quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Desfile de fantasia é atração em Rio de Contas

Glauco Wanderley, da Agência A TARDE

O Carnaval começa a esquentar a partir desta quinta-feira, 19, em Rio de Contas, a 630 quilômetros de Salvador, com o desfile de fantasias que percorre as ruas do Centro Histórico da cidade, embalado pela Banda de Sopro a caminho do Clube Riocontense, onde a festa continua com um baile.

De acordo com o vice-presidente da comissão organizadora do Carnaval de Rio de Contas, João Carlos Souto, o desfile de fantasias existe há mais de 30 anos e conseguiu firmar uma tradição que atrai turistas para a cidade a fim de observar a criatividade e alegria de quem gosta de aproveitar a festa.

“Os pacotes turísticos passaram a incluir o baile e a cidade toda vai. É tudo cercado de muita expectativa, pela curiosidade de ver o que as pessoas vão inventar desta vez”, conta João Carlos. Para ele, Rio de Contas tem a vantagem de nunca ter deixado de realizar o Carnaval. “Por isso, nos tornamos uma referência para toda a região, atraindo visitantes das cidades vizinhas”, avalia Souto.

Quanto aos turistas, ele registra que são principalmente de Salvador, mas também aprece muita gente de Minas Gerais e São Paulo. “A população da cidade, que é cerca de 5 mil habitantes, chega a até 30 mil neste período”, garante. Embora também tenha axé music, o Carnaval de Rio de Contas encontra na tradição seu principal atrativo. De acordo com Souto, a tranquilidade é uma das marcas do lugar, que raramente registra ocorrências policiais.

As ruas de Rio de Contas foram decoradas pelo artista plástico Marcelo Badaró, que preside a comissão organizadora da festa. Um cenário sob medida para as bandas que tocam as tradicionais marchinhas. “É muito tranquilo e aconchegante”, garante Souto.

Este ano será a primeira vez que a cidade receberá a visita de um governador no Carnaval. A programação prevê a presença de Jaques Wagner na segunda-feira.

Fonte: Jornal A Tarde

Nenhum comentário: