quarta-feira, 6 de maio de 2015

Vitória da Conquista ganha voo direto para Brasília

Vitória da Conquista e região ganhará a partir do dia 15/06/2015 voo direto para a capital federal através da Passaredo Linhas Aéreas. Atualmente a Passaredo já oferecia a opção de voo para Brasília, porém com escalas em Salvador e Barreiras. Com isso, o voo tinha duração média de seis horas se tornava mais caro e cansativo para os passageiros. Agora com a nova opção a estimativa de duração do voo é de cerca de duas horas e vinte minutos. Dessa forma, a companhia continua a ofertar duas opções de voo diário para Brasília. As passagens estão sendo ofertadas a partir de R$ 259,00. 

O crescimento de Vitória da Conquista e a demanda pelos voos tem provocado o aumento na oferta de voos e destinos partindo da cidade. A Passaredo oferece ainda três voos para Salvador e dois voos para São Paulo através do Aeroporto de Guarulhos. Entre chegadas e partidas a Companhia totaliza uma média de 12 voos diários na cidade.


No caminho inverso, a Azul anunciou em sua página alterações e reduções voos em diversos destinos por conta do inverno. Vitória da Conquista que já chegou a possuir três voos direto para Belo Horizonte passará a contar até o mês de agosto com apenas um voo diário. O motivo é grande número de cancelamentos de voos provocados pela baixa visibilidade provocada pelo inverno e a ausência de equipamentos que permitam que as aeronaves pousem com segurança. Já para Salvador, a Azul possui duas opções diárias. A média de pousos e decolagens da companhia é de 6 voos diários. 

Com uma demanda crescente pela oferta de novos voos e capacidade limitado do atual Aeroporto, o governo espera resolver em definitivo esse problema com entrada em operação do novo aeroporto previsto para 2016.

Relatos da Prefeitura de Vitória da Conquista apontam que as obras estão bem avançadas. A pavimentação da pista de pousos e decolagens já foi concluída, restando apenas aplicar a sinalização horizontal. A seção de combate a incêndios (SCI), que abrigará as instalações do Corpo de Bombeiros, já tem 70% de sua construção feita. No conjunto geral, a obra está 50% pronta. O cronograma inicial previa que, a esta altura, a execução dos trabalhos estivessem em 42% – o que demonstra o grau de adiantamento em que a construção se encontra.

O novo aeroporto de Vitória da Conquista está em construção numa área de 6 milhões de metros quadrados, a cerca de 15 quilômetros do perímetro urbano. O projeto prevê um pátio para aviões com mais de 193 metros de comprimento por 50 de largura. A pista para pousos e decolagens tem comprimento de 2.100 metros e largura de 45. Há ainda a pista para taxiamento de aviões, rampa de equipamentos, subestação elétrica, balizamento noturno e acessos viários. O orçamento total da obra é de R$ 60,3 milhões.

Outra novidade é que o equipamento será dotado com sistema de operação por instrumento IFR (Instrument Flight Rules), que permitirá ao piloto conduzir a aeronave guiando-se pelos instrumentos de bordo, sem ter de seguir referências visuais exteriores ao avião, e que dependem de condições climáticas para operar.

Como não há perspectiva de construção de um aeroporto mais próximo de Rio de Contas, Vitória da Conquista poderá será a porta de entrada não só de moradores mas de turistas que visitam a cidade.


Com informações da Passaredo, Azul, Prefeitura de Vitória da Conquista e Governo do Estado da Bahia.


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela reportagem, clara, objetiva e detalhado. Será um grande avanço para nossa regiáo.