segunda-feira, 27 de julho de 2009

Governo articula ações para prevenir incêndios na Chapada Diamantina

Do Governo da Bahia
_______________________________________________


A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) – através da Coordenação de Defesa Civil do Estado (Cordec) – Casa Militar, Secretaria de Meio Ambiente (Sema), bombeiros e brigadistas voluntários, reuniram-se nesta sexta-feira (24), para apresentar uma forma de ação conjunta no combate aos incêndios florestais na Chapada Diamantina.

A Defesa Civil já está articulando com outros órgãos do Estado como a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, EBDA, Derba, que estão envolvidos nesse processo para potencializar a ação de combate a incêndio florestal na região. “Esta é uma ação importante. O governo todo está empenhado para proteger a Chapada Diamantina e os demais biomas do Estado”, disse o Coordenador Estadual de Defesa Civil, Antônio Rodrigues.

Serão distribuídos equipamentos de proteção individual para os brigadistas, alimentos e suprimentos para as famílias. Além disso, o governo contratará empresas para fazer locações de aeronaves. “Estamos tentando mudar o cenário com o apoio do Estado às brigadas, para que não haja mais incêndios como no ano passado”, disse Erlei Aguiar, brigadista de Ibicoara, Chapada Diamantina.

Segundo Antônio Rodrigues, o mais importante de uma ação como esta “não são somente recursos disponibilizados, e as estruturas que são montadas”, mas a conscientização. “A população tem que ter consciência de que cada foco de incêndio resulta em anos de recuperação da fauna e da flora. Precisamos trabalhar na prevenção”, concluiu.

Fonte: Agecom

Nenhum comentário: