segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Carro fica pendurado em paredão na Serra das Almas


Por muito pouco não aconteceu uma tragédia na manhã desta segunda-feira, (29), por volta das 11 horas, quando um Fiat Strada, vermelho, placa JSP-8818, ficou pendurado e, por muito pouco, não despencou a ribanceira, num trecho em declive da BA-148 - Serra das Almas – rodovia que liga Livramento de Nossa Senhora a Rio de Contas.

O motorista, conhecido como “Vital da Barrinha”, disse que vinha descendo, quando perdeu o controle do seu automóvel, o qual foi salvo pela parede de proteção, local onde é comum acorrer acidentes, principalmente, envolvendo caminhões, em razão da descida da serra ser muito íngreme. Felizmente, o condutor do automóvel saiu sem gravidade.

As informações são do  L 12

domingo, 28 de agosto de 2011

Operação Estocada: dez traficantes são presos


Dez pessoas foram presas em uma operação da Polícia Civil em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, que pretendia combater o tráfico de drogas e assaltos na região, além de cumprir mandados de prisão. Um suspeito de tráfico na região reagiu à abordagem e morreu em troca de tiros com a polícia. Segundo o delegado Romilson Santos, os dez presos “não chegam a ser uma quadrilha” e agiam em sua maioria por conta própria. O delegado diz que o tráfico de drogas tem aumentado na região e muitas vezes os mesmos envolvidos com tráfico são responsáveis pelos assaltos.

Foram presos Jorge da Silva Oliveira, William Pereira Costa, Raimundo Nonato Espírito Santo Coelho, Neiva Luci da Silva Santos, Anderson Souza Silva, Gregson Jeferson Silva Lima, Edivaldo Chaves Araújo, Rui Gevásio Amorim Lima, Samuel da Silva Lima e Wilson Aguiar Pessoa. Um envolvido com o tráfico, Adailton Miranda da Silva, morreu ao resistir a prisão. Dos detidos, três tinham mandados de prisão. Outros seis foram presos por tráfico de drogas e um por posse ilegal de arma.

Todos estão na delegacia de Livramento, que contou com o apoio da Polícia Militar da cidade, além das 20ª e 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Foram apreendidos na operação uma quantidade ainda não pesada de cocaína, R$ 1.600 em dinheiro, uma moto com chassi adulterado e dois revólveres.

Com informações do Brumado Notícias

Polícias Civil e Militar realizam mega operação em Livramento de Nossa Senhora


Uma grande movimentação de policiais civis e militares acordou Livramento de Nossa Senhora e Paramirim, nesta sexta-feira (26), em cumprimento de 49 mandados de prisão expedidos pela Justiça local. A Polícia Civil deve divulgar ainda hoje o balanço da operação. Sabe-se oficialmente, até agora, de que 12 (doze) pessoas foram presas em fragrantes e mandados de prisão.

A polícia divulgou para a imprensa, agora a pouco, os nomes de: Jorge da Silva Oliveira, William Pereira Costa, Raimundo Nonato Espírito Santo Coelho, Neiva Luci da Silva Santos, Anderson Souza Silva, Gregson Jeferson Silva Lima, Edivaldo Chaves Araújo, Rui Gevásio Amorim Lima, Samuel da Silva Lima e Wilson Aguiar, cinco estão foragidas; duas armas de fogo foram apreendidas, sendo uma delas calibre 32 e outra calibre 38.

Foram apreendidas, ainda, uma boa quantidade de maconha (em Livramento e Paramirim); 40 gramas decocaína, 4,2 gramas da droga oxi, crack, R$ 1.600, em dinheiro, além de uma motocicleta Honda Biz - com chassí adulterado - máquinas caça-níqueis e animais silvestres. Segundo consta em ocorrência, das 12 pessoas que foram presas, houve uma resistência, sendo que Adailton Miranda da Silva, 31 anos, morreu durante confronto com a polícia.

A operação, batizada de “Operação Estocada” aconteceu, simultaneamente, em Livramento de Nossa Senhora e Paramirim, sudoeste do Estado da Bahia.

De acordo com a polícia, a maior operação policial já realizada nas duas cidades foi um duro golpe contra a criminalidade, onde cerca de 35 viaturas e pelo menos 200 policiais foram empregados, a qual contou com 3 (três) guarnições da CIPE-SUDOESTE - antiga CAESG; 2 (duas) do GAT - da Polícia Civil de Vitória da Conquista; 1 (uma) do Pelotão Especial Tático Operacional (Peto) de Brumado; 2 duas da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), de Vitória da Conquista; 2 (duas) do Pelotão Especial da 46ª CIPM (PELOPES) e demais viaturas de cidades circunvizinhas, dentre as quais correspondem área de atuação da 46ª CIPM e da 20ª COORPIN/Brumado.

A operação contou, ainda, com policiais dos Setores de Inteligência da 46ª e 34ª CIPM, investigadores da Polícia Civil, além de policiais civis de Itapetinga e Guanambi, estando à frente das diligências o Coordenador da 20ª COORPIN, Bel. Elvander Miranda, junto com o Bel. Odilson Pereira, delegado coordenador da Polícia Civil de Vitória da Conquista, com o apoio de, pelo menos, 10 delegados titulares de Delegacias, dentre eles o Dr. Romilson Dourado dos Santos, titular local.

Por parte da Polícia Militar, a operação foi comandada pelo Major PM Jorge Brito Macêdo, comandante da 46ª CIPM; a subcomandante, Cap PM Cleise Delfino da Costa e todo efetivo de Oficias da CIPM. Duas das 12 pessoas detidas foram liberadas após serem ouvidas.

Com informações do L 12

sábado, 27 de agosto de 2011

Rapidinhas da política

Deu no site Bahia já:

Em audiência com o governador Jaques Wagner os deputados petistas Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), conversaram sobre as conjunturas políticas nacional e estadual e perspectivas para as eleições municipais de 2012, como também apresentaram demandas das regiões Sudoeste e Serra Geral.

Dentre as solicitações já encaminhadas, os parlamentares reforçaram os pleitos para a construção da barragem do Rio Pardo, do novo aeroporto de Vitória da Conquista e obras para apoiar a fruticultura irrigada em Livramento, Dom Basílio e Rio de Contas: a transposição do excedente das águas das chuvas do rio Brumado, assim como a pressurização das águas Bloco I do Perímetro Irrigado do Brumado.

Resta saber o real benefício desse pedido para a cidade de Rio de Contas. Espaço aberto para a manifestação dos deputados.

Do Mural de Notícias:

A participação do deputado Marcelino Galo(PT) no útltimo dia 20 nos festejos do padroeiro de Arapiranga, São Bernardo.

Do Blog do Fredinho:

Acrescenta que o deputado participou de atos de filiação de lideranças políticas da cidade ao Partido dos Trabalhadores - PT.

Charge Brasil





quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Rio de Contas receberá projeto de Educação Ambiental

A partir de setembro, ações da segunda fase do Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (Peamss) serão desenvolvidas em 13 municípios do interior do estado. O objetivo é fortalecer a participação da sociedade civil nas questões relativas ao saneamento básico. Até sexta-feira (26), cerca de 100 pessoas participam de treinamento no Centro de Treinamento de Líderes, em Itapuã, para compor as equipes que atuarão em Coaraci, Conceição do Coité, Entre Rios, Gandu, Guanambi, Itanhém, Jacobina, Jeremoabo, Mulungu do Morro, Muritiba, Palmeiras, Rio de Contas e Wanderley.

Esses municípios foram selecionados por ter população de até 70 mil habitantes e estar com obras de saneamento em execução ou em fase de projeto, que é realizado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), via Núcleo de Pesquisa em Habitação Popular (Thaba).

Presente na abertura do Seminário de Capacitação de Recursos Humanos do Peamss, na segunda (22), o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, falou sobre a importância da ação no processo de universalização dos serviços de saneamento. “As políticas de saneamento não se resumem à execução de obras. É preciso também envolver a sociedade, estimulando o controle social, educando e conscientizando a população sobre a utilização correta dos sistemas e a respeito da importância da questão ambiental”.

Durante o evento foi destacada a Lei nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. O controle social é exercido por meio de audiências públicas, conselhos consultivos e deliberativos, entre outros expedientes, para que o poder público e a sociedade civil organizada participem da formulação de políticas, planejamento e avaliação relacionados aos serviços públicos de saneamento básico.

Sustentabilidade

Para a assistente social Maíra Rosa da Silva, que vai compor a equipe do Peamss, em Rio de Contas, quando se trata de saneamento básico é primordial a necessidade de engajar a comunidade em todo o processo. “A boa utilização dos sistemas de água e esgoto como garantia de sua sustentabilidade e a importância da cobrança de tarifas são exemplos de questões que devem ser tratadas e discutidas diretamente com a população envolvida. Além disso, as pessoas capacitadas agem como agentes multiplicadores em suas comunidades, disseminando informações”,

As ações do projeto foram iniciadas no final de 2009 e já contemplaram outros 13 municípios baianos, que fizeram parte da primeira fase do projeto, que também contribuirá para o processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento (PMS) dos municípios envolvidos. O prazo destinado à elaboração do PMS se encerra em 2013 e o não cumprimento acarretará no bloqueio de verbas federais para a realização de projetos de saneamento.

Com informações da Secom

XIII Festival da Cachaça em Abaíra


Acontecerá de 15 a 18 de setembro, o XIII Festival da Cachaça em Abaíra.

Confira as atrações deste ano:

Quinta-feira - 15

José Augusto
Lordão
Forró no Virote
Sexta-feira - 16

Forró Menina Faceira
Silvano Salles
Sabádo - 17

Forró Amor de Cinema
Harmonia do Samba
Domingo - 18

Kaldo de Kanna
Renan Moreira

Mais informações na página do evento clicando aqui.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Faltou uma

A presidente Dilma anunciou a criação de duas novas Universidades Federais para a Bahia: a UFOBA (Universidade Federal do Oeste da Bahia), sediada em Barreiras e com outros campus também em Luis Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa e Barra; e a UFESBA (Universidade Federal do Sul da Bahia), com sede em Itabuna e subsedes em Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

Além disso anunciou uma extensão da UFBA em Camaçari, uma da UFRB (Universidade Federal do Reconcavo) em Feira de Santana e a criação aé 2013 da UNILAB (Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira, em São Francisco do Conde.

Com isso, todas as regiões da Bahia ficam atingidas pelo ensino universitário federal, com excessão do sudoeste baiano, já que o norte do Estado já conta com a UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São rancisco), em Paulo Afonso.

O governador Jaques Wagner já se pronunciou sobre esta carência, dizendo que fica faltando uma Universidade situada mais ao centro da Bahia, já que a UFOBA está mais ao noroeste.

Esta é a oportunidade para Rio de Contas reivindicar a instalação de uma universidade no município, pois a exemplo de Cachoeira, sede da UFRB, e de Ouro Preto, sede da UFOP, é uma cidade histórica, tombada pelo patrimônio, que precisa de novas funções econômicas para alavancar o seu desenvolvimento, sem prejudicar sua arquitetura antiga.

Seu clima frio, devido à sua altitude e sua posição geográfica, ao sul da chapada e no centro da região sudoeste, lhe dão uma vantagem enorme para reivindicar a instalação desta última Universidade Federal.

Não podemos esperar que o atual governo do município, que prima pela mesquinharia política e pelo imobilismo, corra atrás disso. É preciso que toda a sociedade riocontense se mobilize nessa luta para sediar uma Universidade Federal da Chapada Diamantina.

Por Ricardo Stumpf

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Iphan entrega obras da Igreja de Santana em Rio de Contas e do Cemitério de Santa Isabel em Mucugê.


Nos próximos dias 24 e 25 de agosto, a Superintendência do Iphan na Bahia entrega as obras de Conservação do Cemitério de Santa Isabel, no município de Mucugê, e as obras de Conservação e estabilização da Igreja de Santana, no município de Rio de Contas, respectivamente.

Foram investidos recursos do PAC das Cidades Históricas, na ordem de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinquenta mil reais) em Rio de Contas, e na ordem de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) em Mucugê.

Na primeira intervenção foram realizados principalmente os serviços de substituição de cobertura, revisão geral da estrutura do telhado, revisão de instalações, reforço de alvenarias e estruturas, construção de anexo com espaços de apoio, urbanização do entorno imediato e adequação à legislação de acessibilidade universal, etc.

Já no Cemitério de Santa Isabel, foram executados serviços de revisão de instalação elétrica, construção de mausoléus em gavetas, limpeza geral, paisagismo, pintura e recomposição de alvenarias e adornos, etc.

A Igreja de Santana, Rio de Contas

A igreja de Santana além de integrar o Conjunto Arquitetônico protegido de Rio de Contas, foi tombada individualmente pelo IPHAN em 1958 através do processo nº 0446-T, sob a inscrição nº 325 do Livro Histórico.

Trata-se de monumento da primeira metade do século XVIII, assim descrita no processo de tombamento “recuada em relação às edificações vizinhas e precedida por um adro que se articula com sua nave por ampla escadaria. Em alvenaria de pedra, nunca chegou a ser concluída, tendo suas obras paralisadas, em torno de 1850, devido ao êxodo da população local para outra região mineira. Sua composição adota raro partido, com três naves e capela-mor que se comunica com as sacristias que lhe são justapostas, através de arcos. No fundo da capela-mor, janelas altas conferem-lhe uma característica especial. É possível que este modelo tenha sido trazido à região pelos mineiros que aí chegaram no período do ciclo diamantífero. Naves laterais e torres não ultrapassam o nível do térreo e, ao que tudo indica, seriam as primeiras recobertas por galerias. Seu frontispício apresenta três portas de acesso em arco pleno, superpostos por janelas rasgadas de igual número, sendo encimada por frontão recortado e pináculos que coroam os cunhais. Seus muros em alvenaria de pedra não são rebocados, exceção feita ao frontão e trecho superior da fachada”.
O Cemitério de Santa Isabel, Mucugê

Integrante do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico, tombado em 1980 através do processo nº 0974-T-78, inscrito no Livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico sob o nº 081, assim descrito “o cemitério de Santa Isabel implanta-se na encosta rochosa da Serra do Sincorá, a noroeste da cidade de Mucugê. Sua construção foi iniciada em 1854, pela Câmara Municipal e concluída em 1886, quando uma epidemia assola a Vila. A escolha deste sítio deveu-se, provavelmente, à existência de terrenos planos fáceis de escavar e próximos da cidade. O cemitério está dividido em duas partes: uma plana, murada, situada sobre os terrenos de aluvião do vale onde estão as covas rasas e a outra, constituída por um conjunto de mausoléus implantado sobre a encosta rochosa da serra. Os mausoléus brotam da rocha nua, como a vegetação, numa integração similar às "locas" ou "tocas", habitação dos garimpeiros que na região se instalavam. O arranjo paisagístico integra os mausoléus, como forma, à rocha em decomposição, concorrendo para tal os elementos arquitetônicos empregados. A distinção é promovida pela cor dos mausoléus, constituídos em pedra e/ou tijolos, revestidos de reboco, caiados. Muitos terminam em arcos ornamentais, coroados quase sempre por pináculos; outros tantos são miniaturas de igrejas e capelas”.

Ainda na Chapada Diamantina, encontram-se em fase de contratação as obras de Conservação do Cemitério e Igreja de São Sebastião, com previsão de investimento de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais); da Praça do Mercado, com previsão de investimento de R$ 100.000,00 (cem mil reais), ambos em Andaraí, distrito de Igatú; e dos serviços de Restauração dos Bens Móveis e Integrados da Igreja do Santíssimo Sacramento, em Rio de Contas, com investimentos previstos na ordem de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), intervenções estas objeto dos Acordos de Preservação do Patrimônio Cultural – APPC do PAC das Cidades Históricas, a serem executados ainda no ano de 2011.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IPHAN

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Comerciante é assassinado a tiros em Livramento de Nossa Senhora

Ontem, quarta-feira (17), Livramento de Nossa Senhora, sudoeste do Estado, amanheceu com uma notícia muito triste. O comerciante do ramo de alimentos, Jânio Quadro Moreira, 50 anos de idade, foi assassinado com quatro disparos de arma de fogo, por volta das 23 horas da noite de ontem, no momento em que estava chegando em sua residência, localizada na Rua João Correia e Silva, bairro Polivalente, área considerada nobre da cidade.
O crime, de acordo com informações colhidas no local, foi praticado por homens, os quais estavam embarcados em uma motocicleta e, após assassinar o comerciante, empreenderam fuga. De acordo perícia quatro disparos atingiram a vítima, e não cinco como chegaram a ser codigitado, que caiu no local e não deu tempo de ser socorrido, morrendo no local do fato. Ninguém soube informar quem efetuou os disparos e pessoas ligadas a Ele disseram não saber atribuir o autor do fato.

Em destaque, poções de areia cobre os "rastros" de sangue

O caso está nas mãos da Polícia Civil local, na pessoa do delegado titular, Romilson Dourado dos Santos, o qual deve iniciar uma linha de investigação para tentar chegar aos assassinos. Logo cedo, muitas pessoas estiveram presentes na residência do comerciante para prestarem solidariedade à família.
O local do crime foi periciado pela Criminalística. Na seqüência, o corpo foi recolhido ao DPT da cidade de Brumado. Jânio Quadro Moreira era natural de Marcolino Moura, distrito de Rio de Contas, cidade histórica da Chapada Diamantina. De acordo com familiares, o corpo dele será sepultado naquele Distrito. A vítima era casado e deixou dois filhos.

As informações são do Portal L 12

Feira Livre de Rio de Contas será na sexta-feira, 19

Em virtude da comemoração do padroeiro do Distrito de Arapiranga, São Bernardo, a prefeitura de Rio de Contas decretou a transferência da feira livre do distrito sede para a sexta-feira, 19.

A festa de São Bernardo é uma das mais tradicionais do muncípio.



quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Instituto Federal de Educação em Rio de Contas?

É apenas uma pergunta! mas a resposta positiva parece estar longe. Ao anunciar nesta terça-feira, 16, duas novas universidades federais para a Bahia, o Governo Federal anunciou também novos Institutos Federais de Educação, os chamados IF's, que se originaram dos antigos Centros Federais de Educação Tecnológicas, os Cefetes.

Na Bahia serão instalados nos municípios de Xique-Xique, Serrinha, Alagoinhas, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha. Outros dois ficarão nas regiões do Recôncavo e da Chapada Diamantina, mas ainda sem local definido.

Rio de Contas, sem força política, sequer cogita hipótese de sediar um dos IF's levando em consideração o critério de território de identidade ou mesmo um campus da Universidade do Estado da Bahia. Cidades históricas de Minas Gerais são bons exemplos de cidades históricas que se tornaram cidades universitárias.

A Chapada Diamantina, por sua história, sua baixa densidade populacional (não pelo tradicional critério de alta) e pela localização geográfica já poderia ter seu pólo de educação.

Baianos ganham duas novas universidades federais

O governo federal anunciou nesta terça-feira, 16, a criação de duas novas universidades federais no estado. A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba) será criada a partir do desmembramento do campus da Federal da Bahia em Barreiras e terá campi nas cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Barra e Bom Jesus da Lapa.

A Universidade do Sul da Bahia (Ufesba) terá sede em Itabuna e campi nas cidades de Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Em Feira de Santana será criado um campus da Federal do Reconcâvo e em Camaçari um campus vinculado a Federal da Bahia.

Finalmente o Governo Federal está reparando um erro histórico. A Bahia que durante décadas só possuía a Universidade Federal da Bahia (Ufba) durante a gestão do então presidente Lula foi descentralizada e teve seu campus de Cruz das Almas transformada em Universidade Federal do Reconcâvo Baiano (Ufrb) e criado os campi de Vitória da Conquista e Barreiras. A Ufrb abriu ainda campi nas cidades de Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Cachoeira.

Já no norte do estado foi criada a Univasf, que abrange os estados da Bahia (Juazeiro e Senhor do Bonfim), Pernambuco (Juazeiro) e Piauí (São Raimundo Nonato).

É mais oportunidade que a região dispõe para reverter o quadro no atraso social e econômico em relação às demais regiões do país. Diziam até então, que a pobreza no nordeste era oriunda da malvada "seca" e que a única solução era migrar para o sudeste e os que possuíam melhor poder aquisitivo, ir estudar na capital.

Só se muda um país com EDUCAÇÃO.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

0,5% do Orçamento para a Novo Horizonte

Está no Diário Oficial do Município de 18 de maio de 2011, o extrato do contrato firmado entre a Prefeitura de Rio de Contas e a Viação Novo Horizonte através de Inexigibilidade de Licitação, ou seja, modalidade em que há inviabilidade competição.

Inviabilidade porque em pleno começo da SEGUNDA década do século XXI ainda persiste na maior parte das cidades do interior da Bahia o monopólio nos transportes coletivos intermunicipais, que em Rio de Contas tem a Novo Horizonte como a exclusiva concessionário do serviço.

O que chama a atenção é valor do contrato: R$ 72.000,00. Valor que compra em torno de 1.000 passagens para a capital, destino de boa parte dos que precisam de passagens, que segundo objetivo do contrato, é destinado ao tratamento de saúde de pessoas carentes do município.

Considerando que o orçamento anual do muncípio está em torno de R$ 14.000.000,00, tal soma equivale a 0,5% do orçamento anual do muncípio.

Os cidadãos que não possuem condições de realizar seus exames ou tratamentos fora de Rio de Contas devem procurar a Secretaria de Saúde e requistar tal direito. Passagens não faltam, mas devem comprovar que não possui condição financeira de adquirí-las.

Charge Brasil



Fonte:
Uau Mais

Novo Horizonte renova a frota. Mas e Rio de Contas?


Empresa fez desfile na cidade de Brumado. Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Foi com grande alarde e com direito a carreta que a Novo Horizonte apresentou no último dia 02, na cidade de Brumado, sua nova frota de ônibus. Segundo o Brumado Notícias, são 22 ônibus que farão a ligação entre Salvador e diversas cidades da região.

Em Rio de Contas fica a expectativa de que algum dia a empresa apresente pelo menos melhoria dos seus serviços. Atualmente quem precisa se deslocar até a capital baiana precisa pegar ônibus em Livramento, cidade a 9 km, para obter um pouco de conforto em ônibus executivo ou leito.

Outra opção desastrosa, é esperar pelo incerto ônibus das 2 da tarde que passa em horários não muito confiáveis. Sem ar, sujo e desconfortável, o passageiro deverá seguir até a cidade de Abaíra onde terá que aguardar por outro que parte de lá para Salvador. Vale lembrar que da cidade de Jussiape até Abaíra ainda não possui asfalto.

As linhas que fazem o roteiro Vitória da Conquista a Rio de Contas também não ficam atrás nos quesitos referentes a pontualidade, conforto e segurança. Quem viaja ou viajou pela empresa sabe o martírio que é os 214 km que ligam as duas cidades.

A AGERBA, orgão estadual responsável pela fiscalização parece não existir. A Polícia Rodoviária nunca para, tampouco multa as diversas irregularidades cometidas pela empresa. Viajar em pé é algo rotineiro. Quem nunca ficou na estrada porque a "correia" do ônibus quebrou? Na rede social Orkut, a empresa até ganhou uma comunidade: "Odeio Viajar de Novo Horizonte" e possuí quase 6.ooo membros. Nela estão os mais variados relatos e que nunca se identificou com um deles que atire a primeira pedra.

Para a população fica a esperança que algum dia, algum político, em alguma esfera de governo possa fazer algo. Afinal eles não andam de ônibus, somente de avião. Se alguém souber de algum que tenha ao menos visitado Rio de Contas utilizando o serviço dessa empresa avisem-nos para que possamos a corrigir a injustiça dessa afirmação. Mas é preferível que além de ter feito a viagem, tenha também apresentando a cobrança/projeto/reclamação que combata tal situação.

noticiasderiodecontas@gmail.com



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dois riocontenses são presos após roubo de farmácia em Livramento


Dois homens foram presos na noite da última terça-feira após roubar uma farmácia no Centro de Livramento de Nossa Senhora. De acordo com a polícia, Eduardo da Silva vulgo “TINGA” e Robson Santos Fiaes, vulgo “TUBINHO DE LINHA”, ambos, residentes no bairro Vermelhão, em Rio de Contas, entraram na Farmácia Ideal, situada na Praça João Marques e, fazendo menção de estarem armados, roubaram a quantia de R$ 273,60 em dinheiro e fugiram a pé.

Uma guarnição do Pelotão Especial da Polícia Militar (PELOPES), comandanda pelo Sd PM Barbosa, capturou os dois ainda próximos do local e recuperaram o produto do roubo. Além de serem reconhecidos pelas vítimas, eles conversaram a ação. Ambos os autores foram presos em flagrantes e apresentados na delegacia, para a lavratura do flagrante.

Com informações do L 12

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cilcista se prepara para 13ª Corrida Ecológica

Beto Bike, ao lado do prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Carlos Souto. (Foto: Átila Oliveira/Brumado Notícias).

Alguiberto Bezerra dos Santos, o ‘Beto Bike’, ciclista e empresário Brumadense, prepara-se para a 13ª Corrida Ecológica, que será realizada num percurso entre as cidades de Brumado à Rio de Contas, no dia 04 de setembro.

Pedalando durante a semana, 80 km, e nos finais de semana, 169 km, entre as cidades onde acontecerá a competição, o atleta treina, intensamente, para a prova que está em sua 13ª edição e já reuniu grandes atletas do ciclismo nacional como: Rogério Paulista, que participou da Volta de Portugal e hoje é um dos maiores expoentes do ciclismo brasileiro; o gaúcho Robson Pacheco, com grande experiência em provas internacionais, como a participação de dois pan-americanos, corridas na França, Itália, entre outras.

A Corrida Ecológica Brumado – Rio de Contas é hoje, certamente, o sonho de todo ciclista nacional, devido a dificuldade do percurso e por ser uma das provas mais conceituada do país, sendo assim uma consagração para todos os participantes. Segundo Alguiberto, “a perseverança nos treinamentos e investimentos na aquisição de um excelente equipamento, condizentes com o atleta, são dados que permitem, exclusivamente, alcançar os objetivos, ou seja, uma excelente colocação na referida prova e luto por isso”, disse.

Com informações do Brumado Notícias

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Após cancelar voos Passaredo volta atrás

Depois de anunciar na semana passada a suspensão do recém inaugurado segundo horário de Guarulhos X Vitória da Conquista X Salvador, a companhia áerea Passaredo voltou a divulgar em sua página de vendas na internet a disponiblização do seu segundo horário no trecho.

A explicação dada anteriormente é que a empresa faria uma "readequação em sua malha área", mas logo em seguida divulgou nota alegando que "em função de recente Inspeção Técnica realizada pela Autoridade Aeronáutica no Aeroporto de Vitória da Conquista, a qual propôs algumas restrições operacionais à pista, o Setor de Segurança Operacional da Passaredo recomendou a suspensão temporária dos voos noturnos naquela localidade."

Conincidência ou não, e conforme divulgamos ontem, a sua concorrente TRIP passou de um voo diário para Salvador para três. Dessa forma ganha a população que dispões de mais opções de horários e de preços mais baixos. É a lei da concorrência.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Deficiências no aeroporto de Conquista voltam a prejudicar população

Pouco menos de um mês depois da companhia áerea Passaredo ter iniciado um novo voo ligando São Paulo X Conquista X Salvador e com roteiro inverso, a empresa na semana passada suspendeu o novo horário.

O motivo alegado por meio de nota é que "em função de recente Inspeção Técnica realizada pela Autoridade Aeronáutica no Aeroporto de Vitória da Conquista, a qual propôs algumas restrições operacionais à pista, o Setor de Segurança Operacional da Passaredo recomendou a suspensão temporária dos voos noturnos naquela localidade. Essa suspensão se dará até que ocorra a instalação de um equipamento de auxílio à rampa de aproximação. Com a instalação desse equipamento, as operações noturnas voltarão a normalidade, garantindo-se os elevados padrões de segurança da Empresa."

Em contrapartida, a concorrente Trip, anunciou dois novos voos ligando a capital do sudoeste a Salvador. Os voos seguirão até Recife com escala em Aracaju. As passagens para Salvador, a depender da data estão custando até R$ 99,00, mais barato que passagem em ônibus leito. Com isso, a Trip soma três voos para a capital baiana.

As companhias áreas já perceberam a grande demanda da região por novos voos. Entretanto, restrições aos pousos e decolagens tem levado a mudanças de planos e suspensão de horários. Já está em curso procedimento licitatório para a construção do novo aeroporto da cidade que poderá trazer para a região grandes companhias como TAM e Gol e mais opções aos moradores da região que utilizam o aeroporto de Vitória da Conquista.

II Conferência Municipal de Cultura de Rio de Contas

Será realizada no dia 30 de agosto a II Conferência Municipal de Cultura de Rio de Contas sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que é etapa integrante da IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia.

Seus trabalhos serão realizados a partir do tema central: Planejar é preciso: diretrizes paraconsolidação dos Sistemas de Cultura.

A II Conferência Municipal de Cultura de Rio de Contas tem por objetivos:

I - Discutir a cultura do município nas suas dimensões simbólica, cidadã e econômica;

II - Propor estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável;

III - Promover o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos e pesquisadores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões;

IV - Propor estratégias para democratizar o acesso dos habitantes de Rio de Contas à produção e à fruição dos bens e serviços culturais;

V - Propor estratégias para a consolidação dos sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura;

VI - Aprimorar e propor mecanismos de articulação e cooperação institucional entre os entes federativos e destes com a sociedade civil;

VII - Fortalecer e facilitar a formação e funcionamento de fóruns e redes de artistas, agentes, gestores, estudiosos e pesquisadores, investidores e ativistas culturais;

VIII - Propor estratégias para a implantação dos Sistemas Estadual e Municipais de Cultura, bem como do Plano de Cultura;

IX - Iniciar o processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura;

X - Eleger os delegados municipais para a etapa territorial da IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia, a ser realizada em data e local definidos pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
A eleição dos delegados será realizada em plenária, conforme critérios definidos no Regulamento da II Conferência Municipal de Cultura.

Com informações do Diário Oficial do Município

domingo, 7 de agosto de 2011

Embrapa aposta no potencial da Chapada Diamantina para a citricultura

O desenvolvimento da citricultura na Chapada Diamantina é o principal objetivo de uma parceria entre a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, a prefeitura municipal de Rio de Contas através da secretaria Municipal de Agricultura e o produtor rural Elias Pereira Cruz, com apoio do Banco do Nordeste. O projeto está sendo conduzido há cinco anos pelos pesquisadores Orlando Sampaio Passos, Walter dos Santos Soares Filho e Clóvis Oliveira de Almeida.

“A Chapada Diamantina é uma das regiões mais propícias para o cultivo de citros para mesa no Brasil”, afirma Orlando Passos. Na Bahia, atualmente, as principais regiões produtoras são o Litoral Norte e o Recôncavo.

Visando conhecer o comportamento de variedades cítricas nas condições da região, a Embrapa está avaliando um grupo de laranjas doces, tangerinas e outras espécies em duas propriedades: na Bagisa S.A., em Ibicoara, e no Sítio Recanto dos Pássaros, em Rio de Contas. “As condições climáticas e edáficas são favoráveis, mas é necessário que se façam estudos no sentido de escolher as espécies e variedades adaptáveis a essas condições”, declara o melhorista Walter Soares.

Situada na parte central do estado, a região já foi chamada de “Alpes baianos”pelas baixas temperaturas das noites de inverno, que podem chegar a 6ºC,principalmente nos meses de junho e julho. Os solos Latossolos Vermelho-amarelos e Amarelos são predominantes, sendo os de maior potencial para agricultura os Vermelho escuros e Cambissolos.


Condições favoráveis

Segundo a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car), empresavinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) do governo do Estado, há nessa microrregião uma área potencial de 18.690 hectares irrigáveis para usoprincipalmente pela horticultura, com abundância de recursos hídricos.

“Um fato importante é a predominância de pequenas propriedades nesses municípios, o que constitui, ao lado das condições climáticas, justificativa para sedesenvolver uma citricultura visando ao mercado interno e, posteriormente, externo defrutas cítricas, em especial do grupo das tangerinas”, afirma Clóvis Almeida, pesquisador da área de socioeconomia da Embrapa.

Um exemplo é a tangerina ‘Ponkan’, cuja qualidade (coloração e peso do fruto) é bastante superior à das produzidas em outras regiões do país. Os frutos produzidos em Rio de Contas apresentam coloração alaranjada, intensa e uniforme.

O produtor Paulo Paschoal dos Santos, 81 anos, foi o pioneiro do cultivo da tangerineira ‘Ponkan’ em Rio de Contas. Também cultiva as laranjeiras Bahia, Baianinha,Lima e Pera, todas no espaçamento de 5 m x 5 m. As mudas foram adquiridas em Minas Gerais, prática comumente adotada na região. “Se não houvesse ainda tanta incredulidade, a região poderia ser transformada em uma potência, a ponto de atrair compradores de São Paulo, tal é qualidade da fruta, devido ao clima privilegiado e da inexistência de pragas, tão comuns nas principais regiões produtoras do país.

Foram implantados 8 (oito) Lotes básicos no Município de Rio de Contas parceria EMBRAPA , Secretaria Municipal de Agricultura. Com informações da SEAGRI de Rio de Contas

História da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas

A Corrida Ecológica Brumado/Rio de Contas é uma prova de que a força de um ideal pode se materializar através de muita luta e perseverança.

Tudo começou quando no início do ano de 1998, o jovem Alecarlos Pires, em uma manhã de domingo, juntamente com um grupo de amigos, foi realizar um passeio ciclístico, que saiu de Brumado com destino a histórica Rio de Contas.

Conforme os quilômetros iam sendo rompidos pelo grupo uma idéia se tornou cada vez mais latente dentro da imaginação daquele jovem de 15 anos, que sonhava ver o município ter uma forte representação em uma das categorias olímpicas de maior beleza plástica, que é o ciclismo.

A fusão de duas cidades de grande importância, uma com forte conteúdo industrial e outra com uma essência histórica, cultural e ambiental, se revelou uma junção poderosa, unindo dois setores tão diferentes, que fazem da Corrida uma das mais autênticas de todo o pais.

Brumado sempre foi um grande celeiro de atletas e o ciclismo era uma das modalidades mais emergentes naquela época e por isso o sonho foi se cristalizando, pela garra e determinação de um jovem amante dos esportes, que queria promover a sua cidade, fazendo-a ingressar no cenário esportivo estadual e nacional.

Ato contínuo, voltando para Brumado, Alecarlos Pires, começou a sua trajetória em rumo à realização de seu sonho.

Vários contatos começaram a ser estabelecidos e, aquilo, que no primeiro momento parecia irrealizável, começou a sair do campo do abstrato e ganhar contorno reais.

Com a forte substância de integrar os jovens ao contexto social de uma vida equilibrada e saudável, a realização de uma prova ciclística que atraísse, inicialmente, a nata do ciclismo regional começou a ser formatada através de sucessivos contatos com empresários esportivos, com a mídia e com os ciclistas locais.

O fator ecológico também foi imprescindível, pois o mundo no final do século XX já começa a dar mostras evidentes de sua preocupação com o equilíbrio ambiental, onde termos como efeito estufa, camada de ozônio e gazes poluentes, começaram a ganhar a mídia mundial.

A viagem de Brumado a Rio de Contas é rica em detalhes significativos da flora e da fauna sertaneja, tendo a Chapada Diamantina como roteiro, sendo este um dos cenários dos mais belos em todo o pais, tanto que é reconhecido em todo o planeta como um verdadeiro santuário da natureza.

Em setembro do mesmo ano, o ideal do jovem Alecarlos Pires teve seu início efetivo com a realização da primeira prova que foi intitulada Corrida Ecológica Brumado – Rio de Contas, com a participação de 32 atletas, os quais foram parte do projeto embrionário que hoje se tornou um dos maiores eventos esportivos da Bahia.

Nestes 13 anos de história a Corrida Ecológica Brumado – Rio de Contas, ganhou conceito e representatividade, fruto de um trabalho árduo, mas muito prazeroso, que se consolidou ao longo destes anos.

Atletas de renome mundial já participaram da prova, caso de Rogério Paulista, que participou da Volta de Portugal e hoje é um dos maiores expoentes do ciclismo brasileiro; do gaúcho Robson Pacheco, com grande experiência em provas internacionais, como a participação de 2 pan-americanos, corridas na França, Itália entre outras. Na esfera local Osvair Silva, o legendário Bidola, é outro integrante no rol da fama da CERB.

A vitória na corrida Ecológica Brumado – Rio de Contas é hoje, certamente, o sonho de todo ciclista nacional, pois é uma das provas mais conceituadas, sendo também uma das mais duras de todo o circuito nacional, se constituindo assim uma consagração para todos aqueles que a vencem

Neste ano de 2011 a Corrida ganha um status mais elevado ainda, pois, sua logística e seu planejamento organizacional estão mais robustos e a expectativas e uma das melhores possíveis.

A direção da prova espera uma grande participação popular, pois, também a popularização do ciclismo é um outro ideal a ser buscado.

sábado, 6 de agosto de 2011

Charge Brasil


Reprodução do Blog da Resenha Geral

Repasse de verbas para Rio de Contas - Julho de 2011


O cidadão que deseja conhecer os valores repassados às prefeituras municipais pode acessar o Demonstrativo de Distribuição de Arrecadação no site do Banco do Brasil (no campo nome do beneficiário insira o nome da sua cidade). O link é:

https://www17.bb.com.br/portalbb/djo/daf/Demonstrativo,802,4647,4652,11,1.bbx

Para o mês de julho a prefeitura de Rio de Contas totalizou os seguintes valores:

TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO

Débito Benef. = 262.645,68 D
Crédito Benef. = 1.110.656,50C

No site é possivel verificar os repasses detalhados das seguintes receitas:

FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS
FEP - FUNDO ESPECIAL DO PETROLEO
ICMS - DESONERACAO DAS EXPORTACOES LEI 87/96
ITR - IMPOSTO TERRITORIAL RURAL
ICS - ICMS ESTADUAL
FUS - FUNDO SAUDE
IPM - IPI EXPORTACAO - COTA MUNICIPIO
CID - CIDE-CONTRIB. INTERVENCAO DOMINIO ECONOMICO
FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUCAÇÃO
SNA - SIMPLES NACIONAL
IPV - IPVA-IMPOSTO SOBRE PROP. VEICULOS AUTOMOTORES
IES - FIES-FUNDO INVEST.ECONOMICO SOCIAL DA BAHIA

Por conter inúmeros valores colocamos aqui apenas o valor global, para saber detalhadamente os valores individuais de cada repasse é só acessar o referido link.

Fonte: DAF - Distribuição de Arrecadação Federal

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Mudanças em festas católicas desagradam a população

Tudo começa um ano antes da festa: famílias se inscrevem em sorteios para ser o festeiro do ano seguinte. Orações e torcida no momento do sorteio. Após o resultado o atual festeiro e a bandeira caminham em direção à casa do novo festeiro.

Uma semana antes da festa há quermesses e a tradicional visita da bandeira acompanhada pela Lira dos Artistas às casas dos moradores sempre acompanhada pelos fogos de artifícios.

Nos nove dias que antecedem a festa celebram-se as tradicionais novenas e na vespéra os animados leilões, que na festa de Sant'Ana, devido ao inverno rigoroso de julho era sempre acompanhado da tradicional fogueira.

Alvoradas, filarmônicas, folhetos, lembranças, paezinhos, bandeirinhas, decorações, cânticos, sorteio, festeiro...

O ritual é grande e os detalhes maiores ainda. Elementos que fazem de Rio de Contas uma cidade essencialmente católica. Entretanto toda essa mobilização que costumava ocorrer nas festas religiosas da cidade veem perdendo o brilho por conta da imposição da Igreja que quer aboliar a tradicional forma de celebração das principais festas em que havia a tradicional figura do "festeiro". São Sebastião, Divino Espiríto Santo, Senhora Sant'Ana, Bom Jesus e Imaculada Conceição.

Como substituição à tradicional forma de realização das festas está o Conselho Paroquial. Uma forma de "inovar" e "desmonopolizar" as realizações dos eventos religiosos da cidade.

Entretanto ficam perguntas: é possível a Igreja manter a motivação dos fiéis ao impor tais mudanças? a figura do festeiro era prejudicial à realização dos eventos? até que ponto essas mudanças são positivas ao patrimônio cultural e imaterial da cidade?

Divulgado o Regimento da Conferência de Saúde

Foi divulgado no Diário Oficial do Município o Regimento Geral da 1ª Conferência Muncipal de Saúde que será realizada no Teatro São Carlos, na próxima segunda-feira, 08.

O tema central da Conferência sera: "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro".

Para conhecer o Regimento Geral clique aqui.

Bandidos abandonam veículo roubado


Por volta das 16h10minh de terça-feira (26), policiais civis e militares da cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, localizaram um automóvel abandonado nas imediações do Balneário do Fraga. De acordo com informações da Delegacia de Rio de Contas, o corsa sedan, de cor prata, placa JOR-9185, licença de Feira de Santana, havia sido roubado na cidade de Vitória da Conquista e, provavelmente, abandonado por bandidos naquele local. Ainda de acordo com a polícia, a placa que estava no carro pertence a outro veículo, um Fiat Smart, cor vermelha. O corsa, que foi abandonado no dia seguinte ao furto de 130 Kg de explosivos na Magnesita, em Brumado, vai passar por perícia, através do DPT de Brumado, em seguida deve permanecer à disposição da Justiça.

Com informações do L 12

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Coelba corta energia durante Conferência Municipal

A falta de pagamento da fatura de energia elétrica do Club Riocontense, provocou o corte do fornecimento de energia em plena realização da Conferência Muncipal de Assistência Social.

A III Conferência Municipal de Assistência Social tinha como tema central: “Consolidar o SUAS eValorizar seus Trabalhadores” e foi convocada através do Decreto nº 110/2011, de 18 de julho de 2011. O objetivo era avaliar e propor diretrizes para a implementação da Política de Assistência Social no Município.

A foto abaixo mostra o momento em que os técnicos da Coelba efetuavam o corte.



13º Festival de Lencóis


Prefeito em exercício exonera Secretária de Saúde

O prefeito em exercício de Rio de Contas, Jonas Mafra, exonerou a secretária de Saúde Flaviana Paula Matos Trindade. No mesmo dia, nomeou Carla Patrícia Araújo Bonfim como nova secretária.

Não se sabe ainda se a troca de comando na secretaria de saúde tem o aval do prefeito Márcio Farias, que encontra-se viajando.

As portarias foram publicadas no Díario Oficial do Município do dia 01/08/2011.


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Rio de Contas ainda tem 20% da população abaixo da linha da pobreza

Reportagem da Folha de São Paulo, de 31 de julho, traz um diagnóstico da situção da pobreza no Brasil.

Como exemplo de contradição, a reportagem mostra a situação do município de São Desidério que parece uma ilha de prosperidade no extremo oeste da Bahia. A intensiva produção de algodão, soja e milho faz a cidade, de 28 mil habitantes, se orgulhar de ter a segunda maior produção agropecuária do país, e o 112º PIB per capita (soma de bens e serviços produzidos, dividida pelo total de habitantes) entre os 5.564 municípios brasileiros.

Essa aparente riqueza, no entanto, não se traduz em bons indicadores sociais.

Tal contradição se repete em municípios onde a riqueza é gerada por empreendimentos industriais ou lavouras de exportação que concentram renda e criam relativamente poucos empregos.

De acordo com o Censo de 2010 do IBGE, 30% da população de São Desidério, por exemplo, vive em domicílios com renda média per capita inferior a R$ 70, linha de miséria do governo federal.

Comparando o PIB per capita, o município está entre os 2% mais ricos do país. Analisando a miséria, figura entre os 20% mais pobres.

Uma análise feita pela Folha nos indicadores sociais dos 200 municípios de maior PIB per capita mostra que São Desidério não é um caso isolado. Em 30 dessas cidades, a proporção de brasileiros vivendo com menos de R$ 70 per capita fica acima da média nacional, de 9,6%.

A maioria desses municípios é de pequeno porte, mas concentra grandes empreendimentos, o que explica que o PIB per capita seja elevado.

Em São Desidério, é fácil entender por que o PIB não se traduz em bem-estar. Há grandes fazendas com lavouras mecanizadas. Os donos moram em outras cidades e chegam de avião. A riqueza fica na mão de poucos e vai para fora da cidade.

Uma análise da região

Confiram os dados de algumas cidades da região.


Veja no infográfico da Folha de São Paulo a situação de Rio de Contas:






Vozes na Chapada, o maior encontro de corais da Bahia



A 3ª edição do projeto Vozes na Chapada conta com a participação de 15 corais


O Festival Vozes na Chapada, neste ano de 2011 chega à sua 3ª edição, com a proposta de oferecer um evento cultural, de caráter regular, que interaja com a grandeza do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

O evento acontecerá em Mucugê, cidade tombada pelo IPHAN, localizada entre montanhas na região da Chapada Diamantina, Bahia, no período de 04 a 06 de agosto. Estarão integrando o evento mais de 300 figurantes, entre maestros, coristas e acompanhantes, com participação efetiva de 15 corais do Estado da Bahia e de outros estados do Brasil.

Este ano o projeto prestará homenagem à Maestrina Eunice Rangel, que reside em São Paulo e estará presente para prestigiar o Festival.

A programação contará com concertos solenes na Câmara Municipal de Mucugê, na Igreja Matriz de Santa Isabel e na Praça dos Garimpeiros.

Paralelamente, serão realizadas apresentações, atividades eco-culturais , no sítio ecológico do Projeto Sempre Viva, além de um roteiro turístico-cultural com visita às atrações histórico-turísticas da cidade, culminando com um desfile dos cantores pela rua principal do centro histórico da cidade, que será acompanhado pela centenária Filarmônica 23 de Dezembro, de Mucugê.
corais 2010Evento de 2010

A programação conta também com duas oficinas: uma de Técnica Vocal Especializada, ministrada pela professora Ana Paula Barreiro, e uma outra de Teoria Musical, com o professor Saulo Gama, para maestros e coristas inscritos.

A produção do evento é de responsabilidade da Terra Verde Turismo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mucugê , com a Bahiatursa e as empresas patrocinadoras: Petrobrás, Banco do Nordeste e SEBRAE.

A direção artística é do Maestro Alcides Lisboa e a Direção técnica de Carlos Alberto Pereira.

SITE OFICIAL: www.vozesnachapada.com.br

Fonte: refugionaserramucugeba.blogspot.com via Notícias da Chapada


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Um fio de esperança

O marasmo e a tristeza tomaram conta da cidade de Rio de Contas. O grupo que se reveza no poder há mais de 30 anos já não tem propostas para a cidade e se limita a perseguir opositores. O imobilismo é a marca registrada do atual governo, que usa o jovem prefeito apenas como uma cara nova para suas velhas práticas. Nada acontece no turismo, na cultura, não existem propostas para o desenvolvimento da agricultura ou da economia.

Ao invés de buscarem atrair gente para a cidade, cuidam de expulsar as pessoas, para ficarem sozinhos mamando nas tetas da Prefeitura, tratando o povo como gado, que precisa pedir favores para poder obter seus direitos.

Ninguém aguenta mais.

No PT, que seria a opção para mudança, nada acontece. A única movimentação que se vê é a da vereadora Magdalena Mafra que tem feito um bom trabalho na Câmara, pela oposição, conseguindo benefícios reais para sua região, a parte alta do município conhecida como gerais.

Magdalena, atualmente no PSB, base aliada do governo Wagner e Dilma, vai assim viabilizando sua candidatura a prefeita em 2012. Pelo visto a hora das mulheres governarem está chegando também para Rio de Contas. Esperamos que seja para o bem de todos.

Por Ricardo Stumpf

EBDA traça ações em Rio de Contas

Com o objetivo de nivelar e monitorar os trabalhos dos técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), órgão ligado a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), no Pacto Federativo, foi realizada uma reunião na última terça-feira (26).

O coordenador do Pacto Federativo no Território da Chapada Diamantina, Fábio Lúcio Martins Neto, reuniu a equipe técnica da empresa, lotada no município de Rio de Contas, no Posto Avançado (Pavan) da EBDA da cidade, para discutir as futuras ações do órgão, na região. O Pacto Federativo é um projeto do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), executado pela EBDA em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

“A chegada desses novos parceiros será importante, pois eles nos ajudarão a dar continuidade na assistência técnica aos agricultores familiares do nosso município, beneficiando o maior número de assistidos, pela empresa”, declarou o técnico da EBDA de Rio de Contas, José Sidelmo Cardoso Santana.

Para que a EBDA dê continuidade as suas ações, na região, o Pavan de Rio de Contas foi equipado com novos equipamentos, tais como computadores, mesas, cadeiras e uma impressora. “O município possui um grande potencial para a fruticultura de clima subtropical, por isso deve ser bem assistido. Parcerias deverão, também, ser estabelecidas com instituições de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)”, afirmou Martins Neto.

Em reunião, Fábio ressaltou, ainda, a importância da parceria do Pavan da EBDA de Rio de Contas, com a prefeitura municipal e com organizações dos agricultores familiares de Rio de Contas, para que as ações da Empresa sejam fortalecidas, a exemplo da implementação de programas de comercialização dos produtos dos agricultores familiares do município.

Com informações da EBDA