terça-feira, 26 de outubro de 2010

Rio de Contas FM: 12 anos no ar!

Na cidade de Rio de Contas, Chapada Diamantina – Bahia, no ano de 1998 foi ao ar a primeira transmissão de rádio local, alcançando apenas poucos metros de distância. Com a sensibilização da população e ampliação do alcance, a emissora foi ganhando visibilidade e confiança da comunidade riocontense, despertando, com isso, os interesses políticos e conseqüentemente repressões por parte da ANATEL e Polícia Federal, visto que a Rádio funcionava na ilegalidade.

Com a necessidade de equipar e construir uma sede para funcionamento, a equipe, com a ajuda da comunidade, realizou bingos, festas e rifas que serviram para comprar um transmissor e equipamentos que alcançaram todo município.

O contato com a comunidade foi crescendo e inúmeras cartas, reclamações e reivindicações foram fazendo parte da programação diária. No ano de 2002 a equipe foi surpreendida pela chegada da Polícia Federal, que lacrou os equipamentos levando o transmissor. Com a mobilização de toda comunidade que se uniu fazendo doações e, conseqüentemente, com a compra de novos equipamentos, a emissora foi novamente ao ar. Nesta época a equipe transmitia às escondidas.

A Associação Comunitária Idéias e Ações dos Nativos de Rio de Contas - IANRC foi constituída em 2004 com o intuito de iniciar o processo de legalização da emissora. A partir de 2008 a IANRC recebeu a OUTORGA DE USO DE RÁDIO DIFUSÃO COMUNITÁRIA pelo Ministério das Comunicações. Uma vez legalizada, deu continuidade às atividades já desenvolvidas em vários setores da comunidade, atuando em caráter sociocomunicativo, promovendo a cultura local, incentivando a geração de emprego e renda, através da divulgação de programas voltados para o fomento à economia solidária, realizando debates temáticos, buscando combater as desigualdades, denunciando crimes ambientais, culturais e sociais.

Há 12 anos a Rio de Contas FM se esforça para manter-se ao ar, hoje funcionando legalmente e seguindo todos os critérios estabelecidos pelo Ministério das Comunicações. Porém, o sonho de manter essa emissora dignamente, com equipamentos e infraestrutura necessária, parece estar cada vez mais distante, pois a equipe que trabalha voluntariamente conta apenas com anúncios e ajuda do clube do ouvinte, contribuição essa destinada à quitação das despesas da rádio (água, luz, telefone, internet). A sede onde está instalada a rádio se encontra há mais de um ano em uma obra inacabável por falta de recursos financeiros, a torre sem a segurança necessária de um para-raio e os equipamentos são insuficientes para melhorar a transmissão, principalmente das festas e eventos realizados na zona rural do município.

Pensando em oferecer ao ouvinte uma transmissão de qualidade que alcance todos os distritos e povoados, é que mais uma vez, esperamos contar com a colaboração e solidariedade de nossos conterrâneos, visto que já procuramos apoio de órgãos públicos e não obtivemos resultados.

Desde já agradecemos e aguardamos encarecidamente o seu apoio para que possamos seguir levando pelas ondas do rádio um serviço de qualidade voltado exclusivamente para melhoria da sociedade riocontense.

Faça seu depósito em qualquer quantia na conta da Associação Comunitária Idéias e Ações dos Nativos de Rio de Contas.

Agência Banco do Brasil Rio de Contas
AG-2540-2
C/C 15.487-3



Atenciosamente, equipe Rio de Contas FM e comunidade local.

Um comentário:

Márcio Antônio disse...

104,9 Rio de Contas FM:

Parabéns pelos seus 12 anos de dedicação a nossa comunidade.

Tenho orgulho que esta iniciativa é genuinamente riocontense.
Sucesso!!!

Márcio Antônio