitos, 48 vereadores, secretários municipais, vice-prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas ligadas ao mandato.

Ao final do encontro, os participantes aprovaram a Carta de Rio de Contas, cobrando dos governos estadual e federal a implantação de cursos profissionalizantes de nível técnico e superior, vez que menos de 2% dos alunos chegam à universidade, “dado que revela a perversidade de um sistema excludente, perpetuado para manter a região no atraso social e econômico que caracteriza a maioria dos municípios envolvidos”, segundo o documento.

De acordo com Marizete Pereira, o objetivo primordial do seminário foi apoiar a capacitação dos gestores para a administração do conjunto dos recursos públicos, de forma a atender às necessidades mais prementes da população, além de promover o desenvolvimento equilibrado e sustentável.

Durante os dois dias do evento, os participantes assistiram às palestras proferidas pelo Secretário Juliano Matos do Meio Ambiente, e técnicos do Ministério da Integração Nacional, do Tribunal de Contas dos Municípios e das secretarias estaduais da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.

O seminário visou ainda favorecer a integração entre as administrações dos municípios. “A troca de experiência, de informações, é um poderoso instrumento de trabalho para os prefeitos, especialmente aqueles que estão iniciando agora o mandato”, disse a deputada. (em 23.03.2009)

Fonte: PMDB

Nenhum comentário: