sábado, 31 de julho de 2010

Geddel para Wagner, na rádio: “conheça a Bahia primeiro antes de lançar promessas”

A notícia diz respeito à nossa região: a ligação do Circuito do Ouro ao Circuito do Diamante.
Conclusão: Brigas à parte ninguém se comprometeu a fazê-la ainda.

As informação é do Blog da Resenha Geral

O candidato do PMDB a governador, Geddel Vieira Lima, recomendou seu adversário do PT, governador Jaques Wagner, “a primeiro conhecer a Bahia para depois lançar promessas à população”. Geddel refere-se ao anúncio feito por Wagner neste final de semana em Lencóis de que, se fosse reeleito, interligaria o circuito do ouro e do diamante com a construção de uma estrada entre Tanquinho, Bonito, Morro do Chapéu e Utinga.

Segundo Geddel, já existe uma estrada ligando a localidade de Tanquinho a Bonito, que inclusive passa por um município chamado Wagner. Além disso, afirma o candidato do PMDB, o trecho Morro do Chapéu a Bonito também já foi feito e até recuperado no atual governo quando o peemedebista Batista Neves era secretário de Infraestrutura.

Para fazer o que o governador chama de “circuito do ouro e do diamante”, que no caso seria um circuito turístico, a estrada a ser construída seria de Jussiape-Mucugê, disse Geddel, que considerou tardio o anúncio da estrada. “O governador diz que só agora sabe sobre o dinheiro que o estado dispõe para lançar essa promessa. Quer dizer então que precisou de quatro anos para conhecer o orçamento da Bahia?”.


quinta-feira, 29 de julho de 2010

Prefeito de Jussiape envia nota de esclarecimento ao A Tarde

O advogado de Vagner Neves Freitas, Guto Rodrigues Tanajura, encaminhou esclarecimentos ao jornal A Tarde, em nome do prefeito, dizendo:

A propósito das notas “Falta de decoro em Jussiape” e “Clima de terror”, veiculadas nesta coluna, em 28.07.2010, Vagner Neves Freitas, prefeito do município de Jussiape (BA), pelo PTB, esclarece que nada consta em seus antecedentes criminais, sendo declarado como reabilitado pela Justiça desde 26/03/2007, e, por conseguinte, cancelados todos os apontamentos criminais, com todas as penas extintas, pelo que o mesmo repudia a tentativa de alguns vereadores, liderados pelo vice-prefeito do município, de querer perpetuar eventuais condenações, usando de má fé os meios de comunicação, como provam as certidões encaminhadas a este jornal.

No tocante ao fato ocorrido no município de Brumado, o mesmo participava em companhia dos Vereadores Jadiel Muniz Mendes e Adailton Silva Luz Sobrinho, respectivamente Presidente e Secretário da Câmara de Vereadores, de uma manifestação política em prol da melhoria do transporte escolar estadual em Jussiape, quando fora agredido fisicamente por policiais militares, fato que deu ensejo ao registro de comunicação nº. 0862009001182, datado de 24/04/2009, realizado perante a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior - COORPIN.

No que se refere à sessão realizada na Câmara de Vereadores na presença do Comandante da 46ª CIPM, Major Jorge Macedo, quando fora perguntado se houve ofensa por parte de algum vereador ao prefeito, o Major respondeu que houve acusações mútuas, havendo reações verbais de cunho ético e moral.

No que tange ao processo de cassação que tramitou na Casa Legislativa, nada mais é do que uma manobra facciosa dos vereadores, que parasitários querem viver às custas do dinheiro público.

No que pertine a afirmação mendaz de que exista na cidade clima de terror, a polícia militar se faz presente ostensivamente para garantia da paz, tranqüilidade e ordem pública, não sendo registrada nenhuma ocorrência até o presente momento.

Por derradeiro, informo que a assessoria jurídica do prefeito já impetrou Mandado de Segurança na Comarca de Rio de Contas, autos nº. 0000260-56. 2010.805.0214, objetivando obter cópias do processo administrativo, sobretudo da ata da sessão que cassou o seu mandato, já que motivadamente a Câmara não atendeu à solicitação de entregar aos seus advogados, o que interfere na elaboração de sua defesa, para, a posteriori, requerer o retorno do prefeito ao cargo para o qual fora eleito democraticamente pela maioria absoluta dos eleitores de Jussiape, salientado a inexistência de ação eleitoral ou de improbidade administrativa em face do prefeito
Vagner, o que pode ser certificado pelo Cartório da 101ª Zona Eleitoral, bem como pelo Cartório da Comarca de Rio de Contas - Bahia.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

JUSSIAPE: Prefeito é cassado

Do Blog do Anderson
Com informações do Jornal A Tarde

Como recall de ter cumprido pena de quatro anos no Carandiru, em São Paulo, acusado de formação de quadrilha, Wagner Neves Freitas (PTB) candidatou-se a prefeito de Jussiape, no sudoeste baiano, ganhou notoriedade e faz história. Derrotou o médico e prefeito Elpídio Luz (PP) com 67% dos votos contra 31%. Empossado, declarou ser o único prefeito que se elegeu e se arrependeu, decepcionado porque o povo só vota ‘a troco de alguma coisa’. Ano passado, em Brumado, foi algemado e preso por estar xingando o vice-governador Edmundo Pereira num carro de som, quando o governador Jaques Wagner anunciou a recuperação da estrada Brumado-Vitória Conquista.

Também ano passado a Câmara de Jussiape discutia sobre segurança com o Major Macedo, responsável pelo policiamento, quando ele arrombou a janela, subiu em cima e disse coisas tipo (tudo gravado): – A polícia tem que vir para cá! Ou vem ou eu mesmo vou botar faixas na cidade chamando os ladrões para roubar aqui! Também atacou a Câmara: – Vereador só vota por dinheiro! A mamadeira quebrou! Anteontem a Câmara cassou Wagner Freitas por 6 a 2 sob acusação de falta de decoro. O vice-prefeito Procópio de Alencar, que é médico, assumiu ontem.


terça-feira, 27 de julho de 2010

Sua empresa vem recolhendo INSS?

A contribuição que é descontada do seu salário referente ao pagamento de INSS, bem como a parte devida pelo empregador, pode e deve ser acompanhada. Um gesto simples, mas que evita futuras dores de cabeça ao necessitar de serviços do INSS já que muitas empresas recolhem a parte do emprago e não repassam ao orgão.

Veja a notícia publicada pelo INSS

As informações previdenciárias estão mais acessíveis. Convênio firmado entre o Ministério da Previdência Social, INSS, Dataprev e o Banco do Brasil permite que correntistas de todo o país retirem o Extrato de Informações Previdenciárias nos terminais de auto-atendimento ou no sítio do BB (www.bb.com.br).

Os demais segurados podem acessar o Extrato de Informações Previdenciárias por meio do Portal da Previdência, desde que possuam senha fornecida nas Agências da Previdência Social. Para obter a senha é necessário agendar o atendimento pela Central 135 (ligação gratuita de orelhão ou telefone fixo) ou clicando aqui.

O objetivo é facilitar o acesso dos segurados às informações sobre vínculos e remunerações que constam do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Desse modo, correntistas de todo o país poderão acompanhar, mensalmente, se o empregador está recolhendo suas contribuições e, ainda, solicitar a correção ou inclusão de períodos que não constem do cadastro.

O CNIS é um banco de dados do governo federal, que reúne informações dos trabalhadores brasileiros, como recolhimentos à Previdência Social. Os dados são recebidos de diversas fontes. As informações de vínculos relativos ao Regime Próprio de Previdência (servidores públicos) não são fornecidas no extrato.

De outra forma, para acessar o extrato, o segurado do INSS precisa de uma senha fornecida apenas nas Agências da Previdência Social. O acordo com o Banco do Brasil estabelece condições para ampliar o acesso aos dados que facilitam o reconhecimento automático de direitos previdenciários.


domingo, 25 de julho de 2010

Wagner lidera corrida pelo Governo da Bahia, diz Datafolha

Do Blog da Resenha Geral

Com informações do Tribuna da Bahia


Dados divulgados pelo Datafolha apotam que se a eleição fosse agora, o governador Jaques Wagner (PT) seria reeleito no primeiro turno. Os indíces integram a pesquisa Datafolha, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 51.059/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 20.164/2010.

O atual governador da Bahia possui 44% das intenções de voto. Os percentuais atingidos por seus adversários, somados, resultam em 37% dos votos do eleitorado. Wager tem 21 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Paulo Souto (DEM), que tem 23%. O terceiro lugar é ocupado por Geddel Vieira Lima (PMDB), com 12%, conforme aponta a pesquisa.

No caso dos candidatos candidatos Luiz Bassuma (PV) e professor Carlos (PSTU), cada um possui 1%. Marcos Mendes (PSOL) e Sandra Santa Bárbara (PCB) não pontuaram. 13% do eleitorado não opinou, e outros 6% afirmaram que votarão nulo ou em branco.

Na pesquisa espontânea, na qual não é mostrado o nome dos candidatos, o governador tem vantagem ainda maior sobre os oponentes. Wagner é citado por 26% dos entrevistados. Souto tem 7%, e Geddel 4%.

O levantamento é o primeiro realizado pelo Datafolha depois da oficialização das candidaturas. A pesquisa foi realizada no período que compreende a terça-feira (20) e a sexta (23), com 1.086 entrevistas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Onde está a transparência da Prefeitura de Rio de Contas?

Nunca se falou e pregou tanto no Brasil a Transparência na gestão dos recursos públicos. Com o crescente acesso da população à internet essa tarefa tem sido cada vez mais fácil.

Em Rio de Contas estamos na contra mão da história, ainda que durante a campanha e mesmo após a eleição (em entrevista à Rio de Contas FM) o prefeito afirme que sua gestão é transparente e que tudo está na internet para qualquer cidadão consultar. Vamos então aos fatos:

- Está na internet apenas parte da receita oriunda dos repasses constitucionais da União para os munícipios e que temos publicado mês a mês aqui no blog.

- A receita municipal não está em local algum;

- A prestação de contas por força de lei, deve ficar durante certo período à disposição da população para consulta. Mas afinal, quem teve acesso a ela? que meios foram utilizados para incentivar a população a consultá-la?

- O único meio que temos acesso de forma simples e ágil é o Diário Oficial do Munícipio na internet, que, diga-se de passagem comete erros grosseiros e que levantam inúmeras dúvidas. Um bom exemplo disso é a edição 355 que "republica" um decreto de situação de emergência no munícipio datado de 17 de junho de 2010. Ocorre que em nenhuma edição do Diário do dia 17 de junho até essa edição houve a publicação do decreto original. Como republicar o que nem foi publicado?

- Erros semelhantes já foram apontados aqui: Um decreto que convocava a população para uma Conferência regional 5 dias após a data de realização da mesma. Para rever esse post clique aqui.

- Fica a pergunta: para que serve um Diário Oficial se o mesmo traz informações atrazadas e cujo teor era para dar ciência aos fatos antes que eles ocorressem?

- A prefeitura não possui um site atualizado (faz tempo que o mesmo está fora do ar). Um site institucional serve para publicizar os atos do executivo. Leis importantes estão sendo aprovadas, mas a divulgação de maneira mais simples e resumida do que se aprova, até mesmo sobre forma de notícia, por exemplo, não ocorre por aqui. Algo no mínimo curioso. Como uma administração se furta de divulgar algo que em sua maioria é relevante e positivo para a comunidade e que ajuda na sua imagem?

- Além de ser informativo para a população local, uma página de uma prefeitura de uma cidade que quer fazer do turismo uma atividade que traga desenvolvimento para a cidade, precisa ser moderna e eficiente.

- Também é bom saber que já virou lei: disponibilização em tempo real, na internet, das informações sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados e dos Municípios. Já está valendo para munícipios com mais de 100 mil habitantes. Para municípios de ate 50 mil o prazo é de 3 anos.

A população está mais consciente e tem observado e questionado mais. Ainda impera em Rio de Contas o medo, por isso o blog tem recebido pedidos para falar de assuntos e questionar informações, porém as pessoas hesitam em relatar abertamente.

A proposta desse espaço é que todo cidadão possa se manifestar. Aos que se interessarem o espaço é aberto. Também é aberto o direito de resposta.

Críticas, sugestões e elogios a qualquer assunto ou tema será sempre bem recebido e publicado, desde que assinado e não apresente conteúdo ofensivo.

noticiasderiodecontas@gmail.com





Procura-se

Estamos procurando a família de Luzinete Ferreira de Jesus, que morou em Rio de Contas, no povoado de João Vaz.
Há mais de 20 anos ela mora em São Paulo e não consegue um contato com seus familiares.
Alguns nomes pode ajudar:
Irmão: Valdeci Assis Ferreira
Mãe: Maria Ferreira de Jesus
Mãe de criação: Ana Carlos de Melo
Irmã: Maria de Fátima Ferreira de Jesus (antes do casamento)
Primo: Juarez Ferreira Caires (mora em Brumado)
Muito obrigada pela ajuda!
Um forte abraço.

Ana Luiza Andrade de Paula Lopes

Tel: (11) 9308-6339

analuiza.lopes@gmail.com

sábado, 24 de julho de 2010

Notícias de Rio de Contas no Twitter


Acompanhe as últimas atualizações do Blog seguindo-nos no Twitter

http://twitter.com/riodecontas

Operação previne incêndios florestais na Chapada Diamantina

A operação Chapada Sem Fogo 2010 se antecipou ao período da estiagem, previsto para este ano, e já começou suas atividades de prevenção a incêndios florestais na Chapada Diamantina. Embora ainda esteja chovendo em boa parte da região, as equipes realizam a fiscalização preventiva, orientando as comunidades sobre os riscos da prática de “queimadas” e monitorando os focos de incêndio no campo.

A operação conjunta é uma determinação do Comitê de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Estado da Bahia e já está nas zonas rurais e urbanas da Chapada com técnicos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), do Instituto do Meio Ambiente (Ima) e da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental do Estado da Bahia (Coppa).

A operação abrange desde a fiscalização participativa, por meio de reuniões com representantes das comunidades, de organizações, de instituições e do poder público municipal, para conscientizar e definir as prioridades do município, até a fiscalização corretiva, com a notificação das irregularidades ambientais. Nessa primeira etapa, as equipes estiveram nas cidades de Seabra, Iraquara, Lençóis, Palmeiras, Piatã, Abaíra, Rio de Contas e distritos adjacentes.

Além do suporte de fiscalização e conscientização ambiental, as prefeituras dos municípios da Chapada Diamantina que mais sofrem com incêndios florestais receberam verba do Governo do Estado, destinada a prevenção e combate a incêndios florestais e para formação e suporte de brigadas voluntárias que atuam nesses municípios. Somente esse ano, serão investidos R$ 224,6 mil, na região, para esse fim.

Prevenção e combate

O período de estiagem, juntamente com a prática de “queimadas”, são fatores que aumentam o risco de incêndios florestais no estado da Bahia. Diante dessa situação histórica, o Governo do Estado criou, em junho de 2009, Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no Estado da Bahia, que é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente.

Além da Sema, o comitê envolve outras instituições estaduais como a Casa Militar do Governador, Secretaria da Segurança Pública, Secretaria da Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Secretaria da Educação, Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Secretaria de Turismo, Comando de Operações de Bombeiros Militares, Companhia de Polícia de Proteção Ambiental e Defesa Civil do Estado da Bahia.

O Comitê conta com o apoio de órgãos ambientais federais e das secretarias dos municípios que mais sofrem com o fogo. A incidência de queimadas ou de quaisquer outras irregularidades ambientais nessa região podem ser denunciadas por meio do Disque Meio Ambiente: 08000 71 14 00.

meio

Governo capacita mais 176 trabalhadores em oito municípios baianos

Do Bahia em Foco

Atender às demandas dos setores da economia em crescimento constante e continuar aumentando o número de empregos com carteira assinada em todo o estado. Com esse propósito, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) começou a entregar nesta semana, certificados para mais 176 trabalhadores, em oito municípios baianos. Todos eles são concluintes dos cursos oferecidos pelos programas Qualifica Bahia e do Plano Territorial de Qualificação – PlanTeQ.

Os programas contam, respectivamente, com recursos do Fundo de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep) e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), repassado pelo Ministério do Trabalho.

Os primeiros certificados foram entregues, na segunda-feira (19), em Macaúbas e Barra do Mendes. Em seguida, Valença, Cayru e Cardeal da Siilva. Nesta sexta (23) será em Lençóis e Rio de Contas.

Os trabalhadores foram qualificados pela Setre nos cursos de Técnicas de Vendas, Recepcionista com Informática, Camareira, Cabeleireiro, Horticultura, Garçom e Atendimento ao Público. A proposta do governo estadual é promover a qualificação atendendo prioritariamente às cadeias produtivas em desenvolvimento no estado.

Atuando em 76 municípios, o PlanTeQ atende pessoas vulneráveis econômica e socialmente, com baixa escolaridade e sujeitas às mais diversas formas de discriminação social, contribuindo para reduzir os níveis de desemprego e subemprego e, consequentemente, a pobreza populacional.


Mountain bike tem desafio na Chapada Diamantina



Vai ser um evento inesquecível. Essa é a aposta dos organizadores que prepararam uma estrutura, comparada apenas às maiores ultramaratonas do mundo. Começaram na terça-feira, dia 20 de julho/2010 as inscrições para o maior desafio de ciclismo em solo brasileiro. É o Claro Brasil Ride de mountain bike, um evento inédito para quem busca uma prova que é um verdadeiro um desafio de superação. As vagas são limitadas a 200 equipes, 100 para o Brasil, 50 internacionais e 50 para Wild Cards.

Até o início, no dia 14 de novembro (a prova encerra-se dia 19) os atletas terão tempo para se preparar para enfrentar serras, vales e rios. Num cenário inesquecível eles desafiarão as trilhas da Chapada Diamantina, na Bahia, em uma corrida de seis dias. "Atletas de todas as modalidades, MTB, triathlon, ciclismo, aventura e corredores de longas distancias estão se preparando para participar deste desafio pessoal. O número de vagas é restrito e a organização está focada na qualidade do serviço aos participantes. Quem deixar para última hora pode perder sua vaga neste desafio épico no Brasil" informa o organizador da prova, Mário Roma.

A estrutura fornecerá aos competidores o apoio necessário: água, comida, alojamento, suporte técnico. Dessa forma, os atletas não terão com o que se preocupar durante a prova. Cada dia de prova terá em média 80 a 100 quilômetros, pelos caminhos abertos durante o garimpo de diamantes. A largada e chegada será em Mucugê (Bahia) com uma segunda base em Rio de Contas (Bahia) a altitude média entre 800 e 1.500 metros acima do nível do mar, com picos de até 2.000 metros. Disputada em duplas, a Claro Brasil Ride abrigará as categorias, open, feminino, mista, e master.

Os melhores fotógrafos na sua cola
Após décadas da saga dos garimpeiros e jornadas de andarilhos, as trilhas da Chapada Diamantina vão mostrar sua verdadeira vocação. A meca do trekking brasileiro abrigarão o seu maior desafio de mountain bike já realizado em solo brasileiro. E para guardar eternamente na memória as melhores passagens dessa maratona, a organização da prova contratou os melhores fotógrafos de MTB do país.

A equipe de fotógrafos é uma verdadeira inovação no leque de serviços e vai proporcionar uma oportunidade única para os competidores da prova. No ato da inscrição, cada atleta terá a opção de adquirir um pacote fotográfico personalizado, contendo no mínimo 25 imagens de cada participante, além das melhores 100 fotografias gerais do evento em alta resolução.

As imagens serão entregues em pen-drive ou CD durante o encerramento do evento. Também será disponibilizado o pacote adicional press, onde cada atleta poderá contar com o envio diário de uma foto para uso de assessoria de imprensa, rede sociais e outras formas de divulgação. As imagens serão transmitidas à noite, após o término de cada etapa.

Estado amplia equipe para monitoramento dos focos de calor

Do Instituto de Gestão das Águas e Clima

Tecnologia a serviço da prevenção. Moradores e visitantes de diversos municípios da Chapada Diamantina podem ser beneficiados com a ajuda do Sigweb. Uma ferramenta desenvolvida por meio de mapas e dados meteorológicos que alertam na identificação dos focos de calor. O sistema de monitoramento que pode apoiar no trabalho de prevenir incêndios numa das regiões mais importantes e conhecidas do país é coordenado pelo Centro Estadual de Meteorologia da Bahia (Cemba), que faz parte do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

O meteorologista do Cemba, Ricardo Rodrigues é o responsável pelo treinamento do sistema para o ‘Grupo de Prevenção da Operação Chapada sem Fogo 2010’. Segundo Rodrigues a base de dados ajuda na interpretação das informações meteorológicas, proporcionando revelar previsão, temperatura e área de risco, demonstrando a gravidade do fogo. “A temperatura alta, umidade baixa, pouco vento e ausência de chuva dão a condição para o ponto de calor aumentar, tornando o risco maior para o incêndio”, explica.

O treinamento realizado no dia 20/7, em Lençóis, foi dado para os oficiais do 11° GBM (Grupamento de Bombeiros Militar). A primeira turma formada por técnicos do Sistema do Meio Ambiente que integram as autarquias e da própria secretaria estadual de Meio Ambiente, além dos gestores de Unidades de Conservação já havia se encontrado no último dia (14.07), na Casa Civil e passou apenas por um nivelamento.

De acordo com o meteorologista as orientações irão ajudar as equipes das Brigadas formadas por Bombeiros a escolherem os locais mais preocupantes, como áreas de proteção ambiental e de conservação localizadas pelos satélites. “A capacitação passa por uma leitura específica das imagens que conseguimos visualizar através de diversos satélites com detalhes minuciosos como: localização, data, horário, município, característica da vegetação, entre outros”, diz Ricardo Rodrigues.

O centro das operações de monitoramento, prevenção e combate está localizado no município de Lençóis, mas as ações serão desenvolvidas nos 34 municípios que estão inseridos nos Territórios de Identidade Piemonte Diamantina, Chapada e cidades do entorno. O grupo irá atuar em quatro bases escolhidas: Seabra, Rio de Contas, Mucugê e Morro de Chapéu, onde também irá desenvolver um trabalho de conscientização ambiental e fiscalização envolvendo a comunidade local, proprietários rurais e turistas.


quinta-feira, 22 de julho de 2010

Passaredo liga Vitória da Conquista a São Paulo sem escalas

Do Blog do Anderson

O presidente da Passaredo, José Luiz Felício, faz o voo inaugural

O presidente das Passaredo Linhas Aéreas, comandante José Luiz Felício, chega, no Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo em Vitória da Conquista, no inicio da tarde desta segunda-feira (19), em um voo inaugural da nova rota da companhia que estará ligando Vitória da Conquista a São Paulo sem escalas. A aeronave é um jato ERJ-145 da Embraer, com capacidade para 50 passageiros.


quarta-feira, 21 de julho de 2010

Confiram os resultados das escolas de Rio de Contas no Enem 2009

CENT EDUC ARAPIRANGUENSE
Código:29219450
Dependência Administrativa:Municipal
Localização:Rural
Modalidade de Ensino:EMR
Nº de alunos matriculados:22
Nº de Participantes:1
Média da Prova Objetiva:
Média Total(Objetiva e Redação):
COLEGIO ESTADUAL DE MARCOLINO MOURA
Código:29219841
Dependência Administrativa:Estadual
Localização:Urbana
Modalidade de Ensino:EMR
Nº de alunos matriculados:46
Nº de Participantes:16
Média da Prova Objetiva:440.08
Média Total(Objetiva e Redação):501.29
COLEGIO ESTADUAL CARLOS SOUTO
Código:29467403
Dependência Administrativa:Estadual
Localização:Urbana
Modalidade de Ensino:EMR
Nº de alunos matriculados:102
Nº de Participantes:47
Média da Prova Objetiva:433.39
Média Total(Objetiva e Redação):490.1

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Passaredo anuncia vôo direto Conquista/São Paulo

Do ConquistaNews

Repórter João Melo

Sampaio apresentando a equipe de Vitoria da Conquista

Na noite de terça-feira, (13) no Restaurante Bar Boca de Forno, na Avenida Ivo Freire Aguiar, 526, bairro Candeias, a Líder VDC Passaredo, promoveu um happy hour de lançamento de novos vôos de Vitória da Conquista para São Paulo e inicio das operações do novo Jato Embraer ERJ 145. Estiveram presentes praticamente todos os agentes de turismo da cidade e as novidades anunciadas foram motivo de muita comemoração por parte dos presentes.


Alberes, Zé Maria e Sampaio

O agente de turismo José Maria Caires, que comanda o Movimento Conquista Pode Voar Mais Alto, anunciou que “o turismo de negócios só tem a ganhar com esta nova linha e a gente precisa agora incrementar o turismo de lazer, porque, querendo ou não, Vitória da Conquista é a porta de entrada do sudoeste da Bahia e Chapada Diamantina. Com este vôo regular direto, a gente pode muito bem vender a Chapada, Mucugê, Lençóis, Rio de Contas, Livramento e Anagé, começando por Conquista. Hoje este roteiro é feito via Salvador, passando pelo Paraguaçu que é muito mais longe, difícil e sem beleza”, comentou.

Hoje existem poucas capitais com vôos diretos para São Paulo. Agora com esta novidade, Vitória da Conquista ganha status de capital num vôo de 1h50min sem escala e sem conexão, com tarifa competitiva, às vezes mais barata que ônibus.

Albene Silveira

Albene Silveira da Travel Tour disse que havia uma carência muito grande de vôos diretos para São Paulo. “De agora em diante vai facilitar e baratear bastante o preço para o usuário. É um grande passo. A Passaredo está de parabéns. Acredito que brevemente conquistaremos novas linhas. A cidade consolida seu crescimento através desta investida da empresa aérea. Hoje atendemos mais de três milhões de pessoas e Vitória da Conquista é o centro de todas as cidades, como Guanambi, Itapetinga, Jequié, Brumado, Livramento, Bom Jesus da Lapa, Caetité e outras”, disse.

O administrador do aeroporto Otacílio de Figueiredo, Alberes Faria disse que a nova linha representa um incremento de mais de setenta por cento na oferta de cadeiras. “Os preços são convidativos. E o teremos o chamado bate e volta. O passageiro poderá voltar no mesmo vôo. Vitória da Conquista está de parabéns”, finalizou.

Cristhiane da Kana Chuê

Cristhiane Gomes da Kana Chuê, muito satisfeita disse que “este é o primeiro passo que a cidade dá para outra alavancada no seu progresso. Esta nova linha é de fundamental importância para o crescimento do turismo. Nossa luta agora passa a ser centralizada em cima do novo aeroporto. A Passaredo está de parabéns pelo avanço”. Finalizou.

Sampaio, Alberes e Keko

Ricardo Sampaio, gerente comercial anunciou que além da aeronave, a Passaredo investe na infraestrutura do Aeroporto Otacílio de Figueiredo, “mas quando tivermos definitivamente um novo aeroporto, todo mundo vai ganhar; a população e as companhias que vão explorar novos espaços”.

O gerente do departamento de marketing Keko Correia disse que as aeronaves que chegam a Vitória da Conquista representam investimento de R$ 90 milhões. Depois chegarão outras. “Na realidade a Passaredo sempre apostou em Vitória da Conquista, onde temos uma boa aceitação. A partir do dia 19, segunda-feira, estaremos com os novos vôos, mas desde já as vendas antecipadas superam as nossas expectativas”. Comemorou.


quarta-feira, 14 de julho de 2010

Vitória da Conquista a São Paulo por R$ 199

Do Blog do Anderson

Ricardo Sampaio (Passaredo) e José Maria Caires (Maxtour)

A Passaredo Linhas Aéreas disponibiliza até o próximo domingo (17) uma tarifa especial na rota de Vitória da Conquista a São Paulo (ver aqui) com o preço de R$ 199, conforme anunciou o gerente comercial da empresa, Ricardo Sampaio, durante um coquetel de lançamento em Vitória da Conquista na noite desta terça-feira (14). A passagem poderá ser utilizada até o final de julho.

Confira e compre no site da Maxtour (www.maxtour.com.br)


Agricultura orgância de Rio de Contas em destaque no Bahia Rural

A produção orgânica em Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora foi um dos destaques do Programa Bahia Rural do último domingo, 11. Em Rio de Contas o destaque foi a produção de morangos.

O programa vai ao ar todos os domingos, 6 da manhã, na TV Bahia, emissora afiliada à TV Globo. Para quem não assistiu ao programa é possível rever a matéria no site do programa.

Vale lembrar que o programa disponibiliza apenas as reportagens dos últimos 4 domingos, ou seja, em breve ela não estará mais disponível. Quem quiser ver ou rever a matéria deve procurar o vídeo do 3º bloco.

Para acessar o site do programa clique aqui.


terça-feira, 13 de julho de 2010

Ongs atuam como parceiras de escolas no interior da BA

Do Ministério da Cultura
Reprodução do Jornal A Tarde

SALVATORE CARROZZO

A história afro na Bahia vai além de Salvador (a nossa “Roma Negra”) e do Recôncavo baiano com passado canavial escravista. “As pessoas pouco sabem, mas temos comunidades Quilombolas já reconhecidas aqui na Chapada Diamantina”, afirma Líllian Pacheco, fundadora da Ong Grãos de Luz.

Foi pensando no distanciamento entre ancestralidade e os baianos que a educadora começou a desenvolver trabalhos com crianças nas escolas de Lençóis, em 1998.Hoje, a rede tem parcerias com o Ministério da Cultura e está presente em 20 municípios baianos.

O projeto conta ainda com a capacitação de professorese participação dos “griôs”, pessoas mais velhas da comunidade e que se encarregam de transmitir os ensinamentos e histórias orais.

Dificuldades Segundo Líllian, uma grande barreira vencida foiopreconceito dos próprios docentes da rede pública. “Muitos tinham dificuldade para lidar com a questão afro”, diz.

Problema similar foi detectado por Ana Rosa Mello, da Ong Oásis. Desde 2006, a organização desenvolve capacitação de multiplicadores e atividades lúdicas com crianças, tendo sempre o resgate das tradições afro e indígenas da região de Rio de Contas, onde está localizada.

“Muitos professores daqui são afrodescendentes,mastinham uma visão segundo a qual não podiam trabalhar certas questões em sala”, observa Ana Rosa. O projeto coordenado pela ong de Lençóis driblou esses e outros entraves, sempre buscando inserir a história do negro de forma positiva, como o resgate de figuras heroicas nas lutas de resistência em séculos passados.

“Não é só uma questão de elevar a autoestima desses jovens.

Tudo issotema vercom o lugar que essa criança vai ocupar na economia e política no futuro”, acredita.

O estudante Ricardo Oliveira, 14 anos, por exemplo, faz relatos sobre como o povo enfrentou uma grande seca em 1829 e também sobre o Jarê, manifestação religiosa com traços do candomblé. “Hoje, acho que tenho mais orgulho de ser negro”, conta.

Governo realiza ações preventivas contra os incêndios na Chapada Diamantina

Da TV Aratu/SBT

Mais eficiência e melhor desempenho dos municípios nas ações de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais na região da Chapada Diamantina. Com esse objetivo, o governo da Bahia, por meio da Coordenação de Defesa Civil do Estado (Cordec), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) firmou convênios, repassando recursos para os municípios afetados com o longo período de estiagem e incidência de incêndios.

Para tratar do assunto e estabelecer estratégias, na próxima terça-feira (13/07), como parte das ações do Estado, acontecerá a reunião de trabalho, às 14h, na Câmara Municipal de Vereadores de Andaraí. A atividade contará com a presença dos órgãos estaduais e municípios.

Os municípios que participarão da reunião são os mesmos que já estão conveniados. Serão investidos mais de R$ 253 mil, sendo R$ 224,6 mil do tesouro estadual e R$ 28,7 de contrapartida dos municípios proponentes. O convênio prevê o envolvimento direto das brigadas voluntárias como parceiras em todas as etapas previstas, o que significa mais de 500 homens e mulheres preparados e diretamente envolvidos nesta causa.

Os municípios conveniados são Abaíra, com previsão para receber recursos no valor de R$ 22,3 mil, Andaraí com R$ 33,5 mil, Barra da Estiva com R$ 20,6 mil, Bonito com R$ 28,2 mil, Dom Basílio que receberá R$ 21,6 mil, Lençóis que tem previsão de receber R$ 27,7 mil e Mucugê com R$ 27,8 mil, Nova Redenção receberá R$ 19,8, Rio de Contas R$ 28,8 e Utinga R$ 22,7 mil. “Os outros municípios com históricos de incêndios florestais serão contemplados na medida em que a documentação necessária seja encaminhada”, afirma o coordenador de Defesa Civil do Estado, Antonio Rodrigues.

Estarão presentes representantes das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), de Saúde (Sesab), de Agricultura (Seagri), de Educação (SEC), além da Defesa Civil (Cordec), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), Casa Militar, o Corpo de Bombeiros, o ICMBIO, o Ibama, a Copa, as prefeituras que firmaram os convênios, as Brigadas Voluntárias e a União dos Municípios da Chapada Diamantina (UMCD).


Charge Brasil


Fonte: O Povo Online

Procura-se!

Meu nome é EDSON BAPTISTA DA SILVA, morador aqui em INDAIATUBA - SP, gostaria se possível de ajuda;

Meu sogro sr. JOAQUIM ANTONIO ARAUJO, cor negra saiu desta cidade de RIO DE CONTAS - BAHIA , ha muitos anos deixando toda a sua família ai , incluindo sua mãe. Pois nunca mais voltou.

Nosso desejo é encontrar a parentela. pois nunca tivemos contato. O nome do meu sogro é JOAQUIM ANTONIO ARAUJO, casado com SANTA RISSATTI ARAUJO, DESTA UNIÃO TIVERRAM OS FILHOS MATILDE, VANICE, JOEL, MARTA, MARIA, VALDETE , NIVALDO E PAULO. - todos moradores em INDAIATUBA - SP

POR FAVOR SE PUDEREM ME AJUDAR, FICAREI ETERNO GRATO.

CONTATOS

EDSON BATISTA DA SILVA
19 - 93250091

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Fórum Baiano debate diretrizes da educação quilombola

Da Agecom

Elaborar as políticas públicas que atendam às especificidades educacionais das comunidades quilombolas da Bahia e reiterar a importância de se discutir a realidade desses povos. Com este objetivo, mais de 400 professores, estudantes e lideranças quilombolas de quase todos os Territórios de Identidade da Bahia, participam, desde a terça-feira (6) até esta sexta-feira (9), no município de Seabra (a 456 quilômetros de Salvador), Território da Chapada Diamantina, do II Fórum Baiano de Educação Quilombola.

As discussões darão origem às Diretrizes Estaduais da Educação Quilombola para a Bahia, que, segundo a representante da comunidade de Águas Claras (Salvador), remanescente do Quilombo do Urubu, Aidê Carvalho, o Estado já vem construindo. “O movimento do Estado, para criar uma política de reparação junto com as comunidades, já vem sendo percebido pelo grupo e é tido como um avanço em favor da educação e do cumprimento da lei nº 10.639, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira”, informa.

Para Nádia Cardoso, a coordenadora para as Relações Étnico-raciais e Diversidade da Secretaria da Educação, o Estado avança na construção das políticas públicas direcionadas às comunidades quilombolas. “Nós precisamos promover uma educação que inclua, com dignidade, as crianças quilombolas”.

Representando as comunidades quilombolas do estado, Maria Rosa da Silva destacou o “aprendizado” como a melhor ferramenta para a auto-estima das pessoas que vivem em quilombos e desarmar a discriminação ainda sofrida por elas nas escolas e nas sociedades.

“Aqui, a gente tem um complemento, a oportunidade de estar aprendendo. Cada vez que eu participo de um evento como esse, eu ganho forças para voltar à minha comunidade e dizer para eles que nós somos negros de verdade e que nós somos bonitos sim”, disse Maria Rosa.

Diversas cidades que integram o Território de Identidade da Chapada Diamantina, inclusive Seabra, são originadas de quilombos. Rio de Contas é uma delas. Lá, a professora Sandra Aparecida Augusto Santos ensina crianças de 4 a 6 anos em uma escola da comunidade quilombola de Barra do Brumado. “Participo do Fórum para falar sobre a nossa educação e para saber melhor sobre como passar os assuntos. Agora, nós estamos recebendo novos livros didáticos, que estão mais de acordo com a nossa realidade, quando os alunos se vêem nos livros, o resultado é bem mais positivo”, disse Sandra.

Ações no Estado
Desde o I Fórum Baiano, em 2009, cerca de 500 professores e lideranças quilombolas já passaram por cursos de formação continuada, que continuam oferecidos pela Bahia, por meio de universidades e da própria Secretaria da Educação. A construção e reforma de escolas nas comunidades também estão previstas.

Segundo Nildon Pitombo, superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação, as políticas de reparação não deverão ser feitas de forma isolada. O apoio das universidades também é essencial no processo de formação de educadores.

“O regime de colaboração é uma ferramenta capaz de provocar uma mudança significativa na realidade das comunidades quilombolas da Bahia. Precisamos valorizar a matriz africana na sociedade brasileira”, disse o superintendente. No país, existem mais de 1.340 comunidades, certificadas até setembro de 2009 pela Fundação Palmares. Destas, 297 estão na Bahia, mas estima-se que existam mais de 500 remanescentes de quilombos no estado.

No primeiro dia do Fórum, os participantes ouviram palestra do professor Carlos Eduardo Santana sobre a formação dos quilombos no Brasil e sobre a cultura africana. Além da exposição de Carlos Eduardo, documentários que retratam a vida nas comunidades quilombolas também foram exibidos.

O segundo dia do evento aconteceu no Centro Educacional de Seabra e foi dedicado ao encontro dos grupos de trabalho, que discutiram propostas de políticas educacionais relativas à alfabetização de jovens e adultos, à educação básica, à educação profissional, ao ensino superior e à educação do campo. A programação do II Fórum Baiano de Educação Quilombola também inclui conferências, plenárias, comunicação de trabalhos de pesquisa e apresentações culturais, além da exposição das propostas originadas dos grupos de trabalho.



quinta-feira, 8 de julho de 2010

De Vitória da Conquista a São Paulo em 2 horas

Do Blog do Anderson

Lembrando que as passagens estão custando cerca de R$ 399,00.

Com essa opção Caires acredita que já aparecem os primeiros sinais que realmente "Conquista Pode Voar Mais Alto"

Dentro de poucos dias Vitória da Conquista vai contar com um vôo saindo do Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo direto para o aeroporto de Guarulhos na grande São Paulo, conforme informou ao Blog do Anderson, José Maria Caires, presidente do Movimento Conquista Pode Voar Mais Alto. “Não será necessário ir a Salvador ou a Ilhéus, pois com essa opção os passageiros embarcam em Vitória da Conquista às 14 horas e chegam antes das 16 horas no aeroporto de Guarulhos, na grande São Paulo”, disse Caires entusiasmado e confiante no potencial do Sudoeste baiano. Caires ainda informou que a aeronave é um jato da Embraer e tem capacidade para 50 pessoas. “Com essa opção já aparecem os primeiros sinais que realmente ‘Conquista Pode Voar Mais Alto’”, finaliza Caires.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Portal da Transparência informa liberação de recursos para Rio de Contas

Os convênios do município de RIO DE CONTAS/BA que receberam seu último repasse no período de 29/06/2010 a 05/07/2010 estão relacionados abaixo:

Número Convênio: 661453
Saiba como obter informações adicionais, denunciar irregularidades ou comunicar inconsistência de dados

Situação: Adimplente

Objeto: AQUISICAO DE VEICULO AUTOMOTOR, ZERO QUILOMETRO, COM ESPECIFICACOES PARA TRANSPORTE ESCOLAR, POR MEIO DE APOIO FINANCEIRO, NO ÂMBITO DO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA.

Órgão Superior: MINISTÉRIO DA EDUCACAO

Convenente: PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DE CONTAS

Valor Total: R$331.650,00

Data da Última Liberação: 02/07/2010

Valor da Última Liberação: R$331.650,00

No Portal da Transparência é possível se cadastrar e sempre que houver liberação de recursos em convênios o portal encaminha e-mail informando. Para isto basta escolher a cidade para a qual deseja receber informações.


APL de Derivados da Cana busca valorização de produtos

Da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia

Nos últimos dois séculos, o setor açucareiro passou por um processo de transformação, com reflexões da sua conjuntura e da atual situação dos produtos gerados da cana-de-açúcar. Isso resultou na valorização da cachaça e do aumento do valor nutricional da rapadura, por exemplo. Hoje, a produção de derivados é novamente reconhecida como um importante meio para a geração de renda e empregos diretos e indiretos. A Bahia é o segundo maior produtor de cachaça artesanal e de alambique do Brasil.

O Arranjo Produtivo Local (APL) de Derivados da Cana de Açúcar da Bahia surgiu em 2007 para ajudar no processo de transformação e organização do setor de produção de derivados da cana, rapadura e cachaça. O Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial (Progredir), que busca integrar e fortalecer a atividade empresarial em micro, pequenas e médias empresas de diversos segmentos produtivos, organizadas em APLs, também contribui para o desenvolvimento.

Existem 120 municípios produtores de cana de açúcar na Bahia. O Estado tem treze pólos produtivos que reunidos somam cerca de 7.000 estabelecimentos, porém apenas 1% está formalizado como micro empresas, associações ou cooperativas. A Produção de Cachaça e outros derivados está presente em 14 pontos baianos. Os municípios que mais de destacam são: Abaíra, Rio de Contas, Piripá, Cordeiros, Caetité, Livramento de Nossa Senhora e Ilhéus.

HISTÓRIA
O APL de Derivados da Cana de Açúcar, localizado no centro-sul e sul da Bahia, é fruto um dos setores mais importantes para a história do Brasil colonial. A atividade açucareira até o século XIX era o segundo ciclo econômico do País. A decadência da cultura da cana de açúcar acarretou, entre outros problemas, o atraso tecnológico, a decadente produção artesanal da cachaça, melado e rapadura e a informalidade.

A cachaça nasceu no recôncavo baiano há 450 anos e tornou-se importante fonte de renda para muitos municípios baianos. Durante as duas últimas décadas várias ações foram desenvolvidas para fortalecer o setor e surgiram com isso associações, programas, legislações, eventos, trabalhos, certificações, entre outros.

O APL reuniu inicialmente os produtores de cachaça. Depois da sua implantação houve um aumento na exportação da cachaça e valorização do produto no exterior. Em 2008 a “Cachaça de Abaíra” começou a ser exportada para a Europa.

APLs
Os Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outras instituições locais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

PROGREDIR
O Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial (Progredir) tem como objetivo estimular a capacidade de inovação tecnológica e desenvolvimento do potencial de cooperação e competitividade de micro, pequenas e médias empresas, cooperativas e associações que fazem parte de onze Arranjos Produtivos Locais (APL) na Bahia. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/BA) atua como parceiro executor de algumas etapas do programa, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) financia e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) coordena. Os APLs contemplados pelo Progredir são: Automotivo, Moda, Derivados da cana-de-açúcar, Fruticultura, Caprinos e Ovinos, Piscicultura, Rochas ornamentais, Sisal, Tecnologia da informação, Transformação de plásticos, Turismo na Costa do Cacau.


terça-feira, 6 de julho de 2010

Repasse de verbas para Rio de Contas - Junho de 2010


O cidadão que deseja conhecer os valores repassados às prefeituras municipais pode acessar o Demonstrativo de Distribuição de Arrecadação no site do Banco do Brasil (no campo nome do beneficiário insira o nome da sua cidade). O link é:

https://www13.bb.com.br/appbb/portal/gov/ep/srv/daf/index.jsp

Para o mês de junho a prefeitura de Rio de Contas totalizou os seguintes valores:

TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO

Débito Benef. = 1.136.735,62D
Crédito Benef. = 2.089.918,91C

No site é possivel verificar os repasses detalhados das seguintes receitas:

FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS
FEP - FUNDO ESPECIAL DO PETROLEO
ICMS - DESONERACAO DAS EXPORTACOES LEI 87/96
ITR - IMPOSTO TERRITORIAL RURAL
ICS - ICMS ESTADUAL
FUS - FUNDO SAUDE
IPM - IPI EXPORTACAO - COTA MUNICIPIO
CID - CIDE-CONTRIB. INTERVENCAO DOMINIO ECONOMICO
FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUCAÇÃO
SNA - SIMPLES NACIONAL
IPV - IPVA-IMPOSTO SOBRE PROP. VEICULOS AUTOMOTORES
IES - FIES-FUNDO INVEST.ECONOMICO SOCIAL DA BAHIA

Por conter inúmeros valores colocamos aqui apenas o valor global, para saber detalhadamente os valores individuais de cada repasse é só acessar o referido link.

Fonte: DAF - Distribuição de Arrecadação Federal