quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Vereadores visitam projeto barraginhas em Rio de Contas

Uma comissão de vereadores visitou, na última quarta-feira (18), o povoado de Lagoa Grande, distrito de Marcolino Moura, município de Rio de Contas, para conhecer o projeto da construção de barragens de pequeno porte, que garantem abastecimento de água na zona rural, mesmo nos períodos de estiagem.

O projeto, mais conhecido como barraginhas, foi implantado pelos pequenos agricultores Alberto Souza Santos e Francisco Gonçalves da Silva, surgindo da necessidade de manutenção das lavouras durante a estiagem. A primeira barraginha foi construída no leito do Rio das Contas há doze anos, utilizando as pedras do próprio rio, tem 70 metros de largura e foi a pioneira da região.

Alberto Souza Santos, que é presidente da Associação de Moradores de Lagoa Grande, afirma que após a implantação da primeira barraginha, outros pequenos agricultores copiaram a idéia. “A barragem que o Governo do Estado construiu não atende as demandas da comunidade”, disse.

Projeto poderá ser implantado em Conquista - Para o vereador Joel Fernandes (PTN), o projeto é bem-sucedido e poderá ser implantado na zona rural de Vitória da Conquista. “Os agricultores, de forma organizada e em sintonia com a natureza, resolveram o problema da seca na região. Nosso município poderá aplicar a mesma técnica na zona rural”, afirmou.

O vereador Hermínio Oliveira (PDT) destacou o baixo custo do projeto. “Essa iniciativa é uma referência para nosso município e para os governos estadual e federal. Poucas pessoas, com tão poucos recursos, realizaram uma obra tão importante para a população”, destacou.

O vereador Gildásio Silveira (PT), ressaltou a importância da presença da comissão de vereadores para conhecer o projeto. “Quero parabenizar os agricultores Alberto e Francisco pela iniciativa. Com poucos recursos e boa vontade conseguiram realizar uma obra de tamanha importância para aquela comunidade”, afirmou.

A comissão que visitou o projeto também foi composta pelos vereadores Álvaro Pithon, Luciano Gomes, Emanoel Moura e Vivi Mendes, Luciano São José (coordenador de Comunicação da Câmara), além dos assessores Maurício Sena, Vivaldo Santos,Taise Cardoso, Josiane Sampaio e Nivaldo Santos.

Fonte: Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Um comentário:

Anônimo disse...

Da Fundação Banco do Brasil:
"A técnica consiste na escavação de buracos em forma de meia lua com aproximadamente 16m de diâmetro de 1,8m de profundidade, formando minuaçudes que armazenam a água das chuvas e contêm enxurradas, evitando erosões e amenizando os danos de enchentes. Gradativamente, as águas vão se infiltrando no solo e, como consequencia, o nível do lençol freático fica mais elevado. Com a água, hortas são irrigadas e dá até para criar peixe. Havendo uma sequencia maior de barraginhas no mesmo eixo da enxurrada, já é possível revitalizar o córrego mais próximo. Além de recuperar o nível d'água de lençóis freáticos, a técnica combate danos ambientais".