Com informações do Brumado Notícias
sexta-feira, 30 de março de 2012
Livramento sediará 1º Campeonato de Ciclismo
Com informações do Brumado Notícias
Rio de Contas terá casa de apoio para gestantes
Em audiência com o secretário de saúde, Jorge Solla, a vereadora Madalena Mafra (PSB), de Rio de Contas, garantiu o repasse de R$ 88.000,00 para construção da Casa de Apoio a Gestantes e Pacientes oriundos da Zona Rural. Hoje, o município conta com cerca de 13.007 mil habitantes, sendo grande parte (7 mil) moradores da zona rural, que não têm recursos financeiros para arcar com as despesas de hospedagem quando precisam de atendimento médico na cidade. Pensando nisso, a vereadora decidiu lutar pela liberação de recursos para a construção da casa de apoio. Após a liberação, o secretário Jorge Solla incumbiu a vereadora de conseguir junto à prefeitura a documentação do terreno, a fim de que o repasse possa ser efetivado. “A verba possibilitará investimentos importantes no atendimento à população do município, especialmente às camadas mais pobres da população da zona rural”, constatou a parlamentar.
Com informações do Brumado Notícias
Embasa começa a racionar oferta de água em Livramento
O escritório local da Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA) avisou, ontem, dia 14, através de “carro de som”, o início do racionamento de água na cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, alertando que o fornecimento passa a ser feito em dias alternados, por tempo indeterminado. O motivo seria a falta d’água, acrescentando que a ação só será suspensa “quando chover”.
A medida surpreende por não ter havido qualquer alerta anterior e pelo fato da cidade ser abastecida pelo Rio Brumado, cuja vazão é controlada pela Barragem Luiz Vieira (foto), que supre projeto de irrigação do DNOCS existente no município. O critério de uso da água dessa barragem inclui a manutenção de uma “reserva ecológica”, que tem entre as finalidades garantir água para o consumo humano.
O manancial, porém, está abaixo do nível crítico, devido à liberação irregular de água, para irrigar lavouras plantadas acima da capacidade hídrica disponível. Se a EMBASA necessitou racionar o fornecimento é porque a chamada “reserva ecológica” não foi respeitada, o que sempre costuma ocorrer em períodos de longa estiagem, pela violação das regras de gestão do produto.
Além disso, o sistema de abastecimento está obsoleto e foi detectada uma defasagem de 30%, desde 2005, pela Agência Nacional da Água, que sugeriu um projeto de atualização, com folga até 2025, orçado à época em R$722.355,00. O projeto previa ampliação da captação e da estação de tratamento, bem como a duplicação da adutora, mas os gestores municipais não deram a devida atenção.
Do Mandacaru da Serra
quinta-feira, 29 de março de 2012
Chapada Diamantina é indicada com uma das 20 maravilhas naturais do mundo
A Chapada Diamantina, na Bahia, foi indicada pelo Portal Terra como uma das 20 grandes maravilhas da natureza em todo o mundo. A galeria, que compõe a página Vida e Estilo, elenca, além da Chapada, outras quatro localidades brasileiras: Fernando de Noronha (PE); Lençóis Maranhenses (MA); Cataratas do Iguaçu (entre Brasil e Argentina); e o Monte Roraima, localizado entre Brasil e Venezuela. Entre os mais bonitos ambientes naturais do mundo, o portal também cita o Monte Fuji (Japão), os Lagos de Plitvice (Croácia) e as Torres el Paine (Chile).
O Parque Nacional da Chapada Diamantina, localizado no coração da Bahia, foi destacado pelo Terra como "um excelente destino turístico para praticar trekking em meio a visuais impressionantes e para praticar esportes radicais como rafting e rapel".
Além das belezas, que encantam visitantes vindos de todos os cantos do mundo, a exemplo da Cachoeira da Fumada, Poço Azul e Gruta da Pratinha, a Chapada Diamantina também reserva uma cultura peculiar e uma rica história, com destaque para o ciclo diamantífero que transformou a região nem um verdadeiro garimpo a céu aberto.
Voo deixa região a 55 minutos de Salvador
A região da Chapada Diamantina engloba 40 municípios turísticos, a uma distância de mais de 400 quilômetros, que podem ser percorridos de carro ou de ônibus. Para ter acesso facilitado, o turista pode partir de Salvador em um dos voos oferecidos pela Trip Linhas Aéreas, com saídas da capital baiana às quintas-feiras. O trecho de volta sempre é oferecido aos domingos. O tempo de voo entre os aeroportos de Salvador e de Lençóis é de aproximadamente 55 minutos.
Os amantes da natureza encontram na Chapada Diamantina opções de lazer durante todo o ano. Do verão ao inverno, os visitantes podem fazer desde programas leves - pequenas trilhas como a do Projeto Sempre Viva, no município de Mucugê, e visitas às vilas como a do Vale do Capão, no município de Palmeiras, e Igatu, em Andaraí - até atividades mais radicais, mais as trilhas da Cachoeira da Fumaça e do Vale do Pati, em que é preciso acampar e dormir em meio à natureza.
A temperatura na Chapada Diamantina é quase sempre alta durante o dia e aconselha-se que o visitante use roupas leves e claras. Já à noite, o friozinho faz com que todos se agasalhem. Durante o inverno, quando a temperatura cai bastante durante a noite, alguns hotéis e restaurantes servem fondue, acompanhado por bons vinhos, para quebrar o frio. A temperatura média durante a noite é de 15 a 18 graus.
Para quem gosta de música, boas pedidas são os festivais de Lençóis e de Jazz do Capão (Palmeiras). Durante os dias de festa, os visitantes costumam aproveitar para curtir as atrações ecoturísticas, mas a noite é de muito agito ao som de músicos brasileiros e estrangeiros. Já passaram pelos festivais nomes como Lenine, Sandra de Sá, Gilberto Gil, Naná Vasconcelos e a Orkestra Rumpilezz.
Clique aqui para saber mais sobre a Chapada Diamantina e seus atrativos, opções de hospedagem, restaurantes e passeios.
Com informações da Secom/BA
domingo, 25 de março de 2012
O Imposto Municipal Único...
terça-feira, 20 de março de 2012
Ser prefeito no Brasil: um negócio lucrativo
Aprovado o Imposto Municipal Único
Instituto Mauá realiza o V Encontro de Artesãos da Bahia
Repasse de verbas para Rio de Contas no mês de fevereiro de 2012
https://www17.bb.com.br/portalbb/djo/daf/Demonstrativo,802,4647,4652,11,1.bbx
Para o mês de fevereiro a prefeitura de Rio de Contas totalizou os seguintes valores:
TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO
Débito Benef. = 362.670,11 D
Crédito Benef. = 1.380.640,43 C
No site é possivel verificar os repasses detalhados das seguintes receitas:
FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS
FEP - FUNDO ESPECIAL DO PETROLEO
ICMS - DESONERACAO DAS EXPORTACOES LEI 87/96
ITR - IMPOSTO TERRITORIAL RURAL
ICS - ICMS ESTADUAL
FUS - FUNDO SAUDE
IPM - IPI EXPORTACAO - COTA MUNICIPIO
CID - CIDE-CONTRIB. INTERVENCAO DOMINIO ECONOMICO
FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUCAÇÃO
SNA - SIMPLES NACIONAL
IPV - IPVA-IMPOSTO SOBRE PROP. VEICULOS AUTOMOTORES
IES - FIES-FUNDO INVEST.ECONOMICO SOCIAL DA BAHIA
Por conter inúmeros valores colocamos aqui apenas o valor global, para saber detalhadamente os valores individuais de cada repasse é só acessar o referido link.
Fonte: DAF - Distribuição de Arrecadação Federal
quinta-feira, 8 de março de 2012
Até 64 distritos poderão ser emancipados na Bahia
Foto: Blog do Anderson
Ao desembarcar no Aeroporto de Vitória da Conquista no início da noite dessa quinta-feira (8), dia em que comemora o seu 58º aniversário, o deputado federal Waldenor Pereira (PT/BA), falou em entrevista ao Blog do Anderson, sobre o Seminário Emancipação Política: Diagnóstico e Perspectivas, que será realizado neste sábado (10), em parceria com o deputado estadual Zé Raimundo (PT). De acordo com Waldenor, o evento vai contar com a participação do deputado federal pernambucano, José Augusto Maia (PTB-PE), presidente da Frente Parlamentar de Apoio a Criação de Novos Municípios, e Augusto César Serejo, presidente do Movimento Maranhense em Defesa dos Novos Municípios. De acordo com Waldenor, há uma grande possibilidade do projeto ser aprovado neste ano, tendo em vista que só entrará em vigor nas eleições de 2016. “Aqui na região temos vários distritos que solicitam isso, é o caso de Vila do Café, em Encruzilhada, Coaraçu, em Cândido Sales, Lucáia, em Planalto. Aqui em Vitória da Conquista também nos distritos de José Gonçalves, Inhobim e Batepé, já reivindicaram a possibilidade. Lá na região da Serra Geral nós temos o distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, Mutans em Guanambi, Maniaçú em Caetité, Sussuarana em Tanhaçu, que são grandes distritos, Iguatemi em Livramento, que reivindicam a possibilidade da emancipação”, disse Waldenor. Ainda de acordo com o parlamentar, a Bahia conta com 413 distritos, sendo que desses cerca de 64 estão dentro dos critérios. “A Bahia tem 413 distritos, quase o mesmo número de municípios que são 417. Desses 413 distritos, pelas regras que estão sendo discutidas e debatidas nós poderemos emancipar no máximo 64 distritos, uma posição intermediária a depender do que for aprovado, principalmente no limite populacional, poderemos emancipar 45 municípios e no mínimo 32 municípios serão emancipados na Bahia. Então nós temos ai uma variação de 32 e no máximo 64 municípios poderão ser criados no Estado da Bahia a partir desse processo de emancipação” completou explicando que para participar, a localidade deverá obedecer as regras, que são no mínimo a população de 7 mil habitantes, outra que é de 8300 habitantes, e outra defendida pelo fundo de participação dos municípios que é de 10.300 mil habitantes. “Se passar a de sete mil teremos 64 novos municípios na Bahia. Com 8300 teremos 45 municípios e se a regra aprovada for de 10.300 nós teremos apenas 32 municípios, emancipados no Estado da Bahia”, concluiu.
Com informações do Blog do Anderson
Projeto Cisternas: Serão beneficiadas 2.880 famílias em 11 municípios
O projeto Água e Cidadania no Semiárido foi lançado, dia 24, pela Associação do Semiárido da Microrregião de Livramento (Asamil), com previsão de beneficiar com água potável 2.880 famílias nos municípios de Livramento de Nossa Senhora (sede do lançamento), Rio de Contas, Dom Basílio, Abaíra, Piatã, Ibitiara, Ibipitanga, Paramirim, Malhada de Pedras, Guajerú e Caraíbas.
O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários, mediante a captação e armazenamento de água da chuva para consumo humano e uso no preparo dos alimentos. As cisternas têm capacidade para armazenar 16 mil litros de água captados diretamente do telhado das casas, suficientes para enfrentar até um ano de estiagem.
Serão construídas de placas de cimento e custeadas com recursos da União, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O evento estendeu-se pelos dias 25 e 26, no auditório do Centro Diocesano. Participaram destinatários do projeto, representantes comunitários, de entidades sociais, além de prefeitos, vereadores e outros políticos ligados à região.
Com informações do Mandacaru da Serra