domingo, 27 de março de 2016

Cristiano Azevedo vai disputar a Prefeitura mais uma vez; ele dá nota zero ao prefeito Márcio Farias


O médico Cristiano Cardoso de Azevedo vai disputar mais uma vez a Prefeitura de Rio de Contas, uma das cidades mais importantes da Chapada Diamantina. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON durante a 50ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Vitória da Conquista, na última semana, Cristiano Azevedo disse que Rio de Contas precisa de mudanças em diversos setores, entre eles a Saúde, a Educação e o Turismo. “Estamos preparados para a gente melhorar a situação de Rio de Contas que hoje está caótica, enfrentando o descaso da Prefeitura junto com os professores, não paga o piso salarial, o turismo de Rio de Contas está abandonado. Então precisa de pessoas que tenham compromisso com o município”, comentou. “Hoje a gente precisaria dar uma assistência melhor as classes mais necessitadas, principalmente na área de turismo e saúde que está um caos total”, complementa.

Ele criticou o seu principal adversário político, prefeito Marcio de Oliveira Farias (PSD). “O prefeito hoje não tem compromisso nenhum com o município, para ele é nota zero. Hoje a saúde em Rio de Contas está jogada ao lixo, o hospital não se faz um parto, praticamente serve de posto de saúde”, disparou. Já para ao prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Paulo Cardoso de Azevedo, que é seu irmão, a avaliação foi totalmente diferente. “Eu acho que hoje em termo administrativo, Paulo é considerado o melhor prefeito da região. Paulo hoje foi o primeiro prefeito do Brasil a pagar o piso salarial dos professores, tem feito uma administração excelente, tem trazido várias obras para o município. O hospital hoje é referência na região, funciona fazendo a parte cirúrgica, tem na cidade o hospital de Livramento como um dos que fez mais cirurgias nos últimos quatro anos”, afirmou . Ainda de acordo com o prefeiturável, nos próximos dias ele estará divulgando a sua nova legenda.“Vamos ver se continuamos no PDT ou DEM”, completou.

Com informações do Blog do Anderson

terça-feira, 15 de março de 2016

Prefeito de Rio de Contas perde ação contra o INSS

O juiz federal da Subseção Judiciária de Guanambi, Bahia, Felipe Bouzada Flores Viana, negou pedido de Márcio de Oliveira Farias, funcionário do INSS e atual prefeito de Rio de Contas, para declarar nulo o processo administrativo-disciplinar que o condenou pela concessão irregular de benefícios previdenciários.

Consta do processo (nº 2220-21.2010.4.01.3309), na Justiça Federal, que Márcio Farias teve de ressarcir o erário pelos benefícios concedidos irregularmente. Mas resolveu pedir para tornar nulo o procedimento disciplinar que o condenou pelas transgressões a deveres funcionais.

Ele alegou que não foi cientificado da conclusão final da apuração e que foi impedido de exercer o direito ao contraditório e da ampla defesa. Mas o juiz considerou correto o procedimento do INSS e indeferiu seu pedido.

Consta que Márcio Farias foi lotado na agência da Previdência de Livramento de Nossa Senhora, onde teria praticado as irregularidades e de onde se licenciou para participar da campanha de prefeito, em 2008.

Com informações do Mandacaru da Serra/Raimundo Marinho

quinta-feira, 10 de março de 2016

Prefeito Márcio Farias corta salários e ameaça grevistas



O diretor da APLB-Sindicato, Jânio Lima, disse que o prefeito de Rio de Contas, Márcio Farias, cumpriu a ameaça de cortar o salário dos servidores da educação que estão em greve no município, desde o início do ano letivo.

Disse ser uma atitude ditatorial do chefe do Executivo daquele município, pois “os trabalhadores apenas lutam por direitos, que inclui o cumprimento de um compromisso formal, assinado entre prefeitura e o sindicato, em novembro de 2015, para regularizar atrasos na folha e o piso salarial”.

“O prefeito desdenhou da categoria e, na prática, jogou o acordo no lixo, embora assinado pelos secretários de finanças e de administração do município”, disse Jânio Lima. Acrescenta que Márcio, em declarações à Rádio Rio de Contas FM, não explicou porque rompeu o acordo.

Que fez queixas da falta de recursos, mas entrou em contradições, dizendo que Rio de Contas tem até escola com ar-condicionado, serve café da manhã e paga indevidamente custos de transporte escolar que seriam do estado.

Frisa o sindicalista que o alcaide iniciou admitindo que a greve poderia ser legal, mas era injusta, mas acabou afirmando, sem comprovar, que o movimento reivindicatório era, na sua opinião, político e ilegítimo.

Jânio criticou a ignorância do prefeito ao sugerir que a “APLB de todo Brasil” fosse a Brasília reivindicar mais recursos, com prefeitos e outros políticos, desconhecendo, assim, que o sindicato só existe na Bahia.

E que Farias, embora dizendo-se democrata, persegue servidores e revela postura ditatorial, ao afirmar: “converso com todo mundo, não sou covarde, não ando com jagunço, não mando bater em ninguém, não faço ameaça”.

Eis aí um ponto preocupante, o prefeito rio-contense considera uma qualidade pessoal sua não mandar bater em ninguém, como se isso, no Brasil, fosse opcional e fizesse parte do princípio da discricionariedade.

Os servidores da educação de Rio de Contas reagiram às ameaças do prefeito e decidiram hoje que vão manter a greve.

Com informações do Mandacaru da Serra/Raimundo Marinho

domingo, 6 de março de 2016

Transparência Pública e o custo do Carnaval de Rio de Contas

Ainda sobre o custo do Carnaval de Rio de Contas....

...em 19 de janeiro de 2015, questionamos à Ouvidoria Geral do Estado e a Bahiatursa, o quanto seria repassado ao município de Rio de Contas sob forma de patrocínio/auxílio financeiro para realização do Carnaval.

Tal pedido tem como amparo legal a Lei de Acesso à Informação. Através dela é possível que todo cidadão requeira a qualquer órgão público ou qualquer esfera de poder a divulgação de dados e informações. 

A Bahiatursa como órgão de apoio às atividades turísticas tem o dever de assegurar e apoiar seus diversos municípios em eventos que fomentem a atividade. É dever também, que estes recursos sejam democratizados. Em polêmicas à parte, estão a de que o Governo do Estado patrocinou o desfile da Escola de Samba Mangueira, no Estado do Rio de Janeiro.

Abaixo, em sequência, o registro dos questionamentos:

Imagem 1 - primeiro registro. Tinha como prazo a data de 08/02/2016 para resposta.


Imagem 2 - Alegando a realização do Carnaval, pedem novo prazo sem no entanto dizer quando. 



Imagem 3 - Neste domingo, 06/03/2016, quase um mês depois do fim do prazo e também do Carnaval, usamos a Lei mais uma vez para fazer valer o direito a informação. Solicitamos recurso.



Imagem 4 - O recurso é levado à instância superior em que nominalmente atribuído um responsável, nesse caso, uma funcionária de nome Fabiana da Silva Santos. O prazo para resposta é de 5 dias úteis.


Em breve, assim que houver resposta por parte dos órgãos competentes divulgaremos aqui. Esperamos que a exposição pública desse relato sirva de inspiração para que qualquer cidadão possa valer seus direitos e assim construímos o tão sonhado fortalecimento da gestão e transparência pública. É dever, e não um favor, que os órgãos envolvidos prestem esclarecimentos de seus atos.


Para informações de nível municipal o serviço é oferecido através do link abaixo:


Para requerer informações de caráter estadual, acessem a página da Ouvidoria Geral do Estado:



Segue infográfico da CGU de forma resumida sobre como utilizar a Lei de Acesso à Informação:


Segue abaixo, link com orientações para utilizar o serviço toda vez que envolver informações de órgãos federais:






'Rido' poderá ser candidato a vereador pela oposição


Marcando o crescimento que a oposição assiste nos últimos tempos na cidade de Rio de Contas, o PDT recebeu esta semana uma importante adesão: o jovem empresário Amarildo de Souza. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) vem se mostrando uma das legendas que mais cresceu nos últimos tempos na cidade e, recentemente, junto a outras siglas vem realizando reuniões importantes e preparatórias para a próxima eleição municipal. Amarildo de Souza deixou o Partido Trabalhista Brasileiro – (PTB), partido ligado à atual administração municipal e filiou-se ao partido oposicionista (PDT) – Partido Democrático Trabalhista. “A gente começa um processo de separação, que eu espero que seja amigável. Fui convidado por Dr. Cristiano para me filiar ao PDT, foi um convite verbal, mas oficial.”, declarou Amarildo. Fazendo parte do grupo que apoia a pré-candidatura do médico Cristiano Cardoso, o jovem empresário vem se articulando para uma possível candidatura ao legislativo em 2016. “Tenho um sonho para 2016, que é disputar o cargo de vereador em Rio de Contas. Tenho convicção de poder colaborar muito ocupando umas das nove cadeiras da câmara. Hoje eu sinto que a cidade necessita muito de uma opção diferente, de uma renovação na câmara de vereadores e esse é um dos motivos que me fez migrar do PTB para o PDT.”, afirmou. Quanto à filiação partidária o pretenso candidato deve estar filiado até o dia 02/04/2016, para que possa concorrer regularmente nas eleições de 02 de outubro deste ano.

Com informações do Bahia do Povo

sábado, 5 de março de 2016



A Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas, evento ciclístico mais importante da região, válido pelo Ranking Nacional, supervisionado pela Federação Baiana de Ciclismo, acontecerá em 04 de setembro de 2016. As inscrições estão oficialmente abertas e podem ser realizadas por meio do site oficialwww.corridaecologica.com.br, no link INSCRIÇÕES. Não se esqueça de ler o regulamento da competição que, neste ano, apresenta novidades. Em breve serão divulgadas as premiações em dinheiro referente à todas as categorias. Não perca tempo, garanta já o seu lugar nesta corrida que marca a vida de quem dela participa.

sexta-feira, 4 de março de 2016

O custo do Carnaval de Rio de Contas


Recentemente em uma das publicações aqui no Notícias de Rio de Contas, prometemos tentar levantar os custos do Carnaval. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil. A forma mais fácil de tentar realizar o levantamento é hoje o Diário Oficial do Município.

Então vamos aos fatos:

Contratação de Estrutura de palco, sonorização, iluminação e banheiros químicos - R$ 79.000,00. Contratada a empresa E-Ventos & Shows e Estruturas (Laercio Silveira Santos) da cidade de Barra do Choça e processo publicado no D.O. de 28/01/2016.

Contratação de Bandas - R$ 175.000,00. Contratada a empresa Mistureba Produções e Eventos (K de Oliveira dos Santos Produções e Eventos - ME) da cidade Vitória da Conquista e  processo publicado no D.O. de 02/02/2016.

Considerando que os gastos acima são os mais caros, estima-se um gasto em torno de R$ 254.000,00.

Outro fator a ser considerado, é que não há publicação dos valores recebidos a título de patrocínio e quantidade de Alvarás ou Autorização para comercialização de produtos/serviços no circuito da festa. Esses valores reduzem o custo da festa.

Há também custos indiretos, mas que refletem no custo da festa: horas extras para funcionários de limpeza, saúde, segurança, infraestrutura, dentre outros.

Há também patrocínios da Bahiatursa, órgão do Governo do Estado. Este último, questionamos o Estado através da Lei de Acesso à Informação, desde janeiro, e em um flagrante desrespeito a lei, ainda não obtivemos resposta. O prazo de resposta era 08/02. A Ouvidoria Geral do Estado apenas se limitou a pedir prazo maior de resposta sob alegação de dias parados durante o período de carnaval. Decorridos quase um mês do fim do prazo continuamos no aguardo da resposta.