segunda-feira, 6 de julho de 2009

Embasa afirma: a água do Rio Brumado melhorará.

Da Prefeitura de Livramento
________________________________________________

Em Audiência Pública realizada na Associação dos Amigos de Livramento, no último dia 22, Diretor e Técnicos da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), voltaram a afirmar que com as obras de saneamento básico no vizinho município de Rio de Contas a balneabilidade do Rio Brumado em nosso município melhorará.

Representando a empresa de Saneamento estavam o seu Diretor de operações, o Engenheiro Civil, Especialista em Engenharia Sanitária e Controle de Poluição das Águas, Eduardo Araújo; o Superintendente de Meio Ambiente e Projetos, Engenheiro Químico, Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UFBA, Professor de Engenharia Ambiental da Universidade Metropolitana de Camaçari e Presidente da Câmara Técnica de Tecnologia do CNRH, Júlio Cesar Rocha Matos e o Assessor Técnico da Superintendência de Esgotos de Salvador, o Engenheiro Civil, especialista em Saúde Pública, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental, pela UFPB, Professor de Engenharia Ambiental e Tratamentos de Esgotos da UFBA, Virgílio Bandeiras.

Todos foram unânimes em afirmar que a qualidade das águas do Rio Brumado terá uma melhora a partir da entrada em funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, que está sendo realizado no vizinho município de Rio de Contas. O esgoto, hoje jogado in natura no Rio, deixará de ser direcionado às águas fluviais e terão como destino os tanques de tratamento da empresa, sendo jogado ao Rio apenas as águas desinfetadas.

O Diretor de operações da Embasa desmistificou a opinião de esgoto se trata com raios infravermelhos, como havia sido noticiado em um blog da cidade e afirmou que raios ultravioletas, encontrados no Sol, sim ajudam na desinfecção das águas.

Até mesmo críticos ferrenhos da obra concordaram em sua fala: "eu aceito, eu acho que as explicações técnicas da Embasa são suficientes", afirmou um crítico.

Durante a Audiência foram apresentadas explicações de funcionamento Estações de Tratamento de esgotos adotados por empresas de saneamento em todo mundo, que se assemelham em muito ao que está sendo implantado em Rio de Contas.

Fonte: Prefeitura de Livramento

Nenhum comentário: