sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Segundo dia do Brasil Ride 2012 reserva etapa mais dura da competição

O longo percurso de 143,6 quilômetros entre as cidades de Mucugê e Rio de Contas marcou o segundo dia de competições da Brasil Ride 2012. A ultramaratona de moutain bike passou por trilhas, estradas de terra e travessias por lugares inóspitos na Chapada Diamantina, Bahia.

Os portugueses Luis Leão e Tiago Ferreira foram os mais rápidos e completaram o percurso em 6 horas e 21 minutos, estabelecendo o novo recorde do percurso. Adriana Nascimento e Daniela Genovesi foram as melhores entre as duplas femininas.

O vídeo com a reportagem da ESPN você confere clicando aqui.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Brasil Ride: velocidade máxima na terceira etapa



O terceiro dia da Brasil Ride 2012, principal Ultramaratona de Mountain Bike da América Latina ficou marcado pela etapa de cross country (XCO) em Rio de Contas/BA, estágio que estreiou na edição passada, inovando mundialmente em provas por etapas. 

O sol agraciou os atletas num dia de esforço intenso nesta etapa relativamente curta com 35 quilômetros no total, já que o percurso técnico exigiu muita habilidade e resistência dos atletas devido os trechos em singletrack (trilha estreita), com destaque para o morro da Capela do Bom Jesus, em que o padre benzeu a passagem de todos os atletas. 

A 3ª etapa serviu também para integrar o público e atletas, já que os competidores pedalaram num circuito fechado num ritmo alucinante. Assim, a competição literalmente ferveu na briga pela vitória, pois na regra diferenciada no “cross country,” as duplas puderam separar-se e lutar individualmente pela vitória. O resultado final foi calculado pelo tempo médio de chegada entre os dois competidores. 

Logo no início da prova de cross country, cinco ciclistas destacaram-se do pelotão formado por Luís Leão Pinto, Tiago Ferreira (líderes da prova), Kohei Yamamoto, Henrique Avancini e Josember Pinho “Montoyo”. Após revezarem-se por todas as 5 voltas de 7 km, o japonês “voador” Kohei Yamamoto ultrapassou o ciclista português e acelerou na descida para conquistar a vitória.

 “Você é Kamikaze”, disse Luís Leão Pinto na linha de chegada ao japonês Kohei Yamamoto, que compete pela equipe Specialized Brasil com uma bike (Epic) full suspension, literalmente voando pela trilha. “Estou muito feliz com a vitória, não era o mais forte na subida, mas acelerava nas descidas,” disse o ciclista japonês que esteve presente na Olimpíada de Londres 2012 e na hora do jantar deu um show de simpatia e profissionalismo ao relatar a etapa aos outros competidores, que retribuiram com muitos aplausos.

No entanto, o resultado final pela somatória dos tempos dos respectivos parceiros ficou diferente. A equipe de Portugal defendeu a liderança da prova, seguido por duas duplas brasileiras: Henrique Avancini e Douglas Moi (Caloi); e  Josemberg Montoya e Gilberto Goís (Trust Bikes / JC Bikes), fechando o pódio. O vencedor da etapa o japonês Kohei Yamamoto terminou na 4ª posição, devido a média de tempo somado com o resultado do seu parceiro, Daniel Carneiro, que finalizou em 14º lugar na geral.

A quarta etapa da Brasil Ride será marcada pela grande beleza do trajeto, em que poderá avistar o pico do Barbado com 2033 metros de altitude, o maior de todo o nordeste brasileiro. A Brasil Ride é um desafio, com 7 dias de competição, estabelecendo uma nova meta para os desportistas, isto é, mais de 600 quilômetros de percurso em cenário épico pelos caminhos abertos no garimpo de diamantes do século XVIII no coração do Brasil. O evento Brasil Ride ajuda a transformar vidas, estimular o esporte olímpico, fomentar o ecoturismo e conquistar corações e mentes de desportistas, graças toda atenção, qualidade organizacional, logística, segurança e infraestrutura. E as inovações com a homologação da competição em 2013 pela UCI - União Ciclística Internacional - somando pontos no ranking internacional.

Open
1 - Luís Leão Pinto e Tiago Ferreira  (Lapierre Cycles) - Portugal – 08:48:28
2 - Martin Horak e Thomas Vokrouhlik (BMC-Savo Racing) – Rep. Tcheca – 09:01:36
3 - Josemberg Pinho e Gilberto Gois (Trust Bikes / JC Bikes )– Brasil – 09:13:11

Brasil
1 – Josemberg Pinho e Gilberto Gois (Trust Bikes / JC Bikes )– Brasil – 9 horas, 13 minutos e 11 segundos
2 – Uira Ribeiro e Gustavo Santos ( Lm Bike/Shimano) - 09:33:33
3 - Henrique Avancini e Douglas Moi (Caloi) – 09:36:56

Feminino
1 - Adriana Nascimento e Daniela Genovesi (RC Bikes Ladies– Brasil Soul) – Brasil – 13:54:11
2 - Alice Leão e Susan Zorzetto (Alegria) – Brasil – 16:19:46
3 - Telma Cerqueira e Alexa Diekhaus (Cara e Coragem) – 16:57:19

Master
1 – Abraão Azevedo e Paulo Borges (RC Bikes-Brasil Soul – Brasil – 10:11:17
2 - Edward Szraucner e Axel Strauss (HIRSCH INTEGRAL GLOBAL) – Alemanha - 10:27:15
3 – Nico Pfitzenmaier e Carlos Cardemil (TWO CONTINENTS) – Africa do Sul/ Chile – 10:50:17

Mista
1 – Mateus Ferraz e Ivonne Kraft (RC Bikes / Brasil Soul) – Brasil/Alemanha – 1:04:43 segundos
2-  Agustina Apaza e Cesar Letolli (Argentina) – Argentina – 1:06:45 segundos
3 – Annabela Stropparo e Piero Pelegrini (Amici di Annabella) – Itália – 1:12:28 segundos

Grand Máster
1 – Alfredo Montenegro e José Lito (Savana) – Brasil – 13:38:54
2- Dorivaldo Abreu e Sergio Bonfim (Aky Veiculos) - 14:10:24
3 – Marco Melo e Marco Corrado – Brasil – 14:10:54

Brasil Ride: Calor desafia cilcistas


Enquanto o sudeste e o sul do Brasil passa frio, o nordeste está em chamas! Chapada Diamantina/BA com 50ºC! A Brasil Ride 2012, principal Ultramaratona de MTB da América Latina – está literalmente fervendo! O quarto dia de competição ficou marcado pelo forte calor nesta quarta-feira (26.9) na Chapada Diamantina/BA, em que temperatura subiu dentro e fora das pistas, em que os competidores precisaram de muita energia para completar o percurso de 81 quilômetros aos arredores do pico do Barbado com 2033 metros de altitude, o ponto mais alto do nordeste brasileiro.
“Hoje foi o dia preferido”, concordou o grupo de grandes ciclistas portugueses na hora do jantar: Pedro Duque, Nelson Rosado, Marco Chagas e Nuno Margaþa.
Neste momento da prova, os ciclistas já percorreram pouco mais de 278 km, praticamente a metade do caminho para linha de chegada na cidade de Mucugê, no próximo sábado dia 29 de setembro.
Os portugueses Luís Leão Pinto e Tiago Ferreiro (Lapierre Cyles) dominaram a prova novamente, numa margem “conservadora”, que já obtém 15 minutos de vantagem sobre os tchecos, Martin Horak e Thomas Vokrouhlik (BMC Savo Racing), que vem na segunda colocação na classificação geral. Os brasileiros seguem na cola, com Gilberto Gois e Josemberg Pinho “Montoya” (Trust Bikes / JC Bikes) que fizeram uma etapa muito regular com o terceiro lugar no geral, consolidando a camisa branca na disputa pelo título na categoria Brasil. A dupla Japão-Brasil formada por Kohei Yamamoto e Daniel Carneiro (Specialized Brasil / Tripp Aventura) completou em Top 4 no geral.
“O Brasil Ride é desafiante do que o Cape Epic, as trilhas são mais técnicas e com certeza vai atrair cada vez mais pessoas e atletas de Elite com a chancela da UCI (União Internacional de Ciclismo) ano que vem”, disse o campeão olímpico Bart Brentjens na hora da cerimonia de premiação quando foi convidado para relatar sua experiência no Brasil. O holandês vem na quinta colocação com Hans Becking (Milka Superior MTB Team).  
Outro grande duelo aconteceu na categoria Grand Máster (novidade 2012), em que a briga pelo título está indefinida entre os três primeiros colocados devido uma diferença de tempo com menos de 5 minutos entre eles. Já nas categorias feminino, mista e máster, os líderes abriram mais vantagem. Adriana Nascimento e Daniela Genovesi (RC Bikes – Brasil Soul) aumentam a margem sobre a equipe Alegria. As equipes campeãs da edição 2011: na mista, Mateus Ferraz e Ivonne Kraft (RC Bikes – Brasil Soul), e Abraão Azevedo e Paulo Borges (RC Bikes – Brasil Soul), na máster, dominaram a etapa e ficaram mais próximas do bicampeonato.
Brasil Ride 2012 tem o patrocínio da SHIMANO, RC BIKES, Governo da BAHIA /Bahiatursa-SUDESB. Frota oficial da FORD, vestuário oficial KAILASH. Suporte da Continental, Feel Good. Gorgeous, Isotônico Marathon, Mauro Ribeiro, Squirt e Valverde Ambulância.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Rio de Contas em chamas: A Bela Triste Guerra



Texto e fot de Gilberto Lyrio Neto*

As armas que alimentavam as guerras de outrora, dessa vez não produzem sangue. Muito pelo contrário! As armas de agora procuram afastar o vermelho que jorra no céu da Bahia.

São armas portadas por brigadistas, bombeiros e voluntários da sociedade civil, que arriscam suas vidas no combate a incêndios que consomem a fauna e flora da Chapada Diamantina.

O cenário visto à noite é belo, porém os relatos e a experiência têm demonstrado que a beleza trazida com a guerra ardente é prejudicial e preocupante.

Isso porque compromete a biodiversidade; destrói plantações e afeta as nascentes que alimentam os rios da região, os quais, conforme matéria veiculada no blog Bahia na Rede, contribuem para o equilíbrio hidrográfico do Estado.

Na bela triste guerra, pude fotografar o belo Pico Itobira, situado na cidade de Rio de Contas, ser consumido pelo fogo.

*Advogado, esteve na região a trabalho

Publicado no Blog Bahia na Rede

Chapada Diamantina entra para o circuito mundial de Mountain Bike

O maior desafio de ciclismo das Américas, a ultramaratona Brasil Ride 2012, já está acontecendo na Chapada Diamantina, entre os municípios de Mucugê e Rio de Contas. O evento conta com o apoio da Bahiatursa e prossegue até o próximo sábado (29), reunindo, em sua terceira edição, cerca de 400 atletas de 19 países e 15 diferentes estados brasileiros. Com isso, a Bahia passa a integrar o circuito mundial de mountain bike, como anunciou o fundador da Brasil Ride, Mário Roma, durante o briefing de largada da maratona, na manhã de domingo (23).

“A Chapada tem um grande potencial para a realização deste tipo de prova. Por isso, na primeira oportunidade montei o evento, e agora, que entrou para o calendário oficial da União de Ciclismo Internacional, o nosso próximo desafio é realizar uma etapa dentro da cidade de Salvador, entre a cidade alta (Centro Histórico) e a cidade baixa. Uma espécie de Carnaval a duas rodas”.

Para o secretário do Turismo do Estado, Domingos Leonelli, a Brasil Ride começa a ser patrimônio da Bahia, com a grande contribuição que traz para o turismo da região. “Esperamos que o evento, a cada ano, seja maior e melhor, se isso for possível, pois já é muito bom. Além dos hotéis e os restaurantes, esta turma está enchendo os habitantes desta terra de alegria”.

Da Agecom/Bahia

Competição de ciclismo atrai turistas internacionais para a Chapada Diamantina

Representantes de 19 países da Europa, América do Norte, Ásia e Oceania, além de competidores de 15 estados brasileiros, participam no período de 23 a 29 deste mês, na Chapada Diamantina, do principal evento em bicicleta das Américas e o maior desafio já realizado em solo brasileiro, o Brasil Ride, que tem o patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Bahiatursa.

Trata-se de uma ultramaratona de mountain bike, com sete dias de competição, que também contará com a presença de nomes como os inventores da mountain bike (bicicleta de montanha), Tom Ritchey e Joe Breezer, do piloto Christian Fittipaldi, e ainda de atletas campeões olímpicos e mundiais. 

O Brasil Ride abre as portas para o setor econômico, que mostra grande interesse de investir nos eventos esportivos na Bahia, e será prestigiado ainda por executivos do mercado brasileiro como o presidente da Cisco, Rodrigo Abreu, e o diretor de Marketing e Eventos Nacional da Red Bull, Gustavo Reis. O evento abre as portas para o setor econômico, que mostra grande interesse de investir nos eventos esportivos na Bahia.

Para o secretário do Turismo Domingos Leonelli, a realização de um campeonato dessa dimensão é muito importante para reforçar a imagem da Bahia no exterior. “É um evento que gera uma grande mídia espontânea nos principais países emissores de turistas para a Bahia, a exemplo da França, Itália, Alemanha e Estados Unidos”.

Hotelaria em alta

A realização do evento proporciona um reforço na ocupação hoteleira da região, representando mais renda para os moradores locais. “Os dois últimos eventos, além de lotar os hotéis, atraiu naturalmente a mídia para a cidade. Um exemplo disso é a transmissão ao vivo da mídia internacional para o evento. Atualmente, já temos em torno de 80% da lotação do nosso hotel, movimentando o turismo nacional e internacional”, explica a proprietária do Hotel Alpina, Angela Pina.

Além dos meios de hospedagem de maior conforto e tranquilidade, os campings e albergues da região garantem outras opções para os turistas mais aventureiros.

Da Agecom/Bahia

Brasil Ride: clima facilita etapa mais dura da competição

Por Pedro Sibahi, direto de Rio de Contas 
Webventure


Nesta segunda-feira aconteceu a temida etapa da Brasil Ride, com 143 quilômetros e mais de 3.000 metros de ascensão acumulada. Os atletas saíram de Mucugê em direção à Rio de contas, em um percurso que deveria sem completado em até 12 horas.

Com a seca que predomina na região, o trecho mais duro da prova, conhecido como Vietnam, foi considerado menos difícil que em anos anteriores. A região é dentro de uma floresta abafada, mas ao invés da lama costumeira, havia muitas pedras e areia, que aliviavam ligeiramente o esforço. Para completar, o dia foi nublado e teve até um pouco de garoa para refrescar os ciclistas.


Apesar do alívio, 16 duplas foram eliminadas da etapa, tanto por desistência quanto por corte devido ao horário. Hugo Prado Neto foi um dos atletas eliminados da competição, mesmo completando o percurso, porque seu parceiro Douglas Neto passou mal e abandonou a corrida.

“Vou ter que fazer a ultramaratona toda sozinho, vou buscar outros objetivos e fazer mais cinco dias de corrida para pegar mais experiência. Tenho aqui outros companheiros de time e vou ver o que posso fazer por eles”, disse Hugo. “É minha nona ultramaratona, nunca deixei de finalizar nenhuma”, completou. 

O piloto de corridas Christian Fittipaldi surpreendeu a si mesmo e ao companheiro Odair Pereira terminando em 34, com 8h52m22seg. “Assim que terminei, falei para o Mario [Roma, organizador da prova 
“Pela minha experiência em 2010, achei que a parte mais dura, o Vietnam, estava mais gostoso, mais pedalável”, avaliou Odair. “Essa parceria com o Christian me surpreendeu, principalmente por hoje. A etapa era uma preocupação para ele, por ser a mais longa e dura, mas ele se sentiu a vontade e conseguiu impor um ritmo e administrar até o final”, avaliou.

Segundo o ciclista japonês e atleta olímpico Kohey Yamamoto, “Foi um dia muito longo”. Ele contou que “Antes da chegada tinha uma subida muito comprida, mas acho que fiz uma boa escalada. Me diverti bastante durante o dia, mas depois que furei o pneu fiquei morto”.

“As descidas foram bastante técnicas, e o Yamamoto é um atleta bastante técnico, é difícil acompanhá-lo”, contou Daniel Carneiro, parceiro do japonês, que está com certos problemas de comunicação. “Eu não falo inglês, ele não fala português, mas pelos gestos nós conseguimos nos comunicar, está sendo um aprendizado bem legal”, explicou.

Ponteiros À frente do pelotão principal, Luis Pinto e Tiago Ferreira repetiram o feito da véspera e terminaram com o melhor tempo do dia, que foi de 6h21m47seg, vencendo na categoria open e na classificação geral. 

Luís elogiou o amigo e disse que “ele sofreu muito, mas deu tudo pra me acompanhar e no final conseguimos a vitória tão desejada”. Tiago afirmou que “foi sem dúvida a etapa em que mais sofri desde que sou ciclista”.

Em um arroubo filosófico, Luis afirmou que “esta etapa é mítica no Brasil Ride, é das piores que se pode fazer em montain bike, mas o que custa mais, na vitória tem um sabor especial, e o que não nos mata nos torna mais fortes”.

Em segundo lugar vieram os tchecos Martin Horak e Tomas Vokrouhlik, com o tempo de 6h26m05seg. Cansado, Martin apenas comentou que o dia havia sido duro e que ele precisava descansar para a terceira etapa.

Somando o terceiro lugar na geral e na categoria open, além do posto de melhores brasileiros do dia, vieram Gilberto Gois e Josemberg Pinho, com tempo de 6h39m13seg. “Hoje era a etapa mais dura da Brasil Ride e graças a Deus conseguimos manter um ritmo na frente, com os portugueses e os outros gringos”, afirmou Josemberg, conhecido também como Montoya. Como Gilberto passou um pouco mal no final do percurso, ele se distanciaram em alguns minutos, mas garantiram um lugar no pódio do ai.

Em quarto lugar veio a dupla holandesa formada por Hans Becking e Bart Brentjens, com tempo de 6h47m48seg. Apesar do bom resultado, Bart sofreu uma queda durante o percurso e terminou o dia exibindo claros sinais de dor em uma das costelas.

Na categoria máster o melhor tempo foi de Abraão Azevedo e Paulo Borges, com 7h25m54seg. Na mista, Mateus Ferraz e Ivonne Kraft se destacaram novamente, finalizando o percurso em 7h56m12seg. Na feminina, Adriana Nascimento e Daniela Genovesi fecharam com 9h56m02 seg, e na grandmaster a dupla Marco Corrado e Marco Melo venceram com 10h07m02seg.

Garoa ajuda a controlar incêndio na Chapada Diamantina, afirma Inema

Do G1



Uma garoa que caiu até as 12h desta segunda-feira (24) ajudou a controlar o incêndio na região que abrange cinco cidades da Chapada Diamantina, centro-norte da Bahia, que é afetada pelas chamas desde o dia 11 de setembro, segundo Ana Paula Soares, gestora da Área de Proteção Ambiental (APA), que faz parte do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). 

Segundo Ana Paula, mais de 25 mil hectares foram consumidos pelo fogo desde o início do incêndio. “Os focos foram controlados, mas ainda estão sendo monitorados pelo Corpo de Bombeiros. O incêndio chegou à região mais preservada, que é a região das montanhas, das matas, das nascentes. Ele foi bem difícil”, explica Ana Paula.

Segundo levantamento preliminar do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o fogo afeta entre 20 e 25 mil hectares da Serra do Barbado, unidade de conservação ambiental da Bahia. No local, está o Pico do Barbado, que tem 2.033 metros de altitude. Os municípios de Rio de Contas, Abaíra, Rio do Pires, Piatã, Jussiape e Érico Cardoso fazem parte da região. Na Serra do Barbado, estão as nascentes de três dos principais rios do estado: Paraguaçu, São Francisco e Rio de Contas.

Difícil acesso
O secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, sobrevoou no sábado (22) a área afetada. Em entrevista ao G1, o secretário informou que o objetivo do voo foi identificar onde estão localizados os principais focos do incêndio, além de observar a área que foi consumida pelo fogo. "Em conversa com o Corpo de Bombeiros e equipe de Meio Ambiente será possível traçar ações de reforço para os próximos dias", afirma Eugênio Spengler. 

O secretário observa que a região afetada pelo incêndio é de difícil acesso e que é necessário contar com apoio aéreo no combate às chamas. "Contamos com o reforço de dois helicópteros do Graer [Grupamento Aéreo da Polícia Militar] e de mais uma aeronave de monitoramento para identificação dos pontos a serem combatidos. Temos 75 bombeiros atuando, além de outros 55 que podem ser mobilizados a qualquer momento e 125 brigadistas voluntários", relata. 

Prejuízos
Além dos impactos ambientais, os incêndios na Chapada Diamantina causam prejuízos à saúde da população e à economia. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, levantamentos preliminares indicam que entre os municípios de Abaíra e Rio de Contas já foram perdidos 10 mil pés de café em decorrência dos incêndios este ano. "É um dos melhores cafés que se produz no Brasil", pontuou.

Com as queimadas, a qualidade do ar fica comprometida, aumentando a incidência de problemas respiratórios. Há ainda os impactos decorrentes da queima de vegetação nativa. "Afeta a proteção de nascentes, impacta na fauna, com animais morrendo ou fugindo de seu habitat natural para outro", observou Eugênio Spengler.

Incêndios recorrentes
Sobre as causas do incêndio na região da Chapada Diamantina, o secretário de Meio Ambiente destaca que a situação de queimadas ocorre todos os anos e que, em 2012, complicações climáticas podem ter intensificado a situação. "Tivemos o agravamento da seca, como tem muita concentração de matéria orgânica com baixa umidade, o ambiente fica favorável à proliferação de incêndio. Há várias outras causas, nas propriedades rurais, por exemplo, muitos agricultores ainda utilizam manejo com fogo sem os cuidados necessários e acabam perdendo o controle do fogo", pontua Eugênio Spengler.

"No sentido de reduzir as ocorrências de incêndio, temos uma série de ações sendo aperfeiçoadas, voltadas para a educação ambiental e sensibilização da comunicação local", conclui secretário.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Projeto de lei autoriza criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina

Um projeto de lei (4094/12) em tramitação na Câmara dos Deputados autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD) no estado da Bahia. 

De autoria do parlamentar baiano Afonso Florence (PT-BA), a proposta indica que a universidade funcionará nas cidades de Seabra, Lençóis, Ipirá, Rio de Contas e Morro do Chapéu. Segundo a Agência Câmara de Notícias, o autor aponta que estes municípios necessitam de melhor oferta de vagas de ensino superior, assim como de pesquisa e extensão. 

De acordo com o petista, não há campus universitário nesta “importante região do estado, caracterizada por suas tradições culturais, importância econômica e densidade populacional”. “Esta região tem sido marcada também pelo intenso e prolongado processo migratório intensificado, entre outros motivos, pela busca dos seus filhos por uma oportunidade para cursar uma instituição de ensino superior pública e de qualidade”, argumenta. 

Segundo o texto, a implantação da UFCD utilizará recursos provenientes de dotação consignada no Orçamento da União; de auxílios e subvenções que lhe venham a ser concedidos por quaisquer entidades públicas ou particulares; de remuneração por serviços prestados a entidades públicas ou particulares; e de convênios, acordos e contratos celebrados com entidades ou organismos nacionais ou Internacionais. 

De caráter conclusivo, o projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Órgãos ambientais traçam estratégias contra fogo na Chapada Diamantina

O secretário de Estado do Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, sobrevoou no sábado (22) a área afetada há mais de 10 dias por um incêndio na região que abrange cinco municípios da Chapada Diamantina, Centro-Norte da Bahia.

Em entrevista ao G1, o secretário informou que o objetivo do voo foi identificar onde estão localizados os principais focos do incêndio, além de observar a área que foi consumida pelo fogo. "Em conversa com o Corpo de Bombeiros e equipe de Meio Ambiente será possível traçar ações de reforço para os próximos dias", afirma Eugênio Spengler. 

O secretário observa que a região afetada pelo incêndio é de difícil acesso e que é necessário contar com apoio aéreo no combate às chamas. "Contamos com o reforço de dois helicópteros do Graer [Grupamento Aéreo da Polícia Militar] e de mais uma aeronave de monitoramento para identificação dos pontos a serem combatidos. Temos 75 bombeiros atuando, além de outros 55 que podem ser mobilizados a qualquer momento e 125 brigadistas voluntários", relata. 

Segundo levantamento preliminar do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o fogo afeta entre 20 e 25 mil hectares da Serra do Barbado, unidade de conservação ambiental da Bahia. No local, está o Pico do Barbado, que tem 2.033 metros de altitude. Os municípios de Rio de Contas, Abaira, Rio do Pires, Piatã, Jussiape e Érico Cardoso fazem parte da região. Na Serra do Barbado, estão as nascentes de três dos principais rios do Estado: Paraguaçu, São Francisco e Rio de Contas.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Politicagem na política

É impressionante como em época de eleição os políticos querem enganar o povo escancarando ainda mais o lado repugnante da politicagem. 

É comum a gente ouvir que político A ou B tem o apoio de Deputado Fulano, Senador Ciclano, Governador Tal, Presidente, Secretário e Ministro disto ou daquilo, e a gente ainda acha isso bom, pois facilita a vinda de obras e recursos para o nosso município. 

Mas, vamos refletir um pouco, a nossa Constituição não garante que o acesso a estes benefícios é universal, igualitário, independente de "ideologia" partidária, ou apoio de "a" ou "b"? Porque será então que os políticos utilizam esses métodos para fazerem suas campanhas? Eles não estão assumindo claramente que são desonestos, tendenciosos e perseguidores? 

Não é como se publicamente afirmassem que quem não apoia eles sofrerá perseguição, ou que, no mínimo, terá mais dificuldades para trazer recursos para o seu município? 

Até quando a gente vai ver este tipo de coisa e simplesmente aplaudir? até quando vamos aceitar esta politicagem toda? Quer meu voto? 

Fale propostas, projetos com capacidade de concretização, mostre a sua capacidade de conseguir recursos sem este tipo de politicagem! Mostre-me que você não é mais um "polítiqueiro", que não precisa pagar a "lobystas" comissões altíssimas para conseguir recursos para o município, mostre-me que você e sua equipe possui conhecimento técnico para não precisar utilizar destes métodos, e sobretudo, é capaz de combater este tipo de prática! Mostre-me que você é ético!

Jota Alves
Radialista

Do Blog do Sigi Vilares

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Celebridades no Brasil Ride 2012



A BRASIL RIDE - Ultramaratona em mountain bike - já consolidou-se como a "prova das estrelas", tamanha é a quantidade de celebridades, atletas renomados internacionalmente que se destacam no pelotão.

A terceira edição do evento Brasil Ride que acontecerá entre os dias 23 a 29 de setembro de 2012 na região da Chapada Diamantina - Bahia, receberá a inédita participação de um dos maiores ciclistas mundiais, o holandês Bart Brentjens - o primeiro campeão olímpico de mountain bike na história! 

Ao lado dele, os atletas amadores poderão trocar experiências e conviver com lendas do esporte e celebridades, como o ex-piloto de F1 Christian Fittipaldi;, os inventores do MTB, Tom Ritchey e Joe Breezer; os músicos portugueses, Nelson e Sérgio Rosado, entre outros. (Confira a nossa lista de destaques no site).

O altíssimo nível competitivo da Brasil Ride e a organização impecável atraem, cada vez mais, os atletas mais exigentes do mundo, além da grande visibilidade na mídia nacional e internacional. São aspectos fundamentais para o fomento e o desenvolvimento da cultura esportiva no Brasil, já que o  país será sede de dois dos maiores eventos esportivos do planeta: Copa do Mundo de Futebol 2014 e Jogos Olímpicos Rio de Janeiro-2016.

"A Brasil Ride contempla um projeto de apoio ao desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro, além de garantir uma condição perfeita para os atletas amadores desfrutarem a melhor experiência com o esporte. E naturalemnte, estamos promovendo os Jogos Olímpicos Rio 2016 trazendo atletas do mundo todo com nível olímpico”, explicou Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

Enfim, tudo isso cria um ambiente formado por pessoas que fazem da Brasil Ride muito mais do que uma competição, uma experiência marcante para toda uma vida. 

QUEM SÃO AS CELEBRIDADES E OS ATLETAS DESTAQUES DA BRASIL RIDE 2012

Celebridades
Tom Ritchey - A história pessoal de Tom Ritchey confunde-se com a própria trajetória da evolução da bicicleta. Ritchey é considerado uma "lenda" por ser um dos principais responsáveis pelo surgimento da bicicleta de montanha moderna, a "mountain bike". Muito criativo e habilidoso, Ritchey começou a construir quadros de bicicleta de montanha em 1983 para a sua própria empresa, Logo, a  Ritchey Design, expandiu para renomados acessórios e peças otimizadas para alto rendimento, incluindo pedáis de encaixe (clipe) e caixas de direção, entre outros componentes revolucionários usando ligas de alumínio, titânio, e a união de fibra de carbono com tubos de titânio. Em 1988, Ritchey foi introduzido no Hall of Fame Mountain Bike. Até hoje, Tom ainda pedala 16 mil quilômetros por ano atrás de novas experiências para aprimorar seus componentes, participando com destaque das principais competições mundo afora.

Joe Breezer - Assim como Tom Ritchey, Joe Breezer é considerado um dos pais do mountain bike ao lado de Gary Fisher, Charlie Kelly entre outros.. Além de exímio ciclista com vários títulos, Joe Breezer lançou sua própria marca de bicicleta, que ganhou grande destaque nos anos 80 e 90. Após ser indicado pelo "Hall of Fame", a paixão de Breezer o levou para atuar na questão política do uso da bicicleta, o cicloativismo na divulgação e defesa da bike como meio de transporte. E nas horas vagas, Joe Breezer continua fazendo o que mais gosta: pedalando.

Márcio May  - Ícone do ciclismo brasileiro, com destaque para os mais de 20 anos de carreira, tendo três participações em Olimpíadas - Barcelona 92, Atlanta 96 e Atenas 2004 - e três Jogos Pan-americanos, conquistando a medalha de bronze em Mar del Plata, Argentina (95) e o emocionante bronze em Winnipeg, Canadá (99).

Christian Fittipaldi - Nascido numa família que respira esporte, Christian Fittipaldi apaixonou-se pelo ciclismo literalmente por acidente. Após sofrer uma lesão na perna e no pé num acidente nas corridas de carro, Christian usou a bicicleta para acelerar sua recuperação e tomou gosto pelo esporte. Atualmente, além de treinar de 3 a 4 vezes por semana, incentiva o desenvolvimento do esporte através do projeto da equipe Scott-Fittipaldi, que busca revelar talentos na modalidade. Christian vai estreiar na Ultramaratona de MTB na Chapada Diamantina-BA ao lado do experiente Odair Pereira.

Bike Anjos - Os músicos portugueses, Sérgio e Nelson Rosado são celebridades na Europa. No entanto, eles conseguem conciliar uma agenda repleta de shows e apresentações com dedicação aos treinamentos. Apaixonados pelo ciclismo, os irmãos Rosado vêm ao Brasil, primeiro para cantar (no dia 23 de julho em Porto Alegre-RS) e no mês de setembro pedalar por uma causa social. Atualmente eles atuam em 4 instituições de caridade e vão utilizar toda visibilidade deles para promover o bem, o que rendeu o nome de Bike Anjos.

Internacionais
Bart Brentjens - O ciclista holandês é um dos mais respeitados do mundo ao conquistar a 1ª medalha de ouro olímpica no mountain bike, nos Jogos de Atlanta-96. Oito anos depois ele conquistou a medalha de bronze na Olimpíada de Atenas-2004. Além das medalhas olímpicas, Bart já venceu o campeonato mundial de mountain bike cross country, campeonato europeu e 10 vezes sagrou-se campeão holandês. Outro título importante foi faturar o título de bicampeão do Tour de France na versão mountain bike. Em 2009, o ciclista fundou a própria equipe e continua focado em competir com alto rendimento, incluindo provas como o Cape Epic, ultramaratona de MTB na África do sul. 

Kristian Hynek - Bicampeão da Brasil Ride (2010 e 2011) na categoria Open (masculina), o ciclista tcheco é a revelação no circuito mundial, sendo convocado para defender a seleção de seu país em campeonatos mundiais. Nesta temporada 2012, Kristian ganhou notoriedade e muito respeito no cicuito mundial ao faturar o título de campeão Europeu de maratona e a ultramaratona Alpentour (na Áustria). 

Hans Becking - O ciclista holandês é novo integrante da equipe Milka-Superior, gerenciada por Bart Brentjens. Competidor desde os 13 anos de idade, Hans já conquistou 3 vezes o título nacional na categoria junior e duas medalhas de bronze no campeonato europeu de MTB. Na temporada passada, Hans mostrou uma grande evolução ao vencer duas competições importantes na Europa: "Dynasys Top Competition", "Bart Brentjens Trophy" e a medalha de prata no campeonato nacional.

Annabela Stropparo - A ciclista italiana Annabela Stropparo é uma das ciclistas mais renomadas do mundo, ganhando fama e muitos títulos ao longo dos anos 90 e início de 2000. A Super Campeã Italiana que acumula um "top 6" na Olimpíada de Atlanta-96, inúmeros pódios em Copas do Mundo e nada menos do que 18 títulos nacionais e 600 vitórias no mountain bike: cross country, maratona e ciclocross! Após ficar 3 anos sem competir para realizar o sonho de ser mãe, Annabela retornou às competições na Brasil Ride 2011 e competiu com seu marido, conquistando a medalha de prata na categoria mista.

Lukas Kauffman - O ciclista suíço, Lukas Kauffman é um jovem ciclista com muito talento. Já conquistou a medalha de bronze no campeonato europeu de XCO na categoria sub-23, venceu algumas etapas da Brasil Ride nas duas edições e atualmente figura-se entre os ciclistas mais velozes na nova modalidade: "Sprint Eliminator" nas etapadas da Copa do Mundo da UCI  - União Internacional de Ciclismo - entidade máxima do esporte. 

Ivonne Kraft - Campeão Feminina em 2010, campeã na categoria mista em 2011, a ciclista alemã Ivonne Kraft de 42 anos é uma das mais conceituadas no mundo. Ela já venceu duas vezes a Cape Epic - ultramaratona de MTB em 2008 e 2010 - e conquistou diversos títulos nacionais e nas etapas do circuito mundial desde que iniciou nas competições em 97.

Sandra Santanyes - A ciclista espanhola defende a equipe Bicis Esteve e vem conquistando excelentes resultados nesta temporada, como duas vitórias e uma medalha de bronze no Campeonato Espanhol de MTB. Outros resultados destacados são 9 títulos de campeão nacional, campeão do Tour de France em Mountain bike e 8º na Copa do Mundo de maratona. 

Milan Spolc  - Um dos ciclistas mais experientes em provas de ultramaratona de MTB. O tcheco Milan Spolc possui títulos na maioria das provas por etapas pelo mundo, como: TransGermany, TransAlp, TransRockies, TransPortgual, Nissan Titan desert, Crocodile trophy, Mad East Challenge, Bike challenge, entre outras. Destaque para conquistas como: 4 vezes campeão da TransGermany (2007-2010), Bicampeão na TransRockies na categoria Máster (2009 e 2010), tricampeão europeu máster, além de diversas vitórias em campeonatos nacionais, e por etapas isoladas. 

Jiri Benes - Ciclista da República tcheca, atual campeão máster em Mountain Bike Maratona. Jiri Benes é tamém treinador da equipe Cyklotrenink.com, uma das mais renomadas do leste europeu.

Jennifer Smith - Atleta neozalandesa, radicada em Gunnison, Colorado (EUA), com destaque em provas de XTERRA (triathlon fora de estrada) e ultramaratonas. Alguns dos seus títulos destacados são: campeã da Brasil Ride 2010 na categoria mista, vice campeã da Cape Epic, campeã do Xterra Brazil na Selva Amazônica, top 4 no Mundial de Xterra em Maui, Havaí (2011), e integrante da seleção da Nova Zelândia entre 2001 e 2007.

Nacionais
Abraão Azevedo  - Campeão Mundial Máster e Panamericano de MTB XCO e atual campeão da Brasil Ride na categoria máster. Abraão é um ciclista braziliense com mais de 200 vitórias na carreira.

Gilberto Gois - Ciclista catarinense é Tricampeão da Volta de Santa Catarina de Mountain Bike, Campeão Brasileiro de Marathon da Elite em 2007, Vice-Campeão Brasileiro de Cross Country em 2007, Campeão do Iron Biker em 2006 e Medalha de bronze no Brasil Ride (2010), a melhor equipe brasileira. 

Hugo Pradoneto - Educador físico renomado (sócio da empresa OCE Treine.net). Hugo Pradoneto de Belo Horizonte (MG) é atleta profissional de mountain bike, já competiu no Brasil e no exterior, e possui inúmeros resultados expressivos. Campeão do Six(6hrs de MTB) em 2011, Melhor dupla brasileira da historia do Absa Cape Epic – Africa do Sul (2010), Campeao X-Terra MTB Teresopolis, Campeao Geral Big Biker Cup (2009), Medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Maratona, Campeão 12 hrs de MTB SOLO (2007), entre outros resultados importantes ao longo de mais de 500 participações em competições. 
 
Adriana Nascimento - Treinadora especializada em Mountain Bike e Ciclismo desde 2003; Atleta referência do esporte Mountain Bike no Brasil há mais de 12 anos, a paulista Adriana Nascimento conquistou neste período 9 vezes campeã brasileira de MTB XCO, vice-campeã mundial máster de MTB XCO,  Desafio Mantiqueira 2010 - 1º lugar Elite,  Transrockies Canadá 2010 - 1º Lugar Mista 80+, Geo Ride Serra Estrela / Portugal – 1º Lugar Mista, entre outros inúmeros títulos.

Sabrina Gobbo - Atleta paulista, Campeã da Brasil Ride 2011, categoria feminina e vice-campeã da etapa brasileira do XTerra Global Tour.

Robson Ferreira  - Ciclista mineiro, radicado no Rio de Janeiro, é Tricampeão Brasileiro de MTB XCM (Maratona) e Tricampeão do Ironbiker Brasil.

Raiza Goulão Henrique - Campeã Pan-americana e Brasileira de MTB na categoria sub-23, essa jovem ciclista mineira é uma das maiores promessas brasileiras para conquistar uma medalha de ouro na Olimpiada do Rio de Janeiro 2016.

Daniela Genovesi - Campeão Mundial de Ciclismo de Ultra Distância (2011), Campeã da Race Across América (RAAM) na categoria Solo em 2009, Campeã da UCI Gruyere Cycling Tour – Suiça 2010, Campeã da Copa Claro 100K – 2010, Bi Campeã Desafio Serra de Campos – 2008 e 2009, Vice Campeã do Piocerá, Rali dos Sertões 2009. A carioca Dani Genovesi é professora de Educação Física pela Universidade Gama Filho (1990), e sempre competiu em diversas modalidades esportivas. 

Odair Pereira - Iniciou no Esporte em 1994 com 20 anos de idade, conquistando títulos a nível nacional e participações em Mundiais, Panamericanos e Sulamericano de Mountain Bike. Hoje em dia além de competir, ser técnico da Equipe Scott e seleção brasileira de MTB, formou-se no curso de Fisioterapia, O atleta desenvolve também um trabalho de orientação em treinamento para Mountain Bike e prevenção de lesões no esporte para atletas e entusiastas da modalidade. Títulos de destaque são: Campeão Brasileiro, Cadete, 1994,  Campeão Pan-Americano, 1995 e Campeão Mineiro, 1998. Campeão do PowerBiker em 2001.

Daniel Rogelin - O ciclista catarinense natural de Chapeco é um dos principais brasileiros com 24 anos de carreira, com destaque para bicampeão da Volta de Santa Catarina, Campeão da Volta Internacional do Rio de Janeiro, Vice campeão do Tour de SP, campeão brasileiro, campeão estadual, campeão da Copa América, campeão dos Jogos abertos, entre outros títulos, por todas as equipes que defendeu.

Com informações da página oficial do evento.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

domingo, 16 de setembro de 2012

Teaser da Brasil Ride 2012


Fogo pode ter consumido mais de 20 mil hectares de APA em Rio de Contas

A história se repete mais uma vez nas serras de Rio de Contas e região. A grande seca que assola o município está propiciando a ocorrência de grandes incêndios em áreas de nascentes e de proteção ambiental, a exemplo da APA Serra do Barbado que engloba os municípios de Rio de Contas, Jussiape, Abaíra, Rio do Pires, Piatã e Érico Cardoso.

De natureza criminosa ou no mínimo sem avaliar as consequências, essas queimadas poderá provocar num curto espaço de tempo um colapso hídrico sem precedentes na região. Aliado a um dos menores índices pluviométricos das últimas décadas a barragem Engenheiro Luís Viana Filho, em Rio de Contas, chegou ao seu nível mais baixo. Deve-se considerar também que ao longo dos anos a sedimentação, que é acúmulo de terras e outros materiais, faz diminuir a sua profundidade e consequentemente, menor acúmulo de águas.

Para Ana Paula Soares, gestora da APA Serra do Barbado, não resta dúvidas quanto a origem criminosa do fogo. Informa ainda que, o dano pode ter chegado a 20 mil hectares de área consumida pelo fogo. Para termos uma noção, a APA possuí em torno de 63 mil hectares, e excluindo a área agrícola e de habitação, a zona de proteção rigorosa deve possuir 25 mil hectares. Foi exatamente essa área a mais atingida por este incêndio. A zona de proteção rigorosa é a área mais preservada, desabitada e que serve como repositório de biodiversidade, de nascentes e de beleza paisagística.

O atual foco começou entre a região de Arapiranga e Mato Grosso, na região do rio da Lavra Velha tendo seu foco se esparramado em direção ao Bittencourt. A região devastada representa o que havia de mais preservado na APA Serra do Barbado e o fogo está se alastrando nas direções do Pico do Itobira, da Serra do Barbado (ponto mais alto do nordeste brasileiro) e para a região de Catolés, distrito de Abaíra. 

15 brigadistas do município estão atuando nos combates aos focos de incêndios e o governo do Estado mandou 12 bombeiros e um helicóptero para auxiliar o trabalho.






quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A eleição no facebook


1 milhão de reais para os salários do prefeito e vice-prefeito de Rio de Contas



A Câmara de Vereadores de Rio de Contas aprovou na última segunda-feira, 10, os valores dos salários a serem recebidos pelo prefeito (R$ 14.000,00) e vice-prefeito (R$ 7.000,00). O valor não incluí despesas como diárias, que em Rio de Contas é acima da média de todas as esferas de governo, até maior que as diárias da própria presidência da república. 

Diárias que aliás os vereadores da atual legislatura poderiam corrigir para que os próximos não os acusem de desperdício com recursos públicos.

O valor da conta? aproximadamente 1 milhões de reais ou mais de 1.620 salários mínimos nos próximos quatro anos para apenas 2 pessoas. A conta é simples: R$ 21.000,00 X 12 meses X 4 anos. 

Os novos valores passam a vigorar a partir de janeiro de 2013.

Aliás, perguntar não ofende: o que faz um vice-prefeito?


terça-feira, 11 de setembro de 2012

2 milhões para pagar os salários dos vereadores de Rio de Contas na próxima legislatura


A Câmara de Vereadores de Rio de Contas aprovou na última segunda-feira, 10, os valores dos salários a serem recebidos pelos vereadores da próxima legislatura. O valor aprovado é R$ 4.057,00 mensais para cada um. O valor não incluí as despesas efetivas que cada vereador custa aos contribuintes.

O valor da conta? aproximadamente 2 milhões de reais ou mais de 3.000 salários mínimos nos próximos quatro anos para apenas 9 pessoas. A conta é simples: R$ 4.057,00 X 9 vereadores X 12 meses X 4 anos. 

As reuniões da Câmara acontecem apenas uma vez por semana e o trabalho desempenhado por eles são questionáveis e com poucas ou quase nenhuma atitude dignas dos votos confiados a eles pelos eleitores. 

Comparar tais salários ao de um professor do município chega a ser piada. 

Há vereadores que beiram o analfabetismo funcional. O que fica de dúvida aos eleitores é porque o Estado e as leis, que exigem hoje no mínimo, Ensino Médio e até mesmo nível superior aos concursos públicos, não exigem para os vereadores, deputados e senadores a mesma escolaridade?

Considerando que somos uma cidade pobre e dependente de repasse de recursos federais, pagar tais salários é uma afronta aos munícipes.

Aos vereadores que se sentirem ofendidos, considerem justo o novo salário ou mesmo queira prestar conta do seu mandato, o espaço está aberto e será muito bem vindo! Estamos a menos de um mês das eleições e alguns são candidatos à reeleição. Talvez a visão da maioria pode estar equivocada.

Eleitor: dia 07 de outubro digite sua senha e autorize o repasse dos recursos.




segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Juiz determina suspensão de divulgação de pesquisa eleitoral em Rio de Contas


O juiz da 101ª Zona Eleitoral João Lemos Rodrigues acatou representação da coligação "Pra frente Rio de Contas" que pedia suspensão na divulgação de pesquisa eleitoral do candidato de oposição Cristiano Cardoso de Azevedo.

Na representação, alegou-se que não foi informado no prazo de 24 horas após a divulgação da pesquisa os municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Alegou-se também a ausência de informações como idade, sexo e número de entrevistados.

A decisão está datada de 03 de setembro de 2012, na qual o juiz determinou multa diária de R$ 10.000,00 em caso de descumprimento da mesma e concedeu prazo de 48 horas para os interessados apresentarem sua defesa.

domingo, 9 de setembro de 2012

Sem fiscalização, câmaras podem custar até R$15 bilhões em 2013.


As câmaras municipais, apesar de próximas fisicamente dos moradores, são o Poder menos transparente, o mais vulnerável à corrupção, o que menos presta contas aos eleitores e um dos mais caros aos cofres públicos. O custo dos legislativos nos 5.565 municípios brasileiros ficou em quase R$ 10 bilhões (R$ 9,5 bilhões) em 2011, considerando apenas as despesas declaradas. É o equivalente a cinco orçamentos anuais do Ministério da Cultura.
E este custo anual poderá ultrapassar os R$ 15 bilhões em 2013, quando um contingente maior de vereadores entrará em cena, e com salários maiores que os atuais — dinheiro suficiente para pagar por quase um ano os 13 milhões de benefícios do Bolsa Família (R$ 19 bilhões). Na eleição de outubro, 432.867 candidatos disputam as 57.434 vagas de vereadores. O número de vagas cresceu mais de 10% em relação a 2008 (52.008 vereadores) por força da aprovação de uma emenda constitucional, cuja validade se aplica agora.
Miniaturas do Congresso, os legislativos municipais, além de custar caro aos bolsos dos contribuintes e de ter pouca transparência, na maioria das vezes serve apenas para dizer amém aos planos traçados pelos prefeitos.Fiscalizar os atos do Executivo, que seria a principal tarefa de uma câmara municipal, está apenas na carta de boas intenções. Na maioria das cidades, os vereadores são cooptados pelo poder local e fazem vista grossa aos atos e omissões do chefe da prefeitura. Do jornal O Globo.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Festival Mundial da Paz em Rio de Contas



Espaço Imaginário convida: exibição do filme "O Bem Amado"


Em meio à campanha eleitoral, em parceria com a Radio Rio de Contas FM,  exibiremos  gratuitamente, ao ar livre, filmes que estimulem a reflexão sobre a política, todas ás quintas ás 19:30 em frente ao Espaço Imaginário. 


Nessa quinta feira, dia 6 de setembro, às 19:30, será exibido o filme “O Bem Amado”, de Guel Arraes.





Trailer do filme "O Bem Amado"


terça-feira, 4 de setembro de 2012

TCM publica resolução que disciplina transmissão de cargos de gestores municipais


O Tribunal de Contas dos Municípios publicou em 30 de agosto de 2012, no Diário Oficial do Estado, a Resolução TCM nº 1311/2012, com o objetivo de disciplinar as providências a serem adotadas pelos Municípios para a transmissão de cargos de Prefeitos, Vice Prefeitos Municipais e Presidentes de Câmaras.

Desta forma, os gestores municipais em término de mandato estão obrigados a constituir, nos órgãos que dirigem, uma Comissão de Transmissão de Governo incumbida de repassar informações e documentos aos representantes da nova administração, de modo a não inibir, prejudicar ou retardar as ações e serviços iniciados em prol da comunidade, evitando a descontinuidade administrativa no município. Esta Comissão deverá ser constituída com antecedência mínima de 30 dias da posse dos eleitos e transmissão dos respectivos cargos.

O atual Prefeito encaminhará à Comissão de Transmissão de Governo, no prazo de 05 dias após a constituição da mesma, o Plano Plurianual, o Orçamento Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias, contendo os Anexos de Metas e Riscos Fiscais para o exercício seguinte, nos termos dos arts. 4º e 5º da Lei Complementar nº 101/00, a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Também é da competência do Prefeito e do Presidente da Câmara, no que couber a este último, o encaminhamento à Comissão de Transmissão de Governo, até 31 de janeiro, de outras documentações, entre elas, termo de verificação de saldo em caixa e de saldos bancários, demonstrativos dos restos a pagar, relação das obras e dos serviços de engenharia executados e em execução no município, relação de concursos públicos realizados e em realização, etc.

Ao encerrar suas atividades, a Comissão de Transmissão de Governo, elaborará relatório conclusivo, remetendo-o, no prazo máximo de 40 dias após o término do exercício em que ocorreram as eleições, ao gestor que está deixando o cargo, ao gestor eleito, juntamente com a documentação recebida e à Mesa Diretora da Câmara.

A não constituição da Comissão de Transmissão de Governo pelo gestor anterior poderá ocasionar a rejeição de suas contas anuais referentes ao último ano de mandato.

As cópias dos Termos de Posse, contendo a Declaração de Bens do gestor que findou seu mandato e a do gestor recém-empossado, além do Termo de Transmissão de Cargo, deverão integrar as contas municipais do exercício em que houve substituição de gestores. É de responsabilidade do gestor que findou seu mandato deixar devidamente preparadas as contas referentes ao exercício no qual se deram as eleições e comunicar formalmente a adoção dessa providência ao Tribunal de Contas dos Municípios até o último dia de março do exercício subsequente a sua gestão.

A Resolução TCM nº 1311/2012 entrou em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário, especialmente a Resolução TCM nº1270/08.

Com informações do Tribunal de Contas do Estado da Bahia