quinta-feira, 9 de junho de 2011

Monumento nacional, Rio de Contas, ganha website via edital do IPAC

Com informações do JussiUp


Localizada no centro-sul baiano, na região da Chapada Diamantina, a cidade de Rio de Contas, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Monumento Nacional, desde 1980, agrega agora sua visibilidade histórica às novas tecnologias digitais, graças a um website especial. Trata-se de mais um projeto vencedor dos editais do Governo do Estado, via Secretaria de Cultura, que o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) oferece para 417 municípios baianos.

“Os editais permitem que a sociedade civil proponha projetos efetivos em defesa do patrimônio, participando qualquer edificação ou manifestação cultural que seja reconhecida oficialmente pela União, Estado ou Municípios onde estejam inseridas”, afirma o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça. Ele relata que de 2008 a 2010 o IPAC já executa 73 projetos com investimento de R$ 2 milhões do Fundo de Cultura da Bahia.

O website da cidade de Rio de Contas que tem animação e sistema 3D (três dimensões) foi aprovado através do edital do IPAC n°14/2010 de Apoio a Projetos de Valorização do Patrimônio. “É o resultado de dois anos de pesquisa acadêmica na área de conservação e restauro, realizada no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia”, explica o idealizador e coordenador do projeto, mestre em Arquitetura e professor universitário Fabiano Mikalauskas.

A pesquisa discute a documentação arquitetônica de sítios histórico-culturais, utilizando tecnologias digitais. A previsão é que o website esteja no ar até o final deste mês (junho, 2011). O website sobre o acervo de Rio de Contas é constituído de base de dados multimídia digital com fotografias antigas e contemporâneas, croquis cortados de fachadas e monumentos, depoimentos de personagens locais, modelos em 3D de imóveis tombados e das paisagens do município.


A navegação no website será por meio de mapa interativo do Rio de Contas, urbe criada pela Provisão do Reino de Portugal em 1745, como a primeira cidade planejada do Brasil. Ela preserva traçado urbanístico antigo, praças e ruas amplas, igrejas barrocas, monumentos públicos e religiosos em pedra e casario em adobe. “O objetivo é não divulgar apenas a herança, patrimônio histórico e arquitetônico, mas proporcionar interação entre o município, pesquisadores, gestores públicos e interessados”, conclui Mikalauskas.

Além de conter informações sobre o município, o website coletará informações. Ao se cadastrar o usuário poderá contribuir enviando documentos e dados. O acesso se dá através do www.acervoriodecontas.ufba.br. Confira os editais e as ações do IPAC no www.ipac.ba.gov.br.

FOTOS anexas e no Flickr/SecultBA: http://www.flickr.com/photos/secultba/sets/72157626752191296/

Crédito Fotográfico obrigatório: Lei nº 9610/98


Nenhum comentário: