Homenagear, valorizar e debater a atividade artesanal em toda a Bahia são os principais objetivos do Encontro de Artesãos promovido pelo Instituto Mauá e o Sebrae/BA. O evento será realizado na próxima quarta-feira, 21 de março, das 9h às 17h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, e irá reunir representantes dos principais polos artesanais de todo o Estado.
Além de momento de comemoração pela passagem do Dia do Artesão, 19 de março, o Encontro é a oportunidade dos artesãos apresentarem as principais demandas de cada localidade e discutirem, junto ao Mauá e ao Sebrae, alternativas para qualificar a sua mão de obra e incrementar a produção. “O Encontro é, também, um reconhecimento à importância do artesanato enquanto atividade geradora de trabalho e renda para milhares de baianos”, destacou a diretora geral do Mauá, Emília Almeida.
A programação inclui palestras sobre o desenvolvimento do setor, exemplos de intervenções de sucesso na cadeia produtiva do artesanato, orientações sobre como se tornar um empreendedor individual e a apresentação do Programa de Certificação do Artesanato Baiano. Também haverá grupo de choro, de teatro e fanfarra. “O dia é de festa, mas também de reflexão sobre o papel dos artesãos enquanto legítimos representantes da cultural baiana”, pontuou Emília Almeida.
São esperados cerca de 400 artesãos de Salvador e interior. Entre as cidades presentes, Maragogipinho, São Sebastião do Passé, Juazeiro, Rio de Contas, Saubara, Camaçari, Brejões e Ilha de Maré. Também estão confirmadas as presenças do Secretário Estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos; o Secretário Estadual da Cultural, Albino Rubim; e o Superintendente do Sebrae/BA, Edival Passos.
Fonte: Ascom do Instituto Mauá
Nenhum comentário:
Postar um comentário