Nesse mês de dezembro, o projeto “Tocando a Cidade” traz para o município de Rio de Contas grupos musicais cujo estilo seja coerente com a identidade cultural do eixo rio São Francisco, para interagir com a população local, por meio de oficinas, Jam Sessions e apresentações.
O projeto é patrocinado pelo Ministério da Cultura através do edital “Microprojetos Rio São Francisco” da Funarte. Após o processo de formação e capacitação de um grupo de jovens para produção de eventos culturais, a nossa equipe de produção organizou um pequeno festival que começará no dia 15 no distrito do Mato Grosso (bandas convidadas: Flor Nativa e Folha) e nos dois finais de semanas sucessivos acontecerá em Rio de Contas (21/12, Caboco Caipiroba, 22/12, Mucambo, 30/12 Jon França e Banda Trifásica).
As bandas escolhidas trabalham de forma diferentes as mesmas raízes culturais nordestinas, para realizar trabalhos autorais criativos e originais.
A Folha surgiu em Guanambí com a proposta de mesclar música regional nordestina ao reggae utilizando instrumentos típicos dos dois estilos e fazendo uma viagem musical que vai de Bob Marley, Gilberto Gil a composições próprias; a banda Caboco Capiroba (Salvador) além das músicas autorais calcadas na tradição nordestina e na cultura do recôncavo baiano, interpreta clássicos do cancioneiro popular como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Jackson do Pandeiro. Mucambo (Macaúbas) é uma banda que mistura rock pesado com maracatu e baião; a Jon França e a Banda Trifásica, começou com a proposta de fazer versões dançantes de músicas da MPB, logo foi rotulada como Banda de Rock: a banda traz consigo uma pegada pulsante que passa por vários nomes da MPB e da música nordestina.
O programa das oficinas e outras informações sobre a programação do evento estão disponíveis no site: www.tocandoacidade.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário