terça-feira, 4 de maio de 2010

Aposta no plantio de oliveiras em Rio de Contas

O município de Rio de Contas, localizado a 783 quilômetros de Salvador, guarda uma novidade que pode destacar a Bahia no cenário da agricultura. É a produção de oliveiras que, graças ao clima frio da Chapada Diamantina, muito próximo das características do Mar Mediterrâneo, dão à cidade condições propícias para o plantio, ainda em fase de pesquisa.

Os quatro mil hectares abrigam 20 espécies diferentes de oliva, principalmente as encontradas no Egito, Tunísia, Líbia, Argélia e Turquia. De acordo com Didier Chinchilla, presidente da empresa francesa Oliveiras, Azeitonas e Azeites do Brasil Ltda, responsável pela iniciativa, o clima é de otimismo. “Ainda é só pesquisa, mas as plantas estão crescendo bem”, diz.

Ele evita falar em números de produção, mas busca parceria com o governo do Estado para ampliar o plantio em mais quatro hectares, com 20 novas variedades. “O que queremos é aumentar o número de variedades de oliveira e ver qual está totalmente à vontade. Se tudo der certo, vamos começar o plantio comercial entre dezembro de 2012 e março de 2013”, estima. A empresa ainda investe em café, manga, laranja e maçã.

Chinchilla explica que o plano de negócios já está pronto e deve envolver os pequenos agricultores da região em regime de cooperativa com os grandes produtores, com quem poderão realizar a extração do azeite.

Fonte: Jornal A Tarde


3 comentários:

JurisCode disse...

Obrigado por utilizar nossa widget. Citei sua URL no blog oficial do site Ditados. Caso precise de suporte sobre como personalizar essas ferramentas, também caso queira informações sobre mais serviços que sisponibilizamos, entrar em contato pelo site Ditados ou pelo Blog do referido site.
Como dia, sugerimos acrescentar a propriedade AllowTransparency="true" imediatamente antes da primeira ">" (sinal de maior) do codigo do iframe para que o fundo dessa página seja transparente, adaptando-se à cor do seu blog.

Obrigado pela confiança. e pelo prestígio.

Anônimo disse...

Secretario de turismo, empresarios do ramo , aproveitem a oportunidade deste premio que Rio de contas recebeu e junto com a G3, temos uma grande chance de alavancar o turismo na cidade.

Aproveitando o momento, fiquei feliz de ver o calçamento do vermelão com 50 % pronto e tive uma duvida, o serviço parou ?
Não podemos deixar mais de 40 famiias sem este beneficio, precisamos nos mobilizar para não participarmos de meia inauguração desta pavimentação.........

Anônimo disse...

Tem uma historia em Rio de Contas que parece piada. No DNOCS existe uma pousada instalada no imovel publico e federal, esta pousada agora esta arrendada a terceiros , por uma viuva de ex funcionario do orgão que acha ser a proprietaria do imovel.
Algumas perguntas ficam no ar :

* O DNOCS tem conhecimento disto ?
* Esta pousada e legalizada ?
* Quem recebe o valor do aluguel ?
* Se o DNOCS local sabe disto, porque não toma providencias ?

Este e um caso para levarmos ao conhecimento das autoridades, para descobrirmos quem esta autorizando ou fazendo negocios em nome do governo federal, em Rio de Contas