quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Incêndios na Chapada Diamantina estão em fase de desaceleração

“Os incêndios florestais na região da Chapada Diamantina estão em fase de desaceleração”, informou o capitão Jean Vianey, do 11º Grupamento de Bombeiros de Lençóis, na manhã desta quinta-feira (13). Ele destacou que os focos de incêndio nos municípios de Lençóis, nas localidades de Barro Branco e Remanso, Rio de Contas e Paramirim já estão controlados.

Os dados sobre o controle dos incêndios foram obtidos na quarta-feira (12), durante sobrevôo da equipe do Grupamento de Bombeiros, o que resultou no monitoramento e levantamento das áreas ainda atingidas pelo fogo.

Segundo o relatório emitido pelo Comando de Operações do Interior, foram verificados focos nos municípios de Bonito (1), Morro do Chapéu (2), Gentio do Ouro (3), Seabra (2), Palmeiras (1), Itaberaba (2), Andaraí (3), Mucugê, Ibicoara e Lençóis, na região da Estiva. “As chuvas não foram suficientes para debelar todos os focos, mas resultaram em aumento da umidade do ar, o que facilita o combate”, disse Vianey.

Hoje, cerca de 30 bombeiros estão combatendo o fogo na região do Gerais do Rio Preto, dentro do Parna Chapada Diamantina, uma área com atributos naturais que atrai turistas do mundo inteiro. Quatro aeronaves tipo air tractor e três helicópteros, sendo um do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e dois do Instituto do Meio Ambiente (IMA), estão apoiando as ações.

O trabalho de planejamento e prevenção da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) garantiu que apenas pequenas ocorrências fossem registradas no Parque Estadual de Sete Passagens, localizado no município de Miguel Calmon, que abrange uma área de 2,5 mil hectares e é gerido pelo governo da Bahia.Para o diretor de Unidades de Conservação da Sema, Plínio Neto, a ação tem apoio de 25 brigadistas voluntários e dos seguranças do parque.

Fonte: AGECOM


Nenhum comentário: