sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ultimo final de semana do Festival Tocando A Cidade

No próximo final de semana os grupos convidados são Poema Novo de São Paulo e Jon França e a banda Trifásica (de Brumado).

O evento acontecerá nos dias 29 e 30. Sábado 29/12, às 20h, o Espaço Imaginário receberá os músicos das bandas Poema Novo e Jon França e Trifásica, para uma nova Jam Session.

No domingo, a partir das 20h, acontecerá o show da banda Poema Novo e Jon França e a Trifásica. O Grupo Poema Novo formou-se em São Paulo no início de 2008. Seus integrantes (entre os quais o cantor e compositor Alexandre Mello, de Rio de Contas), que já trabalhavam com música individualmente, decidiram se juntar. O Poema Novo destaca-se por utilizar em suas apresentações recursos oriundos da integração artística das expressões teatrais, musicais e visuais, além de mostrar no palco uma pesquisa de repertório dedicada à música popular brasileira, world music , múca latina e composições próprias.
A apresentação do grupo permite entrar em contato com a beleza da poesia, do repertório costurado de quadras e versos que procura universalizar o regional de todos os territórios e culturas estudados para o show.

A banda Trifásica, formada há cinco anos começou com a proposta de fazer versões dançantes de musicas da MPB, logo foi rotulada como Banda de Rock, a banda traz consigo uma pegada pulsante que passa por vários nomes da MPB sempre se apresentado em bares e casas noturnas de Brumado e região (sudoeste da Bahia) e também participando de festivais de musica onde vem se destacando também pelo trabalho autoral, composta por Leo Santos no Baixo, Zé Freire na Bateria, Hudson Caires na Guitarra e Jonathas França voz, violão e autoria das canções

Aviso de licitação para o asfalto entre Jussiape e Abaíra (BA-148) é anunciado pelo Gorvernador


Durante uma reunião muito produtiva dos prefeitos do PSB com o Governador Jaques Wagner, na Governadoria, nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro, o governo anunciou o aviso de licitação para contratação da empresa que irá fazer a execução da obra de implantação e pavimentação asfáltica da rodovia BA-148, trecho entre Jussiape e Abaíra, na Chapada Diamantina. De acordo com informações obtidas pelo L12 Notícias, o procedimento de licitação está previsto para acontecer no dia 28 de janeiro de 2013.
Dentre as autoridades que participaram da reunião, estava o prefeito de Abaíra, João Hipólito Rodrigues Filho, que também é presidente da UMCD – União dos Municípios da Chapada Diamantina, agremiação que lutou durante anos em favor da pavimentação daquela BA.
Na prática, a obra vai atender uma reivindicação antiga da população, pois, a velha estrada, que tem um trecho de 44 km, nunca apresentou boas condições de trafegabilidade.
Um dos maiores problemas relatados pelos motoristas é a dificuldade de trafegar quando começa a escurecer. Com pouca iluminação, os buracos muitas vezes passam despercebidos, causando transtornos aos condutores. Ainda tem a questão da insegurança. Não dá para parar na estrada. Até diminuir a velocidade é perigoso.
A pavimentação irá reduzir significativamente o tempo de viagem, bem como os custos operacionais dos veículos, facilitando o acesso dos moradores da região da Chapada Diamantina.
Do L12 Notícias
Por Marcos Santos

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Rio de Contas prestes a se tornar pólo no cultivo de uva para vinhos finos


Um excelente projeto na área de agricultura pode mudar a realidade de pequenos produtores do município de Rio de Contas, gerando emprego, renda e fixando o homem no campo com melhores condições de vida. 

Trata-se da unidade de observação de uvas viníferas, o que corresponde a um sistema de plantio de videiras para produção de vinhos finos.

A ação faz parte de um projeto coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), em parceria com a Embrapa, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e associações locais, cujo objetivo inicial é testar dez variedades de uvas e através de estudos detectar quais se adaptaram melhor à região.
Na manhã desta terça-feira, dia 18, o L12 Notícias manteve contato com o chefe da EBDA – Livramento de Nossa Senhora, Bolivar Teixeira, que explicou que a sua equipe de técnicos tem envidado esforços consideráveis, a fim de reunir as condições necessárias, dentro de sua esfera de competência, para que os produtores possam finalmente iniciar o plantio.
De acordo com a técnica agrícola, Maria Aparecida, esse mesmo projeto já foi iniciado nos municípios de Morro do Chapéu e Mucugê, ambos na Chapada Diamantina, cujos primeiros resultados superaram todas as expectativas, visto que, assim como em Rio de Contas, as condições de solo e clima são semelhantes a regiões produtoras da França e aos Vales dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, sendo comprovadas através de estudos encomendados à Embrapa.
“Essa ação pertence à Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), sendo o responsável por esse projeto o Sr. Jairo Vaz, superintendente de Política do Agronegócio da Seagri. A primeira etapa foi implantada no município de Morro do Chapéu, em fevereiro de 2010, mas antes foi realizada uma pesquisa, encomendada pela SEAGRI e Embrapa, em que se descobriu que a Chapada Diamantina possui perfil de clima e solo semelhante ao do Rio Grande do Sul, maior produtor de uva do País. O objetivo agora é tornar a Chapada Diamantina um grande polo de produção de uva para produção de vinhos finos, sendo que Rio de Contas é um dos três municípios inseridos nesse projeto”, esclareceu a técnica agrícola.
Aparecida explicou que o projeto em Rio de Contas está em andamento.
“Foi feita a escolha da área e a análise do solo, onde uma associação vai explorar os dois hectares de uma fazenda, no povoado de Fazendola, localizado nas proximidades da Ponte do Coronel.  Foram encomendadas aproximadamente seis mil mudas de espécies como: Malbec, Merlot, Chardonnay, Cabernet Franc, Pinot Noir, e outras variedades”, explicou.
Para o secretário estadual da Agricultura, o engenheiro agrônomo Eduardo Salles, essas culturas permitem a inclusão de pequenos agricultores, constituindo-se em excelentes oportunidades para dar sustentabilidade à agricultura familiar e estabelecer parcerias entre os pequenos e os grandes produtores.
Governador Jaques Wagner participa do Ato da 1ª Colheita das Uvas do Projeto Morro do Chapéu 
Do L12 Notícias

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Fanfarras escolares receberão mais recursos para investimento em sua qualificação


A música pode e deve fazer parte da formação escolar. Em Rio de Contas, os desfiles cívicos parecer ter caído de moda. Louvável a ação da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia. Que a ação se multiplique por todas as cidades.

A fanfarra Musical do Colégio Antônio Carlos Magalhães (Fanmusi), do município de Santa Inês ( 300 km de Salvador), é um exemplo exitoso do projeto Fanfarras Escolares no Compasso da Juventude, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Desde 2007, quando foi criado, vem implementando as atividades musicais do currículo da educação básica, visando à promoção da cultura de paz nas escolas.

Atualmente, 55 fanfarras de médio porte estão em plena atividade, realizando um trabalho educativo-musical em escolas do interior do estado. Nessa fase atual, o projeto está promovendo a qualificação do desempenho pedagógico das bandas. Trata-se do acompanhamento das atividades, dos desfiles cívicos e apoio aos regentes, instrutores e coreógrafos. “Para 2013, a previsão de investimento é de R$ 3 milhões para aquisição de instrumentos”, afirmou a coordenadora de Educação Integral da Secretaria da Educação, Andréia Lisboa. 

A fanfarra do Colégio Antônio Carlos Magalhães conquistou seu oitavo título de Campeã Baiana no Campeonato Baiano de Fanfarras, realizado pela Associação de Bandas e Fanfarras da Bahia (AFA-Ba), no último dia 8/12, na cidade de Brejões. Também foram premiadas as fanfarras do Colégio Ana Lucia Castelo Branco (Brejões), do Colégio Luiz Tarquínio (Salvador), do Colégio Dr. Antonio Carlos Magalhães (Ibirataia), da Escola Severino Vieira (Salvador) e do Colégio Duque de Caxias (Salvador).

“Nossa banda, que está invicta no Campeonato Baiano há quatro anos, não é apenas uma atividade musical, e, sim uma atividade humana que contribui na formação do indivíduo como um todo. É muito bom ganhar mais um título, estamos muito felizes com a vitória”, relata Hermeson Eloi, diretor do Colégio Antônio Carlos Magalhães e da fanfarra. Sob o comando do regente Fábio Moraes Novaes, a fanfarra é formada por 100 componentes, tendo 13 anos de história e contribuições com a cultura de Santa Inês.

Carlos André, 17 anos, estudante do 3º ano da instituição, conta que a fanfarra mudou a sua vida nos dez anos que participa do grupo. “Eu era um adolescente muito tímido e tinha dificuldade em fazer amizades. Após desenvolver atividades musicais e tocar na fanfarra, tive mais facilidade em me expressar e passei a conquistar novos amigos”, afirma. 
   
Vínculo – Dentro da política pública da Secretaria da Educação do Estado de disseminação da cultura musical e aproximação entre a escola da rede estadual e a comunidade, o projeto Fanfarras Escolares no Compasso da Juventudetem como objetivo estimular a motivação dos jovens para uma convivência em grupo em torno de uma atividade que sensibiliza, disciplina e educa as atitudes e, sobretudo, contribui para que o estudante mantenha seu vínculo com o universo escolar

Das 55 fanfarras em ação, 26 foram revitalizadas com novos instrumentos pelo Governo do Estado e 29, implantadas. Cada módulo de fanfarra é composto de 49 instrumentos, incluindo bumbos, caixas, congas, cornetas, cornetões, bombardinos, meia-lua de pandeiro, surdos, pratos e timbaus. O movimento de implantação e revitalização das fanfarras teve, em sua primeira fase, um orçamento de R$ 600 mil do Tesouro Estadual. Atualmente, o projeto está em fase de reestruturação para atuar em articulação com os Programas de Educação Integral, como por exemplo, o Programa Mais Educação (PME) a fim de garantir um aprendizado contextualizado das/os estudantes.

Silvia Costa
Coordenadora de Jornalismo
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Tel: (71) 3115 - 8954/9026
Acesse o portal da Educação

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Espetáculo Teatral Pretas por Ter em Rio de Contas


Depois de percorrer com grande sucesso diversas cidades baianas chega a Rio de Contas um dos maiores sucessos teatrais.

Pretas Por Ter é um espetáculo da Cia. Baiana de Risos que esta em cartaz a 12 anos. A comédia é um dos maiores sucessos do teatro nacional, mais de um milhão de pessoas já assistiram e foi elogiado por diversos seguimentos artísticos. Em cena três atores fazem a platéia estremecer de tanto rir. 

Várias são as razões para a aceitação do espetáculo, uma delas é o estilo baiano de fazer humor marcado pelo teor “cítrico” e a irreverência que recheado de referências aos costumes e tipos baianos, foi construído a partir de pesquisas sobre o comportamento preconceituoso do negro para com o próprio negro e na narrativa faz uso da comédia como veículo de reflexão.

Teatro São Carlos
Únicas apresentações Dias: 14, 15 e 16 de Dezembro, 20h.
Ingresso estudante e antecipado R$ 5 / Platéia Normal R$ 10
Pontos de Venda: Farmácia Riocontense, Biblioteca Municipal e Pousada Maia
Informações: Claro 77 - 8152-9050 / 8134-7445

Festival Tocando a Cidade


Nesse mês de dezembro, o projeto “Tocando a Cidade” traz para o município de Rio de Contas grupos musicais cujo estilo seja coerente com a identidade cultural do eixo rio São Francisco, para interagir com a população local, por meio de oficinas, Jam Sessions e apresentações. 

O projeto é patrocinado pelo Ministério da Cultura através do edital “Microprojetos Rio São Francisco” da Funarte. Após o processo de formação e capacitação de um grupo de jovens para produção de eventos culturais, a nossa equipe de produção organizou um pequeno festival que começará no dia 15 no distrito do Mato Grosso (bandas convidadas: Flor Nativa e Folha) e nos dois finais de semanas sucessivos acontecerá em Rio de Contas (21/12, Caboco Caipiroba, 22/12, Mucambo, 30/12 Jon França e Banda Trifásica). 

As bandas escolhidas trabalham de forma diferentes as mesmas raízes culturais nordestinas, para realizar trabalhos autorais criativos e originais. 

A Folha surgiu em Guanambí com a proposta de mesclar música regional nordestina ao reggae utilizando instrumentos típicos dos dois estilos e fazendo uma viagem musical que vai de Bob Marley, Gilberto Gil a composições próprias; a banda Caboco Capiroba (Salvador) além das músicas autorais calcadas na tradição nordestina e na cultura do recôncavo baiano, interpreta clássicos do cancioneiro popular como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Jackson do Pandeiro. Mucambo (Macaúbas) é uma banda que mistura rock pesado com maracatu e baião; a Jon França e a Banda Trifásica, começou com a proposta de fazer versões dançantes de músicas da MPB, logo foi rotulada como Banda de Rock: a banda traz consigo uma pegada pulsante que passa por vários nomes da MPB e da música nordestina. 

O programa das oficinas e outras informações sobre a programação do evento estão disponíveis no site: www.tocandoacidade.blogspot.com.br 

Prefeituras de Encruzilhada, Barra do Choça, Condeúba e Itarantim serão investigadas

A Polícia Federal de Vitória da Conquista, em ação conjunta com a Receita Federal e o Ministério Público Federal, deflagrou, na manhã desta terça-feira (11), a operação Medicina Legal, no sudoeste da Bahia. A ação tem como objetivo combater um suposto esquema de fraudes em licitações de pelo menos quatro prefeituras da região de Vitória da Conquista, envolvendo contratos que somam até R$ 8 milhões por ano. 

De acordo com o delegado da PF de Vitória da Conquista, Rodrigo Souza Kolbe, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela manhã na residência de dois médicos e um contador. Cheques, comprovantes de pagamentos, cópias de processos, dinheiro, carimbos, documentos e HDs foram apreendidos e serão analisados. 

O esquema de fraudes veio à tona depois que médicos contratados passaram a denunciar uma empresa terceirizada que venceu licitações para atuar nas cidades de Encruzilhada, Itarantim, Condeúba e Barra do Choça. A empresa era encarregada por contratar médicos, que atuariam em diferentes especialidades, em postos de saúdes municipais. O pagamento pelo serviço prestado pelos profissionais seria pago pelas prefeituras à empresa, que repassaria a verba. “A suspeita é de que, em alguns casos, os serviços estivessem sendo pagos com valores menores do que os dispostos no contrato. Como a empresa também não recolhia Imposto de Renda nem a fazia contribuição previdenciária, os médicos contratados não conseguiam declarar IR, e ficavam em situação irregular. Foi a partir daí que começaram as denúncias”, conta Kolbe. 

Segundo o delegado da PF, a empresa funciona na garagem de uma residência em Encruzilhada – o que não condiz com o grande valor dos contratos realizados com as prefeituras. Carimbos com nomes de outras empresas foram encontrados no local, o que pode ser um indício de que o próprio processo licitatório tenha sido fraudado, e que uma concorrência entre empresas não tenha existido de fato. 

A Polícia Federal estima que, além dos danos aos cofres públicos, pelo menos 15 médicos foram diretamente lesados. Dez já foram identificados e ouvidos. Os três suspeitos responsáveis pela empresa – cujo nome não foi revelado – também devem prestar depoimento em breve. O Ministério Público Federal deve entrar com ação de improbidade administrativa contra a empresa, que pode ser denunciada ainda esta semana pelo MPF por crime contra a ordem tributária. Informações do Blog do Anderson para o Terra.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Eleitos em Livramento, Jussiape, Rio de Contas e Dom Basílio são diplomados

Na manhã desta terça-feira 11 de dezembro/2012, dezenas de pessoas prestigiaram no plenário do Fórum da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, a diplomação dos prefeitos e vices, além de vereadores e seus suplentes das cidades de Jussiape, Rio de Contas, Dom Basílio e de Livramento de Nossa Senhora.

A cerimônia teve inicio às 09h00min, com o Hino Nacional Brasileiro. Logo após, o Juiz da 101ª zona eleitoral, Dr. João Lemos Rodrigues, fez um breve pronunciamento lamentando o episódio ocorrido na cidade de Jussiape, no dia 24 de novembro de 2012, externando de público sentimentos e condolências às famílias enlutadas. O magistrado fez questão de ressaltar que, apesar de alguns incidentes isolados, a eleição transcorreu de forma tranquila, graças ao apoio das polícias civil e militar.

“Ocorreram algumas situações durante o pleito, de conhecimento público, mas essas situações foram contornadas. No geral podemos dizer que tivemos um saldo muito positivo, e podemos dizer, ainda, que foi um pleito dentro da normalidade. Os fatos que ocorreram a gente já previam. Ocorreram alguns contratempos mas a gente fica satisfeito com o resultado. Quero dar meus parabéns, não somente aos eleitos, mas também para aqueles que não lograram êxito, por enfrentar, pois não é para qualquer um, enfrentar um pleito eleitoral. Portanto, quero dar os parabéns a todos”, discursou o Juiz Eleitoral.

Em seguida, deu-se início à chamada dos eleitos para receberem seus diplomas das mãos do Dr. João Lemos.

Foram diplomados os suplentes de vereadores de cada coligação e eleitos da cidade de Jussiape; que não teve prefeito diplomado, em razão da morte de Dr. Procópio Alencar. Gilberto Freitas recebeu o diploma de vice, e deverá ser empossado pelo presidente da Câmara no dia 1º de janeiro de 2013. Em seguida, foi diplomado o prefeito eleito Rio de Contas, Márcio Farias e seu vice Jonas Mafra; de Dom Basílio, Dr. Marilton Matias e João Dias Pereira, e, por fim, Livramento de Nossa Senhora, Dr. Paulo Azevedo e seu vice Gerardo Junior.

O prefeito municipal de Livramento de Nossa Senhora, Dr. Carlos Roberto Souto Batista, não compareceu ao evento.

Do L12 Notícias



sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Eleições para o Conselho Tutelar

Estão abertas de 03 a 12 de dezembro inscrições para o Conselho Tutelar de Rio de Contas para o quadriênio 2013/2016 e será realizada no período das 8:00h às 12:00h e das 14:00 h as 16:00 h,  na sala do controle Social localizada na Prefeitura Municipal no Largo do Rosário 01- Centro.

O Conselho Tutelar será composto de 5 (cinco) titulares e 5 (cinco) suplentes, para mandato de 04 anos, com carga horária de 40 (quarenta) horas semanais e atendimento ao público das 8:00 às 12:00 das 14:00 às 18:00 horas, de segunda a sexta-feira.


A escolha envolverá 3 etapas: Inscrição dos candidatos; Prova de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA); e Eleição dos candidatos aprovados na prova de aferição de conhecimentos, através de voto direto, secreto e facultativo.

Para concorrer ao Conselho, os candidatos deverão ter: reconhecida idoneidade moral; Idade superior a vinte e um anos; Residência no município há mais de dois anos; Pleno gozo de seus direitos políticos; Certificado de conclusão de 2º grau; Comprovação de experiência de no mínimo 01 (um) ano na área da defesa dos direitos ou de atendimento à criança e ao adolescente, ou em outra política social pública de defesa dos direitos humanos, mediante certificado ou declaração emitido por entidade ou Órgão Público em que atuou; e Aprovação no exame de aferição de conhecimento específico sobre o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.


A inscrição será realizada mediante requerimento do candidato em formulário próprio, devendo apresentar, no ato da inscrição: Certidão negativa de feitos criminais expedida pelo Fórum da Comarca de Rio de Contas- BA. (folha corrida); Cédula de identidade (cópia); Atestado de Comprovação de residência no município há pelo menos dois anos (podendo ser contas de água, luz ou telefone anterior há 02 anos e uma conta atual ou contrato de locação ou escritura do imóvel); Título de eleitor e comprovante de votação das duas últimas eleições (cópia); Comprovação de experiência de no mínimo 01 (um) ano na área da defesa dos direitos ou de atendimento à criança e ao adolescente, ou em outra política social pública de defesa dos direitos humanos, mediante certificado ou declaração emitido por entidade ou Órgão Público em que atuou;  Certificado de conclusão do ensino médio (cópia); Prova de desincompatibilização, no caso de servidor público; e Uma foto 3x4, colorida, com fundo branco.

Demais informações e o edital completo está no Diário Oficial do Município, edição 776 do dia 09 de novembro de 2012. A posse dos novos conselheiros está prevista para o dia 11 de março de 2013.

A dependência do emprego público


No cerne da questão da demissão dos contratados da Prefeitura de Rio de Contas, está a falta de uma política de geração de emprego e renda. A agricultura é estritamente de subsistência. O turismo ainda é incipiente. Os serviços e comércio em função do pouco movimento não é capaz ainda de ser o grande gerador de mão de obra. As poucas vagas oferecem baixa remuneração que por vezes chega a ser abaixo do valor do salário mínimo e sem registro.

Faltam em Rio de Contas uma escola técnica ou mesmo numa atitude mais ousada, uma faculdade. Resta-nos, a esperança de que proposta de da Universidade Federal da Chapada, com campus em Rio de Contas saia do papel. Uma cidade universitária mexeria com toda a economia local.

Outro fator que poderia impulsionar a geração de emprego e renda é o treinamento e estimulo das comunidades para a formação de cooperativas e associações.

Fato é que cidade nenhuma deve depender economicamente de empregos públicos, por vezes, desnecessários. 

Prefeitura de Rio de Contas demite servidores

Um dia após o aniversário em que se comemorou os 289 anos de Rio de Contas, a Prefeitura Municipal resolveu "presentear" os contratados com a demissão.

O Decreto 169/2012, tornou nulo todos os contratos de funcionários não concursados. 

Alega a Prefeitura, que o ato visa cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta - TAC propositura da Ação Civil Pública de Obrigação de Fazer (Título Executivo Extrajudicial) nº 0000120-51.2012.805.0214, interposta pelo Ministério Público Estadual e firmado em 18 de maio de 2007 pelo então Prefeito Municipal, Evilácio Miranda Silva.


Segundo o Jornal Livramento Diário a vereadora oposcionista Maria Magdalena Mafra Dantas denunciou recentemente ao MP, o descumprimento do TAC, fazendo com que o MP ajuizasse uma ação de cumprimento do TAC. Contudo, o pedido judicial só foi deferido agora em novembro dando ao município o prazo de 30 (trinta dias) para a revogação dos contratos.

A decisão já veio tarde

O que parece não fazer sentido é só agora a Prefeitura tomar tal decisão. Parece que o desconhecimento da lei não se aplica ao prefeito Márcio Fárias (PSD), visto que o mesmo é bacharel em direito e está há quase 4 anos à frente da administração municipal. O próprio Decreto já traz aquilo que a lei preceitua: "o disposto no art. 37, II, da Constituição Federal a preceituar que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, ressalvadas as nomeações para o cargo de comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração"


Reconhece também que "o Ministério Público tem legitimidade ativa para instaurar Inquérito Civil, celebrar termo de ajustamento de conduta e ajuizar ação civil pública com o escopo de proteger o patrimônio público e social, a moralidade administrativa, as relações coletivas de trabalho e o meio ambiente do trabalho, assegurando a obediência aos princípios da isonomia e do mandamento de investidura em cargo público através de concurso, o que constitui inequívoco interesse difuso de toda a sociedade".

Ainda no Decreto, considera "a obrigação de apenas admitir pessoal no âmbito da administração pública municipal através de concurso público (no caso de cargos ou empregos de provimento efetivo), ou, excepcionalmente, de processo seletivo público (no caso de contratações por prazo determinado para atender a necessidades temporárias de excepcional interesse público), no qual seja assegurada a igualdade de oportunidades de acesso ao cargo ou emprego com ampla divulgação do número de vagas e dos critérios objetivos de seleção de acordo com os requisitos estabelecidos em lei, com natureza e complexidade do cargo ou emprego".

A situação não é exclusiva de Rio de Contas. É uma prática comum nas prefeituras da região contratar somente pessoas ligadas ao grupo político do gestor. As contratações que, segundo a lei, deveria ser para atender "necessidades temporárias de excepcional interesse público", na prática perdura por todo o mandato dos atuais gestores ou até o contratado se tornar "não alinhado politicamente".

Não se tem notícia de prefeituras da região que tenha feito processo seletivo público, com igualdade de oportunidades a todos em detrimento de alinhamento político.

O Decreto entretanto não diz, nem relaciona a quantidade de pessoas demitidas. Determina entretanto a publicação de normas editalícias com vistas à realização de concurso público para provimento de cargos efetivos ou para processo seletivo simplificado para atendimento a necessidade de excepcional interesse público.

Numa atitude mais do que coerente, os decretos que se seguiram, trataram de remanejar servidores efetivos cedidos a outros órgãos para serviços essenciais como postos de saúde e o hospital municipal.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Imagens revelam que a Barragem Luis Vieira não evoluiu nada após as chuvas



O internauta tem repetidas vezes nos questionado, através da nossa página nas redes sociais: Como está o estado da Barragem Luis Vieira, no município de Rio de Contas, que abastece os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas e Dom Basílio?

Apesar do volume de chuvas terem sido mais frequente no último mês de novembro na região de Rio de Contas, a lâmina de água da represa infelizmente não aumentou, pois não houve reposição hídrica satisfatória. Conforme se vê nas imagens registradas peloL12 Notícias neste domingo, dia 02 de dezembro, impressionantemente, a lâmina de água até baixou um pouco.

Com relação a essa problemática terrível para os produtores e consumidores que dependem desta água para o consumo doméstico, o melhor investimento que podemos fazer é permanecer economizando água no dia-a-dia.

Do L12 Notícias

Azul linhas aéreas realiza primeiro pouso em Conquista



Após a fusão com a Trip, a Azul Linhas Aéreas realizou o seu pouso no aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo, em Vitória da Conquista, na tarde de hoje (terça-feira), vindo da cidade de Belo Horizonte.

O Corpo de Bombeiros de Conquista, como é tradição, realizou o ‘batismo’ com os veículos AC-3 e AP-02, jorrando água na aeronave ATR-600 da empresa Azul.

Com informações do Blog da Resenha Geral