sexta-feira, 30 de abril de 2010

Água do Rio Brumado é imprópria para consumo

Existe risco, no medio e longo prazo, dos efluentes da ETA de Rio de Contas matar o Rio Brumado

Exames realizados pela própria Embasa, a pedido da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia; e pelo Laboratório Central de Saúde Pública Prof. Gonçalo Moniz – LACEN, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, solicitado pela promotora de justiça Maria Imaculada Jued Moysés, da comarca local, confirmaram a grave contaminação da água do Rio Brumado, que banha os municípios de Livramento e Dom Basílio.

O exame bacteriológico feito pela Embasa apresentou os seguintes resultados, para cada 100 ml de água: coleta na Av. Alfredo Machado, 120, povoado de Barrinha – 8.550 bactérias heterotróficas, 1.500 coliformes totais e menos de 1 (ausente) coliformes termotolerantes; coleta no canal do DNOCS/Ponto T8 – 9.750 bactérias heterotróficas, 2.500 coliformes fecais e 200 coliformes termotolerantes; coleta na barragem de derivação (barraginha) – 14.050 bactérias heterotróficas, 7.000 coliformes fecais e 600 coliformes termotolerantes. A análise da água tratada que serve a cidade deu negativo.

O LACEN examinou cinco amostras, coletadas em pontos estratégicos, e todos os resultados foram insatisfatórios, concluindo que a água é “imprópria para o consumo humano por apresentar contagem de coliformes totais, coliformes termotolerantes e cor aparente em desacordo com os padrões de potabilidade”. Foi registrada, também, a “presença de Escherichia coli” (ameba) em todas as amostras. Os resultados confirmam contaminação detectada em exame feito pela UESB, a pedido da Associação dos Assentados do Perímetro Irrigado do Brumado Bloco II, que fica na Barrinha.


EMBASA DIZ NÃO SER RESPONSÁVEL

Convidada a dar esclarecimentos, ontem, na reunião da Comissão Gestora da Água de Livramento, a Embasa, mais uma vez, se eximiu de responsabilidades, dizendo que os resultados estão dentro dos parâmetros legais. Exemplificou com os 600 coliformes termotolerantes, que estariam abaixo do limite legal (1.000), detectados na barragem de derivação do DNOCS, que fica após o ponto de despejo dos esgotos de Rio de Contas; e ao índice zero da amostra feita com a água tratada consumida pela cidade de Livramento.

A Embasa não apresentou o resultado da análise físico-química da água, que integra o monitoramento solicitado pela Prefeitura. O engenheiro da empresa, lotado na unidade de Vitória da Conquista, André Ribeiro de Castro, disse que o contrato da empresa se restringe ao tratamento da água que abastece a cidade de Livramento e que não tem qualquer responsabilidade com a zona rural, onde cerca de 40 comunidades consomem a água contaminada.

A contaminação é atribuída aos esgotos da cidade de Rio de Contas, lançados no Rio Brumado, mesmo depois da Estação de Tratamento inaugurada pelo governador Jaques Wagner, em 22 de janeiro, ainda inacabada e cheia defeitos, tanto que ele sequer inspecionou a obra, feita pela Construtora Franco Araújo. Apesar de oficialmente inaugurada, nem a Embasa nem a Prefeitura de Rio de Contas aceitou ainda recebê-la.


PROPOSTA PARA REUSO DA ÁGUA

Sara Guimarães, da Secretaria do Meio Ambiente de Rio de Contas, deixou entender que foi um erro deixar a Construtora Franco Araújo construir o sistema e que “a obra não foi concluída”. Disse, por exemplo, que são necessárias mais duas bombas elevatórias, confirmando que as atuais não funcionaram no réveillon e os dejetos foram jogados in natura no Rio Brumado.

A técnica apresentou proposta da Secretaria, que teve apoio unânime na reunião, para solução definitiva do problema, evitando lançamento dos efluentes no rio, reutilizando-os na irrigação em campos de flores, uma vocação do município de Rio de Contas, cuja produção vai gerar emprego e renda. Disse ser um projeto sustentável, utilizável, ainda, como marketing social para os três municípios - Rio de Contas, Livramento e Dom Basílio.

O vereador Orlando Barbosa, da Câmara de Dom Basílio, disse que aquele município é o mais prejudicado, pois recebe dejetos de Livramento e Rio de Contas. Denunciou que 60% da população do município consomem a água in natura e contaminada do Rio Brumado. Acrescentou que o rio está morto e a Comissão Gestora da Água só vinha discutindo o controle e rateio da água para irrigação, esquecendo-se da água de beber.

METADE DAS CASAS SEM LIGAÇÃO

A secretária do Meio Ambiente de Rio de Contas, Ana Paula, quis saber quantas ligações domiciliares de esgoto foram feitas e quantas faltam, mas o engenheiro da Embasa, André Ribeiro de Castro, gerente do processo, não soube informar. Tentou enrolar, acusando moradores de não permitir a ligação. Porém, a representante da Secretaria, na reunião, Sara Guimarães, sem desmenti-lo diretamente, informou que nunca foi procurada para autorizar a ligação da sua casa.

A secretária Ana Paula disse que a rua mais problemática, em matéria de esgoto, é a da beira do rio, mas suas casas ainda não foram ligadas à rede coletora. O engenheiro André Ribeiro não soube informar, mas ela disse que a estimativa é que de 1.400 domicílios somente metade foi ligada à rede de esgoto. Sem que isso seja completado, acrescentou, não adianta fazer aferição da água do Rio Brumado.

O Instituto do Meio Ambiente da Bahia constatou que o laboratório de monitoramente que deveria funcionar na Estação de Tratamento de Esgoto de Rio de Contas não existe; que a licença ambiental, de exibição é obrigatória, não foi encontrada no local. Isso é de menos. Pior foi a obra ser inaugurada festivamente pelo governador Jaques Wagner, sem ter sido recebida pela Embasa, devido a condicionantes não cumpridas pela Franco Araújo, como confirmou o engenheiro André Ribeiro de Castro.

SAÚDE PÚBLICA ESTÁ EM JOGO

A promotora de Justiça de Livramento, Maria Imaculada Jued Moysés, mostrando-se surpresa com a gravidade da contaminação da água, revelada nas análises apresentadas e diante do que ouviu na reunião, disse que vai tomar medida de urgência junto à Prefeitura e à Embasa, principalmente com relação aos povoados que estão consumindo á água suja.

“Não vai poder esperar nem mais um dia. É a saúde pública que está em jogo”, afirmou, acrescentando que vai se reunir com os dois órgãos para assinatura de “Termo de Ajustamento de Conduta – TAC”, com providências a serem tomadas. A Comissão Gestora da Água anunciou que vai requerer que a proposta de reutilização da água seja incluída no TAC, do qual constará também o tratamento de esgotos em quintais, chamado “evapotranspiração”, garantiu a promotora.

A situação nos povoados é considerada preocupante, como a Barrinha. Segundo testemunho de Valdir Sampaio, presidente da Associação dos Assentados, “Estamos num chiqueiro de porco, bebendo água contaminada e convivendo com o lixo”. Ele denunciou que 200 crianças da creche local consomem o líquido contaminado e que só os médicos e dentistas do posto de Saúde recebem água mineral da Prefeitura.

VEREADOR CRITICA DESCASO

Apenas dois vereadores foram à reunião, Paulo Roberto Lessa Pereira e Marilho Machado Matias. Paulo Lessa foi duro e firme ao denunciar o descaso da Embasa, criticou o escamoteamento das informações pelo engenheiro André Ribeiro e cobrou do prefeito Carlos Batista a promessa não cumprida de monitorar a qualidade da água. O prefeito, que apoiou o despejo dos dejetos no Rio Brumado, não compareceu á reunião. Em conversa informal, Paulo Lessa resumiu tudo em uma frase: “O esgoto de Rio de Contas quando mais se mexe mais fede!”.

Fonte: O Mandacaru


quinta-feira, 29 de abril de 2010

O Cinema Chegou!

Estréia do cinema em Rio de Contas

Neste sábado dia 1º de Maio de 2010, inauguração do cineclube Nossa Terra Nossa Gente! uma iniciativa da Rádio Rio de Contas FM 104,9, Associação Comunitária IANRC, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o apoio do ponto de cultura Ciranda de Bonecos, Prefeitura Municipal de Rio de Contas e IPHAN!

Programação:

Sábado dia 1º de maio às oito da noite, sessão inaugural com apresentação dos vídeos:
A história do cinema em Rio de Contas, Personagens de outra história - uma homenagem aos descendentes indígenas riocontenses e o clássico filme a Marvada Carne de André Clotzel – classificação livre!

Domingo dia 02 de maio às cinco da tarde sessão infantil com os filmes:
Dandara e Kenderê apresentado pelas crianças da casinha dos sonhos, castelo Rá-Tim-Bum e ás oito da noite o filme “Besouro” classificação 14 anos! Estréia do cineclube Nossa Terra Nossa Gente, neste sábado e domingo, não perca!


Lombada ainda está fora do padrão

Os prepostos do Derba (Departamento de Estradas de Rodagem da Bahia) refizeram os quebra molas que estavam sendo construídos no trecho dos Valérios da “Estrada Parque”, que liga Livramento de Nossa Senhora, Bahia, a Rio de Contas, porque estavam com 18 cm de altura, em desacordo com o art. 3º da Resolução 39/98 do CONTRAN (Conselho Nacional do Trânsito), que diz:

Art. 3º As ondulações transversais às vias públicas denominam-se TIPO I e TIPO II e deverão atender aos projetos-tipo constantes do ANEXO I da presente Resolução. Deverão apresentar as seguintes dimensões:

I - TIPO I:
a)largura: igual à da pista, mantendo-se as condições de
drenagem superficial;
b) comprimento: 1,50
c) altura: até 0,08m.

II - TIPO II:
a)largura: igual à da pista, mantendo-se as condições de
drenagem superficial;
b) comprimento: 3,70m;
c) altura: até 0,10m.

Mas os motoristas ainda estão reclamando, dizendo que o refazimento não corrigiu totalmente a falha. As lombadas estão, agora, com 12 cm de altura e 2,50 m de comprimento, enquanto a Resolução 39/98 prevê altura de 8 cm e 1,50 m de comprimento para o “tipo I”; e altura de 10 cm e 3,70 m de comprimento para o “tipo II”. As lombadas foram solicitadas pelos moradores do bairro, por se tratar de pista de alta velocidade, com grande risco para a população, principalmente os freqüentadores da igreja que existe no local.

Derba corrigiu lombada que tinha 18 cm de altura
Fonte: Mandacaru da Serra

SENAC apoia o artesanato de Rio de Contas

Recentemente, com o apoio do Senac de Vitória da Conquista, a Cooperativa Artesanal Mista de Rio de Contas (Cooperart) fechou contrato com a rede de lojas Tok Stok. Através desse contrato, o tradicional e genuíno bordado em crivo rústico, feito com fio de saco de algodão pelas artesãs da cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, passa a integrar o mix de produtos artesanais dessa grande rede. Com essa parceria entre o SENAC e a Tok Stok, abre-se o mercado nacional para o artesanato de Rio de Contas.

Fonte: SENAC BA


quarta-feira, 28 de abril de 2010

Atendimento do SAC Móvel é cancelado em Livramento

Os serviços prestados pelo SAC Móvel que deveriam atender a cidade de Livramento entre os dias 30 de abril a 2 de maio foram cancelados. Os serviços serão vão ser oferecidos pela mesma equipe no município de Ilhéus.

Os roteiros do SAC podem ser conferidos na página do orgão na internet clicando aqui.



domingo, 25 de abril de 2010

Morre o ex-prefeito Jesuino Mário da Silva

Faleceu na manhã deste domingo, 25 de abril, o ex-prefeito de Rio de Contas Jesuino Mário da Silva. O enterro aconteceu por volta das 5 da tarde e reuniu centenas de pessoas.



sábado, 24 de abril de 2010

I Conferência Regional Intersetorial de Saúde Mental

A I Conferência Regional Intersetorial de Saúde Mental que aconteceu em Livramento de Nossa Senhora no dia 14 de Abril reuniu profissionais da área de saúde, autoridades e representantes da comunidade no Clube de Campo Caiçara, local escolhido para o evento. O Objetivo da Conferência foi reorganizar o modelo de Saúde Mental, consolidando as políticas de Saúde Pública.

Atualmente a Saúde mental passa por um grande processo de transformação, interligando diversos setores, entre eles, educação, assistência social e cultura. Na I Conferência Regional Intersetorial de Saúde Mental de Livramento estes temas foram abordados através de palestras e debates. Na oportunidade foram discutidos os problemas de Saúde mental e a participação no SUS. Baseado no temário da IV Conferência Nacional de Saúde mental foram escolhidos Delegados (representantes da comunidade) para elaboração de propostas que visam melhorar a assistência aos portadores de transtornos mentais.

Para Fabiana Freire Ribeiro, Coordenadora do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial de Livramento a Conferência é um grande passo para que as pessoas percebam que os problemas mentais precisam ser discutidos e encarados como uma realidade que está ligada a vários setores da sociedade: "O debate é importante para que fique claro que Saúde mental é um direito e compromisso de todos, precisamos consolidar avanços e enfrentar desafios", disse.

O Prefeito de Livramento, Dr. Carlos Roberto Souto Batista, a Secretária municipal de Saúde Nádia Dias, o Presidente da Câmara de Vereadores Ilídio de Castro, os Vereadores Paulo Lessa e Zé Araújo, o Major Jorge Brito Macedo - 46ª CIPM, médicos, professores, estudantes e pessoas de diversos seguimentos, estiveram presentes na Conferência, mostrando a importância do Poder Público e a sociedade discutirem questões que estão ligadas a Saúde e inclusas em nosso cotidiano.

Os Palestrantes Roberto Silva Novais, Edna Santos Silva e Bruna Bacelar, levaram ao público além de informações, questionamentos fundamentais para consolidar a rede de atenção psicossocial e fortalecer movimentos sociais.

A parceria entre as cidades de Livramento, Dom Basílio e Rio de Contas fez da I Conferência Regional Intersetorial de Saúde Mental um movimento esclarecedor e que abre novos caminhos para o avanço na captação de recursos e oferta de tratamento para pacientes de toda região.

Fonte: Prefeitura de Livramento


Exposição quilombola chega a Teresina no Piauí

Depois de 4 meses fechada para reforma, a Casa da Cultura de Teresina reabre no próximo dia 27 e, através de uma parceria com o Sesc- Serviço Social do Comércio- , traz a exposição “Quilombolas: Tradições e Cultura da Resistência”, com patrocínio da Petrobras. Os registros foram feitos pelo fotógrafo André Cypriano a partir do trabalho de pesquisa do professor da UnB e geógrafo Rafael Sanzio Araújo dos Anjos.

Em 40 fotografias e 6 mapas, a exposição retrata a história e o cotidiano das comunidades remanescentes dos quilombos. O modo de viver, o labor diário das roças e as técnicas agrícolas e a memória ancestral na expressão dos rostos negros.

Idealizados como focos da cultura negra isolados em pontos longínquos do país, os quilombolas estão presentes em quase todos os estados. Desconhecidos, com uma realidade invisível para boa parte da população brasileira, os integrantes dessas comunidades foram e ainda são abnegados por aqueles que desconhecem o real processo de formação da nossa nacionalidade.

Cafundó, Conceição dos Caetanos, Curiaú, Itamatatiua, Kalunga, Mocambo, Mumbuca, Oriximiná, Rio de Contas e Tapuio foram as comunidades escolhidas para o estudo, que revela traços marcantes da ancestralidade africana.

Os mapas são representações gráficas da realidade desses povos e se firmam como ferramentas eficazes de interpretação e leitura do território. As fotos, todas em preto e branco, marcam traços, formas e trejeitos.

As lentes de André Cypriano já são especialistas em registrar povos e comunidades desconhecidas do grande público. Vencedor de prêmios nacionais e internacionais, o também documentarista é o responsável pelos ensaios que contribuem para a ampliação e continuidade das discussões sobre essas comunidades carregadas de história, da nossa história.

“Durante a exposição, a Casa realizará também um ciclo de palestras com a temática negra com a participação de professores pesquisadores nos núcleos IFARADÁ, da UFPI, e NEPA, da Uespi”, conta Josy Brito, diretora da Casa da Cultura. Acontecerão também apresentações de grupos representantes da cultura africana como Ijexá,Coisa de Nêgo e Grupo de Capoeira Raízes do Brasil. “Quilombolas” ficará à disposição do público até o dia 10 de junho, sempre de segunda a sexta de 8h às 19h e no sábado de 9h às 13h.

Fonte: Fundação Cultural Monsenhor Chaves

Feira das cidades em Paramirim

A Feira das Cidades reuniu na Praça Custódio Séptimus em Paramirim nos dias 17 e 18 de Abril, stands de municípios de toda região. Livramento de Nossa Senhora mostrou aos visitantes a força da Agricultura livramentense. Maracujá, coco, banana e manga (carro chefe da produção local) foram expostos na forma natural e derivados como doces caseiros.

As cidades de Botuporã, Lagoa Real, Tanque Novo, Boquira, Ibipitanga, Macaúbas, Rio do Pires, Caturama, Dom Basílio, Rio de Contas, Érico Cardoso, Livramento de Nossa Senhora e a anfitriã Paramirim exibiram os mais diversos produtos dentre os quais, artigos culinários, agrícolas e artesanatos.

A Feira das Cidades do Vale do Paramirim, realizada pela Prefeitura Municipal de Paramirim com apoio do Ministério do Turismo foi um evento de extrema importância para a região e serviu para valorizar as vocações artísticas e culturais de todas as localidades participantes. Nos dois dias de Feira o público pode notar a aproximação dos povos e o estímulo ao turismo.

A extensa programação contou com exposições, apresentações artísticas e shows com grandes nomes do cenário nacional, incluindo o cantor Reginaldo Rossi.

O Prefeito de Livramento, Dr. Carlos Roberto Souto Batista, e a Primeira Dama a Senhora Suzete Cristina Spínola Souto foram a Paramirim abrilhantar o evento. Na ocasião agradeceram ao Prefeito Júlio Bernardo Bitencourt pelo convite e a oportunidade de mostrar um pouco mais da cultura livramentense. O Presidente da Câmara de Vereadores Ilídio de Castro acompanhado da esposa, Senhora Marilza de Castro, também prestigiou a iniciativa de Paramirim.

O responsável pelo Stand da Prefeitura de Livramento, Antônio Fernando Aguiar Assis - Secretário Municipal de Agricultura - e toda a equipe de sua secretaria emprenharam-se ao máximo para atender às expectativas e oferecer aos visitantes as informações sobre os produtos expostos.

Fonte: Prefeitura de Livramento

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Prefeitura publica decreto após efeito do mesmo


Um dos elementos básicos da administração pública é a publicidade dos atos. Em Rio de Contas algo curioso tem acontecido: faz-se o Decreto e publica-se apenas após os efeitos do mesmo.

Em 30 de março de 2010 houve o Decreto de nº 67 em que convocava a 1ª Conferência Regional Intersetorial de Saúde Mental - 1ª CRISM numa parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde de Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio. O objetivo do evento era a definição de diretrizes para políticas públicas no campo da saúde mental, a partir da atuação transversal e Intersetorial dos vários atores envolvidos com o tema.

Há ai um pequeno detalhe, o evento, segundo o Decreto tinha como data 14 de abril de 2010, mas só foi publicado no Diário Oficial do Município na edição do dia 19 de abril de 2010, 5 dias após o evento.

Questão de lógica: será a publicação de um decreto uma mera formalidade burocrática ou algo que serve para tornar os atos da adminstração pública conhecido por todos?

A edição do Diário Oficial pode ser acessada clicando aqui.


terça-feira, 20 de abril de 2010

SAC Móvel em Livramento

As carretas do SAC Móvel percorrem 18 municípios baianos este mês, com funcionamento das 8h às 18h para atendimentos aos moradores das cidades visitadas e das regiões vizinhas. O serviço oferece emissão de Carteira de Identidade, primeira via de CPF, Certidão de Nascimento para crianças de até 11 anos e Antecedentes Criminais, além de recadastramento de pensionistas do Estado e registros na Ouvidoria Geral do Estado.

Os municípios visitados pelo SAC Móvel neste mês pertencem a três microrregiões da Bahia. Nos primeiros cinco dias de trabalho, as carretas já realizaram mais de 1,2 mil atendimentos. A expectativa é de atender 10 mil cidadãos destas microrregiões até o final do mês.


A primeira rota iniciou o atendimento à região nordeste da Bahia pelo município de Santo Estevão, seguindo para Conceição do Coité, onde fica até quinta-feira (8). No fim de semana, o SAC Móvel chega a Maracás (10 e 11) e continua o atendimento pelos municípios de Cipó (13 a 15), Tucano (17 a 19) e Cícero Dantas (21 a 23). Logo mais será a vez da população de Antas (25 e 26) e Coronel João Sá (28 e 29) receber a visita do SAC Móvel.


Já a rota 2 percorre as regiões centro sul e sul baianos, tendo passado por Condeúba e Cordeiros, seguindo por Piripá, onde atende até sexta-feira (9), Tremedal (11 e 12), Anagé (14 e 15), Firmino Alves (17 e 18), Itabela (20 e 21) e Ibicuí (23 e 24). A carreta passa também por Bom Jesus da Lapa (26 a 28) e Livramento de Nossa Senhora (30 de abril a 2 de maio). Para mais informações sobre as rotas do SAC Móvel, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) disponibiliza o telefone 0800 071 5353. A ligação é gratuita.

Fonte: Agecom


sexta-feira, 16 de abril de 2010

Franceses investem na produção de oliveira em Rio de Contas

O município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, poderá se tornar um dos principais pólos do cultivo de oliveira da Bahia. A espécie já começou a ser cultivada por empresários franceses em uma área de 6 mil hectares, que deverá, ainda este ano, ser ampliada para 8 mil. O plantio na região possibilitará a colheita de azeitonas – os frutos da oliveira – e a extração do azeite de oliva, gerando emprego e renda.

O grupo francês Chinchila declarou interesse em continuar investindo no estado, durante um encontro com o secretário estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Salles. Além da oliveira, os franceses apostam no plantio de maça, café e cítricos.

“É uma região excepcional. O clima temperado favorece o cultivo. A Embrapa já vem realizando experimentos para mostrar o potencial produtivo”, disse o empresário Didier Chincilla.

Fonte: Blog do Anderson

Repasse de verbas para Rio de Contas - Março de 2010


O cidadão que deseja conhecer os valores repassados às prefeituras municipais pode acessar o Demonstrativo de Distribuição de Arrecadação no site do Banco do Brasil (no campo nome do beneficiário insira o nome da sua cidade). O link é:

https://www13.bb.com.br/appbb/portal/gov/ep/srv/daf/index.jsp

Para o mês de março a prefeitura de Rio de Contas totalizou os seguintes valores:

TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO

Débito Benef. = 245.287,23D
Crédito Benef. = 1.017.854,28C

No site é possivel verificar os repasses detalhados das seguintes receitas:

FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS
FEP - FUNDO ESPECIAL DO PETROLEO
ICMS - DESONERACAO DAS EXPORTACOES LEI 87/96
ITR - IMPOSTO TERRITORIAL RURAL
ICS - ICMS ESTADUAL
FUS - FUNDO SAUDE
IPM - IPI EXPORTACAO - COTA MUNICIPIO
CID - CIDE-CONTRIB. INTERVENCAO DOMINIO ECONOMICO
FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUCAÇÃO
SNA - SIMPLES NACIONAL
IPV - IPVA-IMPOSTO SOBRE PROP. VEICULOS AUTOMOTORES
IES - FIES-FUNDO INVEST.ECONOMICO SOCIAL DA BAHIA

Por conter inúmeros valores colocamos aqui apenas o valor global, para saber detalhadamente os valores individuais de cada repasse é só acessar o referido link.

Fonte: DAF - Distribuição de Arrecadação Federal

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Confira o resultado da última enquete do Notícias de Rio de Contas

Mais uma enquete foi encerrada no Blog. Dessa vez a pergunta feita aos leitores foi:


" Qual a sua opinião sobre a cobrança de taxas aos turistas para visitação aos pontos turísticos de Rio de Contas?"

O resultado foi o seguinte:

Sou a favor: 32%
Sou contra: 43%
Precisa de mais discussão: 16%
Não sou nem contra nem a favor: 9%

Em breve uma nova enquente estará no ar!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Caetité comemora 200 anos e premia alunos com viagem a Rio de Contas

Resultado do Concurso “CAETITÉ: 200 ANOS DE MEMÓRIAS E MUITAS HISTÓRIAS”


Em seus duzentos anos, Caetité ainda guarda vestígios do passado: estilo arquitetônico, logradouros, prédios públicos, religiosos, comerciais, manifestações artísticas ou, simplesmente, alicerces de uma fundação, pedras gastas pelo tempo. Uma leitura dos marcos históricos de uma cidade possibilita uma maior compreensão do seu presente, pois a sua transformação é feita pelos que nela vivem: seus cidadãos. Essa idéia permeia o projeto Caetité, 200 anos de memória e muitas histórias que, voltando-se para a formação de crianças e jovens, trabalhou “o conhecer” a cidade sob uma perspectiva de transformação.

Portanto, este projeto foi uma oportunidade única para se estabelecer uma relação entre cidade e educação, o que aumenta a importância de trabalhar com alunos das escolas do município de Caetité, para que estes pudessem conhecer um pouco da história decorrida durante esses dois séculos.

A entrega dos prêmios aos vencedores aconteceu nesta segunda-feira (05.04), na Praça Rodrigues Lima, com a presença do Prefeito Zé Barreira, da Secretária Municipal de Educação Profa. Rosemária Joazeiro, além de vários integrantes da administração municipal.

Leia a íntegra da notícia clicando aqui.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Caso de pedofilia ocorrido em Rio de Contas é tema de reportagem do Domingo Espetacular da Rede Record


Alexander Nicolaus estava lista dos homens mais procurados do mundo da Interpol, polícia internacional, e foi preso na Inglaterra. Ele chegou ao Brasil na última semana e teve crise nervosa antes de ser preso. O frei confessou ter abusado de criança de seis anos em pousada de Rio de Contas (BA), foi preso e quando passou para o regime de prisão domiciliar, fugiu para a Alemanha.

Fonte: R7.com

Vale acrescentar que a reportagem apresenta erros grotescos como a indicação errada do local onde o fato ocorreu.

PMDB presta contas de convênios com o governo


Prestação de contas de verbas do Governo Federal

O presidente do PMDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima, juntamente com a deputada estadual Marizete Pereria, reuniu-se com o prefeito Márcio Farias (PMDB), secretários e vereadores do município de Rio de Contas para fazer prestação de contas do convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal. Este convênio foi responsável por levar a Rio de Contas recursos para serviços de esgotamento sanitário na cidade, drenagem, pavimentação e poços artesianos, além de outras obras. O prefeito Márcio aproveitou a oportunidade e agradeceu o apoio recebido para garantir o crescimento do município: “Geddel pode ter a certeza de que contará sempre com o meu apoio em qualquer caminho que decidir trilhar”, disse.

Fonte: Bahia Notícias

sábado, 10 de abril de 2010

Prefeito de Rio de Contas fala sobre o título de Cidade Cultural


“Torcia muito por este título, pois Rio de Contas tem um potencial cultural enorme. Recebemos a notícia com muita alegria e entusiasmo. Agora, esperamos atrair investimentos e dar ainda mais visibilidade ao potencial histórico, turístico e cultural desta cidade”. A declaração é do Prefeito de Rio de Contas, o Sr. Márcio Oliveira, que esteve ontem na Produtora Gtrês, em Salvador, após a Comissão visitar a cidade eleita no último final de semana.

Fonte: Blog da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Frei acusado de pedofilia volta à Salvador

*Da Redação, com informações do Jornal da Manhã/TV Bahia/Globo
redacao@portalibahia.com.br

O frei Franciscano Alexander Nicolaus Weber, que nasceu na Alemanha, chega nesta quarta-feira (7) a Salvador para cumprir pena na Colônia Lafayete Coutinho, por pedofilia e atentado violento ao pudor contra um menino de seis anos.

Ele foi preso em flagrante no ano de 2002 na cidade de Rio de Contas, Chapada Diamantina, mas fugiu do Brasil quando cumpria prisão domiciliar na casa de repouso dos frades franciscanos, em Salvador.

Alexander foi preso pela Interpol, em Londres, capital inglesa, em novembro do ano passado e agora vai cumprir o resto da pena de seis anos, em prisão fechada.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Navegando


Prezados amigos

Agradeço a todos os que fizeram comentários sobre o assunto da premiação da cidade, mas acho que pouco adianta seguir comentando sobre isso, até porque a Prefeitura parece não se sensibilizar com críticas nem estar interessada em dialogar.

Eu tinha proposto uma negociação a eles (que depois foi aprovada pela ARCA) e estávamos nos preparando para receber Márcio para uma conversa e em troca me foi pedido que eu parasse com as críticas à cultura, o que eu estava cumprindo. Aí eles aparecem com o prêmio, feito às escondidas para mostrá-los como apoiadores da cultura, nos desacreditando e salvando as aparências.

Uma traição e uma boa lição para nós, de que não adiantar esperar muito dessa gente que aí está. Cabe a nós, artistas da cidade, traçar nosso próprio caminho e para isso foi fundada a ARCA, não para ser contra ninguém, mas para ser a favor da cultura.

Bom, eu não posso falar pela Associação mas creio que ela, pela sua própria natureza vai acabar dialogando com a Prefeitura, seja neste ou em outro governo, porque as parcerias serão sempre necessárias, dos dois lados. O que falta para isso é visão política (que nos liberte da politicagem) e uma verdadeira compreensão do que seja cultura. Mas logo a ARCA terá um rosto próprio, com a eleição de sua diretoria (da qual não farei parte por já pertencer à diretoria de outra associação), o que facilitará o diálogo.

Falando nisso, nosso estatuto foi aprovado e está marcada a reunião do dia 17 de abril para a eleição da primeira diretoria. Já existem indicações de nomes, mas na hora é que será composta a direção.

O mais interessante no estatuto foi a possibilidade de criação de diretorias artísticas, com autonomia para construirem seus próprios projetos.

Gostaria ainda de esclarecer que voltei a permitir a publicação de comentários anônimos, porque percebi que havia se tornado muito difícil postar um comentário. Isso não quer dizer que não haja um monitoramento para evitar baixarias (que não aconteceram mais). Acho que nessa cidade as pessoas ainda tem muito medo de se manifestar, até porque são perseguidas, e é preciso respeitar isso.

Abraço a todos

Fonte: Blog de Ricardo Stumpf

Contas da Prefeitura estão a disposição da população para consulta


Confira a íntegra do Edital:

EDITAL DE DISPONIBILIDADE DAS CONTAS PÚBLICAS

O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO DE CONTAS, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, conforme determina o art. 54 da Lei Complementar nº 06/91, torna público que encontra-se em disposição, a partir da presente data, na Secretaria da CÂMARA MUNICIPAL DE RIO DE CONTAS os documentos referentes a Prestação de Contas Anual do Exercício 2009. Ademais, a documentação de receita e despesa, estará disponível na Sede da Prefeitura Municipal/Secretaria de Finanças. Os interessados poderão ter acesso aos referidos documentos na sala da Sede da Prefeitura, das 09:00 as 13:00h. A documentação ficará em disponibilidade pública no prazo de 60 (sessenta dias). Maiores informações (77) 3475-2165. MARCIO DE OLIVEIRA FARIAS – Prefeito. ANTÔNIO COTRIM CORREIA – Sec. De Finanças.

Rio de Contas, 30 de março de 2010

MARCIO DE OLIVERIA FARIAS
Prefeito

Fonte: Diário Oficial do Município

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Rio de Contas é selecionada para o Programa de Restauração de Matas Ciliares do INGÁ

Após a análise técnica das 56 propostas habilitadas na 1ª Etapa da Chamada Pública do Governo da Bahia para seleção de projetos para o Programa de Restauração e Conservação de Matas Ciliares e Nascentes, foram classificadas 25 propostas.

De acordo com a Diretoria Socioambiental Participativa do INGÁ, as Instituições proponentes terão que estar atentas às exigências legais previstas nas Leis Federal n° 8.666/93 e Estadual 9.433/05, para a assinatura de convênio com o INGÁ, especialmente quanto à regularidade das certidões negativas.

O INGÁ previu um investimento de R$ 1,550 milhão para contemplar 31 projetos. Entretanto, nesta segunda etapa de análise, somente 25 projetos se habilitaram tecnicamente. Com isto, a estimativa agora passa a ser de R$ 1,250 milhão que serão destinados para os convênios.

Confiram a relação dos demais contemplados juntamente com a Prefeitura de Rio de Contas clicando aqui.

Fonte: INGÁ

terça-feira, 6 de abril de 2010

Rio de Contas recebe ambulância do SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu) recebe, nesta terça-feira (6), 67 novas ambulâncias. Os automóveis serão entregues pelo governador Jaques Wagner a partir das 9h30, na Secretaria de Saúde da Bahia.

Das 67 novas ambulâncias, nove já estão nos municípios de Rio do Pires, Botuporã, Ibicoara, Ibipitanga, Jussiape, Malhada de Pedras, Rio de Contas, Abaré e Ipupiara.

Com essa expansão, os Samu regionais passam de cinco para onze, com sede em Salvador, Camaçari, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Paulo Afonso, Barreiras, Ibotirama, Teixeira de Freitas, Brumado, Juazeiro e Senhor do Bonfim.

sábado, 3 de abril de 2010

Exame confirma contaminação


Se havia suspeita de contaminação da água consumida por boa parte da população de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, agora começam a surgir certezas. Pelo menos uma confirmação foi feita, através do exame de uma amostra, feito pelo Laboratório de Controle e Qualidade de Água e Alimentos, do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, a pedido da Associação do Assentamento do Perímetro Irrigado do Brumado Bloco II.

O exame da amostra detectou, na “Contagem de Bactérias Heterotróficas (UFC/ml)”, o valor de 2.300, quando o “Valor Máximo Permitido” seria de 500 (Portaria nº 518, do Ministério da Saúde), conforme ressaltado no resultado da análise. O exame indicou, ainda, a presença de “coliformes totais” e “coliformes termotolerantes” acima de 8,0, para cada 100 ml, quando deveria existir índice zero. O resultado da análise microbiológica está datado de 26 de março de 2010.

“Bactérias heterotróficas” são as que se alimentam de matéria orgânica. “Coliformes totais” é a denominação dada a grupos de bactérias que não causam doenças, tem origem no intestino de animais de sangue quente. Já “coliformes termotolerantes” são exclusivamente do trato intestinal. Tem, portanto, origem fecal, indicando contaminação por outros microrganismos patogênicos, como os oriundos dos dejetos humanos.

FALTOU MANUTENÇÃO DA PREFEITURA

O presidente da Associação do Assentamento do Perímetro Irrigado do Brumado Bloco II, Waldir Sampaio dos Santos, o “Waldir da Barrinha”, explicou que a coleta da amostra foi feita na torneira da sua residência, no povoado de Barrinha, sob orientação dos técnicos da UESB. Informou que a água que abastece o local vem da tubulação que leva água para irrigação do chamado Bloco III do perímetro, ligada a um canal aberto vindo direto das proximidades da Cachoeira de Livramento, no Rio Brumado.

Waldir da Barrinha: contaminação é preocupante

Segundo ele, a água, antes de ser distribuída para as residências, passava por um filtro, espécie de mini-estação de tratamento, cuja manutenção deixou de ser feita pela Prefeitura, há mais de cinco anos, sendo por fim retirado e nunca recolocado. Mesmo assim, a água continuou sendo utilizada para consumo humano, em residências, a maioria sem filtro doméstico; escolas; creches; e postos de saúde.

Depois que a Embasa passou a lançar no Rio Brumado os dejetos sanitários de Rio de Contas, ele resolveu, através da Associação, solicitar o exame da água, que vai para o canal de irrigação sem passar por qualquer tratamento. Estima-se que mais de 40 comunidades, representando cerca da metade da população do município, consomem da água sem tratamento, no entorno da cidade e ao longo do Rio Brumado.

SITUAÇÃO PODE SER MUITO GRAVE

A análise é restrita, não sendo suficiente para se afirmar que a contaminação constatada já seja conseqüência dos dejetos da cidade de Rio de Contas. Mas se ainda não for, a situação se apresenta ainda mais grave, significando que, quando houver a influência daquele lançamento, o quatro tenderá ficar pior, o que, para Waldir da Barrinha, vem deixando a população local apreensiva.

Waldir disse que pediu apoio da Comissão Gestora da Água das barragens Luiz Vieira, que irriga o Perímetro do Brumado, e do Riacho do Paulo, que abastece Dom Basílio. O pedido foi extensivo ao prefeito de Livramento, Carlos Roberto Souto Batista, integrante da Comissão, o mesmo que apoiou a decisão da Embasa de contaminar a água consumida pela população de Livramento, que poderia estar, hoje, 100% pura, sem dejetos.

Situação ainda pior é a de Bom Basílio que, além da contaminação vinda de Rio de Contas, recebe também a do “pinicão” de Livramento e das dezenas de pocilgas instaladas praticamente dentro do Rio Brumado. O certo é que a população é a única que paga pela inação e pelas conveniências pessoais, ou incapacidade, de certas autoridades.

Fonte: Mandacaru da Serra

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Domingo tem documetário sobre Rio de Contas na TVE Bahia


Premiada com o título de Cidade Baiana da Cultura 2010, Rio de Contas é o tema do documentário Rio de Contas e Pico das Almas – Flores da Chapada, que a TVE exibe neste domingo (4), às 19h.

Produzido pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia(Irdeb) em 1997, o documentário mostra a diversidade das belezas naturais do município, recortado por rios e montanhas como o Pico das Almas, o ponto mais alto do território baiano.

Rio de Contas possui grande número de espécies botânicas e um expressivo conjunto arquitetônico colonial que remonta o período áureo dos garimpos da região.

Fonte: Bahia em Focos